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QUAIS SÃO AS 04 PRINCIPAIS FONTES DAS LOUCURAS OU NEUROSES DAS PESSOAS? 1-O MEDO DE MORRER; 2-A DIFICULDADE DE FAZER ESCOLHAS DIFÍCEIS NA VIDA E LIDAR COM SUAS CONSEQUÊNCIAS; 3-O MEDO DA SOLIDÃO; E 4-A BUSCA POR UM SENTIDO E UM SIGNIFICADO MAIOR PARA A VIDA – ESTES QUATRO FATORES OU PARALISAM AS PESSOAS OU AS FAZEM CRIAR VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE COMO ESSA : “MESTRE DOS GÊNIOS” – IMPERDÍVEL !


O Poder De Síntese é uma virtude a ser buscada incansavelmente.

Afinal escrever é a arte de cortar, arte de cortar, de cortar, cortar, ar…

A frase inspiradora do dia


Minha dica de cultura de hoje vai para o filme :

  • O Mestre Dos Gênios
  • Atores Principais : Colin Firth e Jude Law
  • Direção: Michael Grandage
  • Edição: Chris Dickens
  • Roteiro: John Logan
  • Autor: A. Scott Berg

Resumo da história do filme :

Conta a relação entre editor e escritor por meio da experiência de trabalho do editor Max Perkins, com diferentes gênios e mestres da literatura como Thomas Wolfe, Hemingway e Fitzgerald.


Detalhe da história do filme, baseado em seu trailer:

” Não espere um mergulho profundo na biografia destes gênios e mestres da literatura mundial, mas conte com um “voo de pássaro” bem feito sobre seres humanos fantásticos – Mauro Condé (Maluco:) ) “

Aquele sujeito boa pinta entra com ar de admiração dentro de uma sala repleta de livros e já entra gritando:

Sr.Perkins?

O outro, de terno e gravata e um chapéu elegante responde :

-Você deve ser Tomas Wolfe.

Tomas se aproxima e vai logo dizendo :

-Prefiro ser rejeitado pelo correio, mas queria muito conhecê-lo.

Então ele se senta em frente ao Sr.Perkins e continua falando :

-O primeiro a ler Hemingway, F.Scott Fitzgerald e dizer : “Genial”

Abraçado a uma pilha de papéis e falando alto e de forma exagerada, Tomas grita olhando para Perkins:

-Todo editor em Nova York odeia meu livro.

Para sua surpresa, quando consegue fazer uma pausa, ele ouve daquele homem influente sentado à sua frente :

-Sr.Wolfe, queremos muito publicar o seu livro.

Os dois aparecem juntos na estação de trem, onde Tomas apresenta para Perkins uma linda mulher dizendo ser ela a Sra.Bernstein. Ela o cumprimenta de volta.

Tomas a abraça e a beija e os três iniciam um diálogo em plena estação movimentada.

Ele reforça o valor que dá para a mulher :

-Ela foi a primeira a dizer que o que escrevo vale alguma coisa.

Cenas depois, o casal aparece aos beijos e abraços dentro de um apartamento pequeno e bem decorado.

Tomas escuta um elogio vindo do seu agora editor que parece música aos seus ouvidos:

-Por Deus, estão dizendo que você é um gênio.

Cenas do primeiro livro de Wolfe sendo distribuído aos maços na livraria, fazendo um sucesso tremendo para a época.

Os amigos aparecem abraçados andando pelas ruas, onde Tomas diz para Perkins, que como virou um best-seller, merece um pouco de luxo.

Eles aparecem jantando num restaurante de luxo, cada qual com sua esposa.

Tomas Wolfe, como sempre eufórico, em transe, falando alto e de forma exagerada, a mesma postura que ele adotada durante um jantar na casa dos Perkins, com o anfitrião, sua esposa e suas cinco filhas.

A esposa afirma em tom de espanto que ficou sabendo que Wolfe já está escrevendo um novo livro.

Entre alguns drinks, ele se anima e confirma dizendo que é sobre a América inteira.

Tomas entra novamente na sala de Perkins e vai logo avisando que trouxe o novo livro, pedindo para vários carregadores para depositarem as caixas e caixas de papel no chão da sala.

O Senhor Perkins olha perplexo a cena, imaginando o trabalho que vai ter para lapidar toda aquela obra de arte, fruto da mente de um gênio das letras, totalmente eufórico, incontrolável e prolixo.

Máquinas de escrever trabalhando em série aparecem na frente de mulheres datilografando as páginas do novo livro de Tomas Wolfe.

Perkins afirma para Tomas que eles conseguirão publicá-lo em nove meses, se o incontido autor resistir ao seu eterno desejo de aumentar o mesmo.

O conflito entre eles aumenta, quanto mais Tomas demonstra um enorme desejo em escrever e acrescentar novas páginas ao seu longo trabalho, mais Perkins tem que usar a sua pena de editor para cortar as palavras ao essencial, numa luta para fazer com que seu genial pupilo consiga escrever em 20 palavras o que sempre dizia com 20 mil.

É a eterna luta entre o gênio criador interminável e o gênio editor, rei do poder da síntese.

Tomas insiste que como autor tem o poder de aumentar o livro e Perkins afirma que como editor seu papel é diminuí-lo ao tamanho essencial. O livro incompleto já contava com incríveis 5 mil páginas.

