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CIENTIFICAMENTE, A PROBABILIDADE MATEMÁTICA DE VOCÊ SE SEPARAR DE SEU CÔNJUGE É DE 25%, DE TROCAR DE MARCA DE CARRO EM SUA PRÓXIMA COMPRA É DE 70%, DE VOCÊ MUDAR DE RELIGIÃO É DE 2,5%, MAS A PROBABILIDADE DE TROCAR DE TIME DE FUTEBOL É DE APENAS 0,0025% – VEJA A EXPLICAÇÃO DESTE FENÔMENO NESTE POST:


Para ilustrar este post, escolhi a Obra de Arte  – Quadro / Pintura = “Futebol em Brodósqui”

 Cândido Portinari- 1935.

O futebol é uma arte. O futebol combina com arte.


Fonte Original Deste Post :

Artigo Publicado Na Minha Coluna Do Caderno sobre Excelência em Gestão de Carreiras, Vidas e Empresas Publicada Semanalmente Nos Jornais Brasileiros:

Compartilhe Link: http://hoje.vc/qiab


Por que as pessoas se separam,

mas não trocam de time de futebol?


Mauro Condé*


Esta pergunta inspirou o tema da coluna de hoje – a importância de gerenciar o relacionamento com seus fãs e clientes. Ter clientes é necessário, mas “ReTer” estes clientes é vital. Afinal é o dinheiro que está no bolso deles que você quer passar para as suas mãos de forma íntegra e honesta.

Você pode conseguir o que quiser na vida desde que isto ajude as pessoas a conseguir o que elas querem e precisam. Os clientes são como as pessoas do seu convívio – precisam se sentir bem por se relacionarem com você.

Então qual a receita para manter seus clientes satisfeitos? Meça através de pesquisas o índice de satisfação dos mesmos. Mas não meça apenas a satisfação, meça também a lealdade dos mesmos, pois mesmo satisfeitos clientes vão embora para a concorrência quando não são leais.

A Lealdade é o resultado da média ponderada das respostas para três perguntas: Você está satisfeito comigo e com a nossa empresa? Você tem intenção de continuar comigo e continuar comprando da nossa empresa? Você me recomendaria ou recomendaria a nossa empresa para outras pessoas?


Uma pesquisa que eu vi num congresso internacional em Madri mostrou que mais de 70% dos clientes satisfeitos com seus automóveis, trocam de modelo, marca ou fabricante em uma nova compra. Mais de 25% das pessoas no mundo trocam de cônjuge ao longo da vida, se separando uns dos outros para buscarem união com outros parceiros.

Mais de 2,5% das pessoas no mundo trocam de religião em toda a sua vida. E apenas 0,0025% das pessoas do planeta trocam de time de futebol, ou seja quase ninguém faz isto ao longo da vida (tente lembrar alguém que você conhece que trocou de time).


Desta constatação podemos tirar uma conclusão importante: os times de futebol detêm algum segredo muito grande para manter a satisfação e a lealdade de seus clientes lá no pico a ponto de nunca serem trocados por outros. Eles exploram como ninguém as experiências vividas pelos seus clientes, as emoções envolvidas no relacionamento, as tradições familiares, a influência de pai para filho e conseguem manter clientes por várias e várias gerações.

Transforme seus amigos em torcedores, seus torcedores em fãs e seus fãs em sócios para toda a vida!


*Condé (Maluco) é Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco


Hoje, resolvi fechar o post de maneira diferente, compartilhando com você uma história, muito, mas muito engraçada mesmo sobre relacionamento amoroso – veja abaixo um trecho onde a história é contada – extraído do Facebook da autora :


… Na Cama Com a Sogra – Crônica do Livro “Viver Não Dói”.

Eles estavam completando vinte anos de casamento. Vinte anos de convivência civilizada, companheirismo, cumplicidade – tudo que se costuma dizer de um casamento que deu certo. Mas no dia da comemoração, depois de um churrasco que havia reunido as duas famílias e os amigos do casal, Vilma chegou para o marido e, enrolando um pouco as palavras (havia sido um dia de cerveja farta), disse que tinha algo muito importante para conversar com ele. Os dois se sentaram na varanda da casa, Vilma aproximou sua cadeira do companheiro de duas décadas e disse em tom solene:

“Olavo, você não imagina a alegria que eu estou sentido hoje. Ver que nós estamos juntos há tanto tempo, que tivemos dois filhos que nos dão tantas alegrias, que a gente tem sido capaz de superar tantos problemas… Ah, mas você sabe disso tudo. E eu sei que você sabe também o tanto que eu gosto de você. Alías, acho que gosto até mais hoje do que quando a gente se conheceu. Mas tem uma coisa que eu preciso te dizer, senão a gente vai acabar se afastando. Tem muito tempo que eu estou pra te falar isso, mas não tinha coragem, de medo de você achar ruim, se ofender, ficar com raiva de mim. Só que não dá mais”.

Olavo recuou a cadeira, sentindo o coração acelerar e o efeito da cerveja dissipar por completo. Era óbvio que sua mulher iria confessar uma traição – passada, presente ou prestes a acontecer. “Não é possível que ela esteja fazendo isso comigo”, foi o primeiro pensamento: “E com quem?”, foi o segundo. “Quem é o mau-caráter que está ficando com a minha mulher?” Não deu tempo de formular as perguntas em voz alta. Vilma se aproximou mais e, falando bem baixinho, soltou a bomba: “Na verdade, o que eu quero te propor é que a gente não transe mais. Nunca mais.”

Olavo conseguiu gaguejar: “Como assim, não transar nunca mais? Por quê? Eu posso saber?”. E ela respondeu o que vinha guardando havia pelo menos três anos: “Porque você está ficando cada vez mais parecido com a sua mãe, que você sabe que eu detesto. Na verdade, você está a cara dela, o xerox. E toda vez que a gente transa eu olho pra você e quem eu vejo é ela, ali, na nossa cama. É uma sensação horrível, que está me fazendo muito mal, e eu vou acabar tomando antipatia de você”… rs rs rs rs rs rs rs rs 

Leila Ferreira


Para encerramento musical deste post, escolhi como trilha sonora a música Separação de Simone :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

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