Novidades

D.O.S.E. PARA SER FELIZ – ESTE POST TERMINA COM UMA MÚSICA QUE VAI TE EMOCIONAR MUITO, VAI TE ARREPIAR E TE INSPIRAR POR TODOS OS DIAS DA SUA VIDA:


“A CORAGEM É O MEDO  BEM ADMINISTRADO”

A felicidade tem quatro letras


Fonte : Texto de artigo publicado nos jornais brasileiros de 01 de agosto de 2017

Compartilhe Link:

http://hoje.vc/171hi


Mauro Condé*

D.O.S.E. são as quatro letras que uso para resumir como aumentar a felicidade. São as iniciais do quarteto de hormônios da felicidade – Dopamina, Oxitocina, Serotonina e Endorfina. Tanto a felicidade quanto a infelicidade são produtos químicos do nosso cérebro, gerados a partir de várias estruturas internas que as estimulam.

Sempre que experimentamos ou percebemos algo, nosso sistema límbico (a unidade responsável pelas nossas emoções e comportamentos sociais) faz uma rápida avaliação para decidir se algo vale ou não o despejo de um surto de produtos químicos felizes e saudáveis.

A pegadinha é que essa liberação não se dá de forma automática pelo nosso cérebro. Ela depende de nossa ajuda externa, através de sensações e experiências que vivemos e os caminhos neurais que elas formam. A Dra. Loretta Breuning explica bem isso em seus livros. Para aumentar a sua D.O.S.E. siga estas dicas simples:

– D opamina – É o hormônio da motivação e da recompensa – para aumentá-la transforme seus desafios de vida em pequenos objetivos e metas de curto prazo, desfrute o caminho enquanto os persegue e celebre muito quando conquistá-los.

– O xicitocina – é o hormônio do abraço, dos vínculos emocionais, importante para a construção da confiança. Para aumentar sua oxicitocina aumente suas ligações sociais saudáveis, reduza o isolamento e evite a exclusão social. Dê ou receba pequenos presentes inesperados. Abrace e beije mais as pessoas que você ama. Evite pessoas que te fazem se sentir mal.

– S erotonina – Libere sua mente da influência alheia negativa e aprenda a se valorizar e dar mais importância, isso fará as pessoas te respeitarem mais e te verem como líder – recupere e estimule mais as recordações dos seus momentos felizes. Pratique mais exercícios físicos.

– E ndorfina – É o hormônio da superação da dor física e emocional, considerada a morfina do corpo, uma espécie de analgésico natural que gera uma breve sensação de euforia desencadeada pela dor física. Quando você está correndo e sente que ultrapassa seus limites, é a endorfina que libera a milha extra para você continuar.

Para aumentar a endorfina, entre outras coisas, ria mais, assista comédias que te façam rir muito ou dramas que te façam chorar ou ouça músicas agradáveis – a endorfina mantém seu corpo ativo mesmo com dor para que você continue numa disputa. Desenvolva mais a sua resiliência, pois sem dor ninguém sobrevive.

(*) Palestrante, consultor e fundador do blog do maluco


Para encerrar esse post, escolhi uma música capaz de te emocionar, te inspirar e de te arrepiar :

Ouça a incrível interpretação da grande Elis Regina nesta música :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*