Os dois aparecem em ambientes diferentes, lendo e cortando os longos e genias textos do Sr.Wolfe.

-Corta isso, corta isso e corta aquilo – era só o que o Perkins sabia dizer para seu mentorado.

A mulher de Tomas aparece reclamando e discutindo com ele :

-Você trabalha sem parar há dois anos, sabe como eu me sinto voltando sozinha para esse apartamento toda noite?

Tomas ignora as queixas da esposa e sai para se divertir em um show de Jazz, ao lado de Perkins, em busca de mais aventura e inspiração.

Os dois aparecem se divertindo entre músicos, garçons e prostitutas, enquanto as duas esposas, em outro canto da cidade, conversam sobre o significado e a importância de uma família.

Perkins também tem problemas familiares.

No seu incansável trabalho de mentorar e acompanhar Tomas Wolfe na finalização do seu novo livro, ele já não sai mais com a família e durante a saída para um passeio, é a vez de sua esposa reclamar :

-Olhe para as suas filhas, você é o pai delas e tudo o que sabe fazer é abrir mão de estar com elas para dizer que precisa cuidar do seu trabalho.

Tomas e Perkins aparecem discutindo no escritório da editora – dois anos e você só cortou duzentas páginas ! Reclama Perkins.

-O que eu trago vem direto da minha mente e do meu âmago, retruca Wolfe aos berros. Você nunca faria isso com Hemingway ou Fitzgerald !

A discussão continua na rua e quando Perkins vira as costas para Wolfe (totalmente bêbado), ele grita bem alto :

Pare Perkins! Você tem medo de viver!

Afirmava Wolfe, que no seu íntimo produzia feito louco e bebia como nunca porque tinha um enorme medo de morrer.

-Há duas formas de viver!

Perkins responde :

-Deus ajude quem o ama Tom! Mesmo com essa sua incrível capacidade de escrever milhões de palavras lindas, você não faz ideia do que é realmente viver.

A discussão entre eles gira em torno do sentido e do significado da vida e da morte, a origem de todas as suas loucuras e neuroses demonstradas no dia a dia.

Em outra cena Tom Wolfe aparece desabafando para Fitzgerald, outro gênio das letras afilhado de Perkins :

-Perkins acha que me criou, mas na verdade, ele me aleijou. Ele deformou o meu trabalho, com aquela mania ridícula de cortas os textos para caberem entre duas capas.

-Fitzgerald discorda dizendo que Perkins deu à Tom dinheiro, uma carreira e realizou os sonhos dele.

Sucesso comercial, fracasso familiar Tomas aparece em outra cena brigando com sua apaixonada esposa que expõe suas feridas com cenas fortes de angústia e depressão pelo desprezo do seu amado em nome da sua arte e do seu contato diário com seu editor Perkins.

Os dois discutem, ela se afunda dentro de uma enorme depressão e ele aparece conversando consigo mesmo dizendo que não pode desistir do seu trabalho, como se cada dia fosse o seu último dia de vida.

Seu medo de morrer era tão grande, que sua maior preocupação era deixar um legado, em forma de livros incríveis para que as pessoas se lembrassem da sua existência, mesmo depois que ele não existisse mais.

Sua esposa o pressiona, agredindo-o verbal e fisicamente, a fazer uma escolha – o trabalho ou ela.

Tom aparece discutindo com Perkins no escritório da editora, parecendo não se sentir bem de saúde.

Tom desabafa com Perkins (mistura de amigo e de pai (do filho que Perkins sempre sonhou e nunca teve)):

-Na vida toda, até eu conhecê-lo, eu nunca tive um amigo!

Os dois se abraçam chorando copiosamente.

Tom reaparece em conflito com a sua esposa, o mesmo acontece com Perkins que afirma para a dele :

-Terei apenas um escritor como Tomas a vida toda.

A esposa reclama :

Você terá apenas as suas filhas pelo mesmo tempo, não é justo que você não se dedique a elas para se preocupar só com seu gênio escritor.

Um pouco antes do fim, Tom pede a Perkins para acrescentar apenas mais um parágrafo e o surpreende com uma dedicatória ao melhor editor e amigo do mundo. Emocionante essa declaração de amor e carinho entre dois seres humanos que se completam.

O final do filme, apesar de previsível é surpreendente.

Uma obra de arte, que de fato real se transformou em livro e de livro num belo filme sobre a vida, a importância dos sonhos, o impulso que o medo da morte, a dificuldade de fazer escolhas importantes na vida, o medo da solidão e a necessidade desesperada de achar um sentido e um significado para a vida dão para a construção de uma vida agitada e magnífica ao mesmo tempo.


Para sua pré-análise, informo abaixo a nota obtida por essa película nos melhores sites sobre cinema da internet:

  • 6,5 na opinião de mais de 13.000 pessoas no site IMDB

  • 5,7 na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes

  • 6,4 na opinião do público no site Rotten Tomatoes

  • 6,6 na opinião do público e crítica no site Metacritic

  • 9,0 em minha opinião

  • 6,8 na média das notas acima


 

Veja o trailer, veja o filme :


Ouça a bela trilha sonora deste filme (inteira ou trechos) através do link abaixo:


 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

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