Novidades

ESTAR DESINFORMADO SOBRE O QUE ACONTECE NO MUNDO É RUIM PARA A VIDA E A CARREIRA – PARA NÃO PERDER O QUE DE MAIS IMPORTANTE ESTÁ ACONTECENDO – CRIE JÁ UM NOVO HÁBITO SAUDÁVEL PARA VOCÊ MESMO = LEIA UM RESUMO RÁPIDO COMENTADO SOBRE AS NOTÍCIAS PUBLICADAS NAS MAIORES REVISTAS MUNDIAIS NA PENÚLTIMA SEMANA DE FEVEREIRO DE 2018

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

“Nenhum obstáculo será grande,

se a sua vontade de vencê-lo for muito maior”

A frase inspiradora do dia


Você uma pessoa melhor ! Esse é o propósito do blog do maluco que tem como missão contribuir para o aumento do seu valor pessoal e profissional através do compartilhamento de informações úteis e relevantes que possam mudar seu conhecimento, seu comportamento e sua vida para melhor ainda.

Como você sabe, eu adoro muito ler e leio de forma compulsiva. Antes de sair lendo tudo o que existe, procuro filtrar com precisão cirúrgica que tipo de informação vou ler e compartilhar, considerando a leitura um ato de garimpo e o filtro das informações a serem lidas, a descoberta das pepitas de ouro.

Eu respeito muito você e sua inteligência e para contribuir com o seu processo de informação de maneira rápida e com bom conteúdo, publico semanalmente o resumo das revistas semanais que leio:


Essa semana, tente priorizar sua leitura pelos temas ligados à intervenção federal na área da segurança no Rio de Janeiro – Uma medida extremamente necessária, mas questionada em sua forma pelas revistas nacionais, em função de uma barganha que está sendo feita pelo governo – com o insucesso de suas iniciativas reformistas, ele adota a intervenção como uma medida populista e que corre o risco de não ser tão efetiva se for dado mais ênfase ao lado teatral e de marketing do que ao lado prático de ações de combate ao crime à altura do que merece a população.


Priorize também sua leitura pelas notícias que alertam sobre uma interferência da Rússia cada vez maior no mundo ocidental, através de um novo tipo de guerra fria, disputada no campo cibernético com divulgações estratégicas de notícias e perfis falsos na internet com o objetivo de manipular eleitores e opinião pública em favor de políticos extremistas, numa tentativa de desestabilizar esses países.


Lendo as revistas nacionais, destaquei as seguintes notícias para você :


“A guinada populista de Temer ” como capa da revista Veja – que destaca uma foto em close do presidente Temer, de terno e gravata escura, sorrindo com os lábios cerrados e olhando para a frente.

A reportagem explora o fato do presidente ter desistido da agenda reformista e decidido jogar para a platéia com uma intervenção estabanada no Rio de Janeiro.

Numa troca do reformismo pelo populismo como sugere a revista como forma de manutenção do poder pelo presidente e pelo MDB, seu partido.

A revista conta que de forma surpreendente, Temer de uma hora para outra deu uma guinada no foco do governo e abandonou sem vacilações o reformismo, tão impopular, quanto necessário e abraçou o populismo, tão popular mas desnecessário quando não passa de jogo de marketing e teatro, sem ações e resultados concretos.

A política tem destas coisas – um jogo de interesses e de imagens, onde conta muito o que o governo parece ser do que o que ele realmente é.

A intervenção federal no Rio de Janeiro, é em minha opinião, uma tentativa de resolver um gravíssimo problema nacional, o da segurança pública, atacando os efeitos e não suas causas raízes – é preciso mais do que a intervenção – é preciso visão e ações de longo prazo que privilegiem a educação, a saúde e a segurança de uma população que está cansada de andar com medo pelas ruas, sem ter quem governe de fato para ela.


A revista IstoÉ dessa semana destaca que as mulheres se tornaram a principal força de transformação do mundo atual, tanto no cenário internacional quanto local.

Eu tenho a sensação de que o mundo com mais mulheres em posições de liderança e posições chaves da política, da economia e outras áreas importantes tende a ser muito melhor – afinal quantas mulheres a gente costuma ver envolvidas em crimes, em roubos, em escândalos, em prisões – pelas minhas estatísticas o envolvimento das mulheres com tudo o que tem de ruim na sociedade é relativamente baixo e uma vez que elas tenham mais acesso ao poder, é de se esperar que elas o contaminem positivamente ao invés de serem contaminadas negativamente, o que você pensa disso?

