Novidades

VOCÊ – UMA PESSOA MELHOR E MAIS BEM SUCEDIDA – ESSA É CAUSA PELA QUAL TRABALHO APAIXONADAMENTE – MINHA MISSÃO NA VIDA É CONTRIBUIR PARA VOCÊ AUMENTAR AINDA MAIS O SEU VALOR PESSOAL E PROFISSIONAL – POR ISSO, TODA TERÇA FEIRA PUBLICO NOS JORNAIS UMA COLUNA NO CADERNO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE EMPRESAS, VIDA E CARREIRA COM ARTIGOS COMO ESTE:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

REPRODUÇÃO DO TEXTO PUBLICADO NOS JORNAIS DE HOJE ( LINK ORIGINAL – http://hoje.vc/15v6c)

Homo Deus: Você será convertido em dados

Mauro Condé*

A coluna de hoje foi escrita em forma de dica de leitura – dois sucessos de público e crítica mundial escritos por Yuval Noah Harai :

1) HOMO SAPIENS – Livro que narra de forma incrivelmente bela o surgimento do homo sapiens há cerca de 300.000 anos e sua evolução – passando de mais uma entre as tantas espécies existentes na terra para a espécie superior e dominante das demais.

Conta a história de como ele foi se diferenciando, primeiro através da criação da linguagem, recurso que o tornou capaz de articular melhor seus pensamentos e ideias e de se comunicar como nenhum outro ser vivo. No início, era nômade, não tinha residência fixa e não parava em lugar nenhum, sempre correndo atrás da comida e da sobrevivência. Evoluiu tanto que passou a se fixar em territórios delimitados, a se espalhar de forma exponencial pela terra, e a partir daí acabou provocando a revolução agrícola, que fez da agricultura uma das maiores alavancas de desenvolvimento da espécie de todos os tempos.

Começou plantando e colhendo para si mesmo, acabou trocando o que plantava e produzia com seus pares e criou o comércio para organizar a vida em comunidades. Foi quando surgiu a escrita e o dinheiro que escreveram mais um capítulo no avanço do homem na terra.

Por incrível que pareça, ao mesmo tempo que evoluía, por instinto de dominação o homem fez uso da violência com o exercício da guerra para se sobrepor aos seus semelhantes. Só pisou no freio das grandes batalhas por ocasião do fim da segunda grande guerra mundial, quando percebeu que tinha criado uma aldeia global cercada de nações hiper dependentes umas das outras economicamente.

2) HOMO DEUS – Neste também ótimo livro, o autor falar dos tempos modernos, dominados cada dia mais por robôs, algoritmos e tecnologias ultra sofisticadas que em pouco tempo engolirão a maioria das tarefas feitas pelos homens, se tornando ao mesmo tempo ferramentas facilitadoras, concorrentes e ameaçadoras.

Os algoritmos tendem a dominar e a governar o mundo como nunca foi pensado. Já estamos vivendo a era da criação do homem biônico (meio gente, meio máquina). A palavra chave do presente e principalmente do futuro será : Digital. Viveremos o culto ao Dataísmo, onde tudo o que existe na terra ( inclusive nós ) será transformado em Dados.

(*) Palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 2655 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*