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NUNCA TRABALHE PARA UM TIME ONDE O LEMA SEJA : ” TER UM GÊNIO COM MIL AUXILIARES” – ISSO NÃO FUNCIONA – SALVADORES DA PÁTRIA NÃO EXISTEM (MESSI E CRISTIANO RONALDO PROVARAM ISSO NA COPA DO MUNDO 2018) – VEJA AS MELHORES DICAS PARA MONTAR E MOTIVAR OS MELHORES TIMES DE TRABALHO DO MUNDO:

“★Um time sempre obtém melhores resultados do que só um amontoado de pessoas”

“Teamwork é a situação onde pessoas comuns reunidas conseguem atingir resultados incomuns★”

Duas frases inspiradoras do dia – de Mauro Condé


COMO MONTAR E MOTIVAR O MELHOR TIME DO MUNDO :

Mauro Condé*


Montar equipes de trabalho de alto desempenho é um dos desafios e uma das habilidades mais exigidas e valorizadas em um grande líder, cujo trabalho não mais depende da sua performance individual apenas, mas sim da performance de um grupo de colaboradores.

O líder de uma grande equipe não precisa conhecer nem saber lidar com mínimos detalhes operacionais.

Ele tem, sim, que dominar a arte de lidar com recursos finitos (tempo, dinheiro e principalmente gente) e saber interligá-los da forma mais competente e inteligente possível às estratégias centrais da empresa.

Um bom líder formador e motivador de grandes equipes precisa agir como um grande diretor de cinema, cuja missão principal é, tendo uma boa história nas mãos e o respectivo patrocínio, escolher o melhor elenco, os melhores atores e o melhor grupo de apoio possível. E depois disto gritar: “Ação!”.

Uma vez, almoçando com um amigo muito importante, ex-reitor de uma das universidades formadoras dos profissionais mais brilhantes do país, eu ouvi dele a palavra que melhor resume o segredo para a formação de uma grande equipe de trabalho:

– SELEÇÃO!

Garanta colocar para dentro da sua equipe sempre os melhores do mercado, pois quem atua com os melhores jogadores é que acaba ganhando a maioria dos jogos e por conseqüência, o campeonato.

Uma vez vencido o desafio de montar a melhor equipe do mercado, a missão é criar o melhor e mais motivador clima organizacional para envolver os novos craques contratados. E como fazer isto, resumidamente?

Em primeiro lugar, ao contratar os melhores, mais inteligentes e mais preparados profissionais do mercado, o líder traz junto com eles os seus respectivos egos, cada um mais elevado do que o outro, o que pode provocar competições internas no grupo por causa de vaidades pessoais.

Então a primeira missão do líder desta equipe de alto desempenho é criar o melhor ambiente psicológico de trabalho possível, desde o primeiro dia, nivelando, por cima o QE (Quociente de Inteligência Emocional) com o QI (Quociente de Inteligência Intelectual) – isto pode ser feito através de palestras, cursos e treinamentos de alto nível, antes mesmo de colocar os novos pupilos em campo.

O líder deve convencê-los de que eles não entraram para um reality show onde vários entram e só um sai vitorioso e sim eles entraram para uma equipe de alto desempenho, onde um só vence, se todos tiverem sucesso, através do trabalho em equipe.

O líder deve amarrar as avaliações de desempenho às métricas da performance da equipe como um todo, fazendo o indivíduo ganhar ainda mais quando o grupo todo for bem-sucedido, fazendo o trabalho em equipe prevalecer.

Em seguida, o líder precisa cuidar para que os melhores tenham as melhores condições físicas de trabalho possíveis – providenciando para que os escritórios e oficinas sejam os mais bem decorados, mais bem cuidados, limpos e pintados, com os melhores equipamentos, as melhores ferramentas e os melhores instrumentos de trabalho.

Ambientes de trabalho de empresas como Google e Apple são bons exemplos de ambientes profissionais e ao mesmo tempo leves e inspiradores.

E, por fim, cabe ao líder garantir que os novos comandados saibam claramente o que se espera deles em termos de resultado final do trabalho e dar a eles liberdade para que entrem em campo, vestidos de muito conhecimento e motivação para conquistar os jogos e o campeonato.


* Consultor de Empresas e fundador do blogdomaluco


Relaciono abaixo os pontos mais importantes que um trabalho em equipe perfeito precisa ter para levar um time ao sucesso máximo:

  • UMA META CLARA E BEM DEFINIDA

O estabelecimento de uma meta clara compartilhada por todos os membros:


  • PAPÉIS BEM DEFINIDOS

A definição de papéis para cada um dos membros da equipe de forma clara e bem distribuída.

Ter as melhores pessoas, as pessoas certas nos lugares certos é tão importante quanto o time em si.


  • PROCEDIMENTOS BEM DEFINIDOS

A definição clara de procedimentos a serem seguidos para se atingir a meta.

A equipe precisa saber exatamente quais são os procedimentos definidos de forma estratégica e tática pelo seu comando para garantir a execução perfeita dos mesmos, ao estilo das melhores orquestras do mundo quando dão seus shows.


  • .RELACIONAMENTOS BEM DEFINIDOS E SAUDÁVEIS ENTRE OS MEMBROS DO TIME

A definição de um bom entrosamento e um bom relacionamento entre os membros da equipe


Se você faz parte de uma bela equipe e deseja fazer com que ela tenha sucesso e nunca morra diante de grandes desafios, siga estes passos e corra para o abraço a cada vitória nova conquistada.


Para encerrar esse post, escolhi deixar você na companhia de 03 obras de arte :

1-Visual

Aprecie a obra de arte, a pintura :

  • “O Time”, do cearense Aldemir Martins, acrílica sobre tela produzida em 1966.

Esse pintor era mestre em representar o esporte, principalmente o futebol como modelos de trabalho em equipe.

Para mim a analogia é perfeita.


 

2-Literária

Leia o Livro : “The Ideal Team Player” De Patrick Lencioni

Ele conta a história de um líder desesperado para salvar a companhia de seu tio, restaurando seu compromisso cultural com o trabalho em equipe.

Ele precisa decifrar o código sobre as virtudes que os jogadores reais possuem, e então construir uma cultura de contratação e desenvolvimento em torno dessas virtudes.

Além da fábula, Lencioni apresenta um quadro prático e ferramentas acionáveis ​​para identificar, contratar e desenvolver os jogadores da equipe ideal.

Se você é um líder tentando criar uma cultura em torno do trabalho em equipe, um profissional de recrutamento procurando contratar jogadores de times reais ou um jogador de equipe que deseja melhorar a si mesmo, este livro se mostrará tão útil quanto convincente.


3-Musical

Ouça a bela música : Another Brick In The Wall (part II) – Pink Floyd

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

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