Novidades

O S do Método S.AB.E.R – O sono melhora e prolonga a sua vida

Quanto melhor o seu sono, melhor e mais longa a sua vida

Pessoas com problemas com o sono, são as que mais têm problema de saúde!

Como eu disse no post anterior a letra S do MÉTODO S.AB.E.R (método que criei após anos de pesquisas e estudos) é a primeira e mais importante medida para melhorar nossa  saúde e nossa qualidade de vida.

E o S tem a ver com a palavra Sono.

Antigamente, em função da minha ignorância em hábitos saudáveis e importantes de vida, eu dormia muito pouco mesmo, poucas horas por dia, em média 3 horas por dia.

Eu queria muito encontrar um método natural e comprovadamente eficaz para recuperar a saúde perdida por anos de prática da “ignorância” na arte de viver. O Método S.AB.E.R foi o achado – eu descobri que hábitos saudáveis compensam e muito mesmo uma genética “ruim”. Foi um achado porque além de natural, super simples e super óbvio, se ele for praticado na ordem hierárquica das letras que compõem o seu nome, ele nos auxilia e muito na melhoria da nossa saúde.

Sono é o primeiro da minha lista para aumentar a nossa qualidade de vida.

É incrível mas eu acordei muito tarde para a importância do sono(rs rs rs).

Sono é vida !

Pelo que aprendi depois de me informar melhor sobre o que precisaria fazer para melhorar minha saúde eu descobri que entre todas as medidas que precisamos tomar o sono ocupa o ranking em primeiro lugar.

Uma das coisas que mais me despertou para a importância do sono para a saúde foi um trecho do livro do professor Nuno Cobra, que de tão bom e esclarecedor resolvi compartilhá-lo a fim de provocar nas pessoas que eu gosto os mesmos benefícios que obtive.

Aqui vai o trecho ao qual eu me refiro :

Abre aspas ” Dormindo, permitimos que nosso organismo entregue a chave administrativa, o controle gerencial do nosso corpo para o sistema autônomo,  que fará o que tem de ser feito, restituindo as energias e repondo o que foi gasto em mais um dia de árduo trabalho bioquímico.

Didaticamente é mais ou menos assim: ao primeiro sinal de início do seu sono,  os menininhos que vivem dentro do seu organismo e são responsáveis pela arrumação e limpeza do seu corpo internamente já começam a cochichar: Um pergunta: – Ei será que ele já dormiu mesmo? Tá tudo tão quieto aqui dentro! E o outro menininho recomenda esperar uns dois ou três minutos para ter certeza disto.

A partir daí esta moçada bonita se reúne num grande galpão repleto de potinhos de todos os tamanhos e formas e das mais variadas e coloridas substâncias químicas e começa o preparo de cada diferente porçãozinha de que seu organismo necessita para ser restaurado.E isto leva horas…Mas é uma festa, o papo corre solto e eles trabalham com alegria e satisfação.Se tiverem tempo suficiente,  nenhuma celulazinha do seu organismo ficará sem a devida reparação das perdas que ocorreram ao longo do dia.

Depois disto, cada responsável pega seu carrinho de mão, ajeita os diversos e diferentes potinhos coloridos pelas substâncias confeccionadas e sai via corrente sanguínea até o seu destino, seja o cérebro, seja o intestino, seja o dedão do pé. Todos igualmente têm a responsabilidade de promover a faxina adequada e entregar as devidas substâncias em seus respectivos endereços. E eles ficam muito bravos e tristes quando você acorda antes deles terminarem o trabalho, porque às vezes passam horas na formulação da química necessária para restaurar seus rins, por exemplo, e acabam não tendo tempo suficiente para a entrega. Para eles é muito difícil saber que trabalharam tanto tempo à toda…

Existem até noites em que o trabalho é tão grande e tão sofrido,  quando você comeu aquela picanha super engordurada às 9 da noite, ou encheu o caco de uísque- enfim botou para dentro de si aquele monte de “merda”  na hora mais imprópria possível, que estes mocinhos acabam não dando conta do recado e chamam o pessoal responsável por fazer hora extra. Às vezes o estrago é tão grande  que é preciso até chamar o pessoal que está de férias… Você pensa que está dormindo, mas seu organismo estará mais acordado que nunca, trabalhando a todo o vapor. Isso é injusto!