Numa capa de fundo laranja, a revista estampa a foto de uma mulher de perfil com a mão esquerda arregaçando a manga do braço direito para mostrar seus músculos prontos para a luta – um detalhe – no título da capa – o nome da revista é escrito com o símbolo que representa o feminino do lugar da letra O.


A revista Época imprime em sua capa uma matéria com o título – “Rico, Político e ainda Impune” ao lado da foto do deputado do Paraná que vai a júri popular por ter causado a morte de jovens quando dirigia alcoolizado a 170 km/hora.

Uma foto impressionante mostra como ficou na época o Honda Fit que praticamente virou sucata – dentro dele estavam dois jovens que perderam a vida após o choque com o Passat dirigido pelo deputado estadual alcoolizado.

Segundo a revista foram nove anos de protelação, manobras judiciais e provas desaparecidas,…

O editorial da revista questiona “uns mais iguais do que os outros” – dizendo que regras que valem para o andar de baixo da pirâmide social nem sempre valem para o andar de cima.

Impressionante, como se demora para se fazer a justiça em casos como esse – qualquer pessoa que dirige um carro em alta velocidade alcoolizada assume um grande risco para si e para os outros – assim como ela age de forma impensada, ela deve arcar com as consequências de seus atos. A justiça serve para isso – para que pessoas irresponsáveis arquem com as consequências de tudo o que fazem e colocam a vida de inocentes em jogo – a vida é cheia de escolhas e cada escolha tem sua consequência.


Lendo as revistas de negócios desta semana, eu destaquei os seguintes temas :


A reportagem da revista IstoÉ Dinheiro que fala sobre a iniciativa do Banco do Brasil em tentar dar uma guinada em seus negócios – seja cortando custos, rediscutindo a relação com o governo – e apostando em tecnologia – a revista detalha os esforços de Paulo Caffarelli na tentativa de nocautear a baixa rentabilidade em seus sete trimestres à frente do banco estatal – a revista analisa como o mercado está vendo este esforço de forma positiva.


Lendo as revistas internacionais, destaquei as seguintes coberturas :


A revista The Economist publica uma matéria sobre a Rússia e seu líder Putin – chamado de intrometido, ele é acusado de tentar interferir nas democracias ocidentais, que por sua vez estão respondendo de forma inadequada.

Tal atitude de Putin põe em risco a paz que foi selada entre o mundo ocidental e a Rússia, nos anos 80 quando a mesma era liderada por Gorbachev. Parecia o fim definitivo da guerra fria, principalmente contra os Estados Unidos.

Agora algumas publicações declaram que nos últimos anos a Rússia atacou a democracia americana, tentando interferir por meio de manipulação das redes sociais, nas eleições daquele país a favor de Donald Trump.

Mas em minha opinião pessoal, a Rússia é uma ameaça menor para os Estados Unidos, a verdadeira ameaça para eles é a China – o que você acha ?

A revista diz que tal ataque também foi orientado para a Europa.

Pelo relato, entre as ações russas, estariam a tentativa de financiamento de políticos extremistas, manipulação das redes sociais através da divulgação de fake news por meio de robôs das redes sociais.

Muitas acusações e poucas provas concretas estão deixando a Rússia numa posição de ameaça ao mundo ocidental, ao que parece bem além do que a sua real capacidade de ser um “inimigo infiltrado”, em minha opinião.

O certo é que tais notícias abalaram as convicções e a confiança dos eleitores ocidentais e essas precisam ser recuperadas através de fortes ações de seus governos.


A revista americana Time traz uma matéria chamando a atenção sobre o uso de opióides (drogas que atuam no sistema nervoso para aliviar a dor) que está no centro de uma crise epidêmica histórica nos Estados Unidos.

A revista chama a atenção para o número alto de mortes causados pela overdose de drogas – numa forma inédita de reportagem a revista resolveu contar a história de vários americanos que sofrem com este problema através de fotografias tiradas por especialistas na arte da fotografia mundial. Uma reportagem inovadora e chocante ao mesmo tempo, pelo tema pesado que envolve a dependência de drogas e a dor e o sofrimento que ela causa à população numa proporção nunca visto antes na história daquele país – um incrível trabalho em cima de um ensaio fotográfico profissional.


Além disso, eu recomendo que você dê uma passadinha pelas revistas The NewYorker americana e a Revista Focus alemã, dua publicações semanais muito bem produzidas e com matérias interessantes.


Para encerrar esse post, escolhi uma música inspiradora, vista por mais de 159 milhões de pessoas – ouça:

 Maroon 5 – Won’t Go Home Without You


Veja abaixo uma visão panorâmica das notícias através das capas das mesmas :

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*