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USE A ESTRATÉGIA DO JUDÔ NOS NEGÓCIOS COMO NA VIDA PARA VENCER SEUS CONCORRENTES MAIS FORTES :

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O MEDO DE PERDER TIRA A VONTADE DE GANHAR”


A frase inspiradora do dia – de Mauro Condé (Maluco)


Fonte Original do Texto

Artigo escrito para publicação na coluna de Excelência em Gestão de Carreiras, Vidas e Empresas dos jornais brasileiros

Use o judô contra concorrentes

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http://hoje.vc/sd19


Mauro Condé (Maluco)*

O medo de perder tira a vontade de ganhar. Você já se viu disputando com pessoas e ou empresas maiores, mais fortes e mais experientes? E sabia que é possível vencê-los de maneira genialmente simples?

David Yoffie, de Harvard, autor de “A Estratégia do Judô”, mostra que o uso de táticas desse esporte pode ser uma sacada genial na vida e nos negócios.



Basicamente o Judô nos ensina a não combater força contra força, pois se lutarmos contra alguém mais forte que nós, não teremos a menor chance de ganhar a luta simplesmente aplicando o mesmo movimento no sentido contrário ao do oponente.

A grande sacada está em usar a força do inimigo contra ele próprio, deixando-o com mais “raiva” para que ele aplique maior força no seu empurrão – para vencê-lo, basta transformar o maior ponto forte dele no seu ponto mais fraco: enquanto ele te empurra, puxe-o fortemente e ele tombará, apesar de toda a sua força.

Se seus concorrentes te puxarem, empurre-os, se eles te empurrarem, puxe-os e vença sempre.

Um bom exemplo vem de uma minúscula empresa de fraldas no Texas que sofreu um forte ataque do seu maior concorrente em seu próprio território.

Para evitar que aquela pequena empresa crescesse e virasse uma ameaça, a gigante mundial passou a distribuir cupons de desconto para que os clientes os trocassem por novos produtos. Os cupons se transformaram na maior força para asfixiar a pequena fabricante.

Num lance genial originado do medo de ver sua empresa falir, os donos da pequena empresa tiveram o insight de usar a estratégia do Judô contra seu rival gigante:

Passaram a também receber os cupons da corrente em troca dos seus produtos (mais baratos do que a rival) .

Resultado quanto mais cupons a gigante distribuía, mais fraldas a pequena empresa vendia – seu sucesso foi tanto que ela abocanhou boa parte da fatia do mercado da sua corrente, tornando-a irrelevante através do uso da estratégia do Judô.

Portanto toda vez que um concorrente te meter medo, não se assuste e nem se acanhe – não combata força contra força, empregue a sua inteligência para derrubá-lo.

(*)Palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco.


Para encerrar este post, escolhi como trilha sonora uma música que gosto muito de ouvir, antes de ir para a luta do dia a dia – ela acalma, tranquiliza, relaxa, inspira e estimula mais confiança :

Ouça – José Carreras Gala 1998 – “Serenata” (Toselli) André Rieu & Josep Carreras

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

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