Por isto, por favor, não coma tarde da noite, principalmente coisas pesadas e “comida emporcalhada”.

Não é justo seu organismo não poder dormir junto com você. Ao menos deixe em paz os menininhos que estão de folga ou de férias. Se tem de comer tarde, coma algo muito leve mesmo. Estas horas extras que eles enfrentam saem muito caras e um dia você vai ter de pagar toda a conta!

Os menininhos que vivem dentro de você trabalham toda a noite para a sua desintoxicação por meio do fígado. Outros se preocupam com o crescimento ordenado dos seus cabelos, outros removem a fuligem dos pulmões reparando os 500 milhõesde alvéolos que sugam o ar para aproveitar o oxigênio e jogar fora o gás carbônico. Se eles não fizerem um bom trabalho, seus alvéolos vão continuar deteriorados de tanto monóxido de carbono que você respirou com a poluição e a tão tóxica e conhecida fumaça inerente às grandes cidades-, enfim cada pedacinho do seu corpo recebe a devida restauração.Esses menininhos de balde e escovão para limpar todo o seu corpo, seu templo sagrado, tudo o que você tem de mais palpável em sua existência aqui na terra.

Aqui cabe colocar bem por que não se deve ingerir grande quantidade de líquido após o anoitecer. Você já imaginou se, no momento em que eles estão no seu laboratório interno ou executando a faxina mais pesada, você se levanta sem se dar conta do incrível trabalho da moçada e vai fazer seu xixizinho às 3h da madrugada? No momento em que você levanta, cai balde para um lado, voa escovão pro outro, quebram-se preciosos potinhos com substâncias imprescindíveis e cria-se tamanha bagunça que às vezes deixam o seu templo mais desorganizado  do que estava na hora em que você foi dormir.

A hora em que se vai dormir também é determinante para o perfeito desenrolar do trabalho desta maravilhosa equipe interna. Assim como a pessoa tem horário determinado para começar o dia, com trabalho ou qualquer outra atividade, os menininhos estão lá dentro de você, esperando para iniciar o trabalho deles. Mas às vezes demora-se tanto para ir dormir que, quando se pega no sono, são os menininhos que cansados de esperar já foram dormir. Ai eles acordam muito mal humorados, catam os potinhos de qualquer jeito, estão com o metabolismo baixo, sem vontade e trabalham um sono imenso e o resultado não vai ser o mesmo que se você tivesse ido dormir num horário mais condizente.Procure perceber, no final do dia, a que horas você recebe a primeira solicitação de sono. Claro que não precisa ir dormir neste horário, porque às vezes a primeira solicitação vem em torno das 19 horas, mas procure se conhecer. Eu acho que 10, 10 e 30 horas da noite é um bom horário para estar dormindo.Porém mais importante que o horário em que se vai dormir é o fato de conseguirmos dormir em média 8 horas por noite.

Durante o sono são fabricadas substâncias de alta complexidade- é o caso dos hormônios que regulam o organismo e que entram em ação conforme a necessidade.

É importante saber que é você quem administra seu próprio bem estar, e por consequência a sua vida.Por isto é necessário que a pessoa durma o bastante, para atingir um nível de sono profundo, quando então são fabricados seus hormônios.

Quem dorme mal e pouco não terá chance de acordar bem disposto. Pior: se a pessoa acumular noites de péssimo sono e tiver o hábito de dormir muito pouco e dormir tarde, pode se considerar uma séria candidata a ter algumas das mais sérias doenças ditas mais modernas, como a hipertensão, o colesterol alto, infarto, AVC, síndrome do pânico, gripes constantes entre outros problemas. ” Fecha aspas – Professor Nuno Cobra.

Pessoas com problemas com o sono, são as que mais têm problema de saúde.

Por esta e outras razões super convincentes adotei o sono, o hábito de dormir em médias horas por dia como minha ação número 1 para aumentar a minha qualidade de vida.

Mas não foi só isto, resolvido o problema do sono, passei a me dedicar às próximas letras do método – principalmente o AB que será alvo do comentário no meu próximo post sobre saúde e bem estar !

Até lá!

 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*