Novidades

AS 3 MELHORES FORMAS DE REBATER E REFUTAR ARGUMENTOS DIFÍCEIS DE FORMA SIMPLES, RÁPIDA E INTELIGENTE :


VOCÊ ! Uma pessoa melhor e mais bem sucedida – esta é a causa pela qual trabalhamos apaixonadamente aqui no blog do Maluco:)

Nossa missão é te servir cada vez melhor com conteúdos úteis e muito relevantes capazes de contribuir para o aumento do seu valor pessoal e profissional.

Nossos maiores inimigos comuns são a falta de tempo, o stress, o tédio e a rotina nossa de cada dia.

VOCÊ – Uma pessoa mais bem informada em bem menos tempo – é o objetivo deste post.


Como Rebater E Refutar Argumentos Difíceis De Maneira Rápida E Inteligente

*Mauro Condé(MaLuCo:))

Quem na vida já não passou por uma situação difícil e desafiadora de ter que rebater um argumento ou uma crítica em público e não achar a resposta certa, rápida e inteligente na hora?

Quem já não invejou aqueles personagens de cinema inteligentes com uma capacidade incrível de responder a qualquer crítica em fração de segundos?

O problema é que na ficção, por trás daquelas repostas instantâneas e incríveis estão autores e roteiristas que se debruçaram sobre os diálogos por um longo período antes da gravação da cena.

Na vida real, a coisa é bem diferente.

Para sair bem destas situações eu idealizei um simples método que batizei com a sugestiva sigla de I.D.E.I.A, que consiste da seguinte estratégia:

I.D.E.I.A

Com muita calma, naturalidade e atenção, ouvir a objeção, a crítica ou o comentário e identificar a sua origem: I ou D – Incompreensão ou Desvantagem.

I.D

Pela minha experiência, 99% das objeções ou críticas são provenientes de uma:

I – Incompreensão – quando as pessoas não entendem uma ideia, além de não comprá-la, tendem a criticá-la.

A melhor saída é: identificada a incompreensão, refazer o argumento de forma a torná-lo mais claro e compreensível para mudar as opiniões contrárias.

Se ao invés disto, a origem da objeção for uma:

D- Desvantagem Real Percebida, a melhor estratégia é assumi-la no ato, incorporar a sugestão contrária e agradecer demonstrando que é mais inteligente ter a mente aberta por curiosidade do que fechada por convicção.


Caso persista a objeção, sugiro o acionamento de uma das três estratégias derivadas das letras E.I.A do método :

E.I.A

E – Evidência do contrário – descobrir rápida e mentalmente um contra exemplo que rebata a ideia contrária ( Descubra um contra exemplo)

I – Inconsistência – descobrir um ponto de inconsistência no argumento contrário e explorá-lo para defender a ideia apresentada. (Descubra uma inconsistência no argumento apresentado)

A – Buscar um contexto mais amplo ou abrangente para o ponto em discussão e utilizá-lo para reforçar o argumento e diminuir a força dos argumentos opostos. (Descubra um contexto mais amplo)


Vale lembrar aqui que, contra argumentar é a arte de ir na bola (focar 100% no tema da discussão) e não na canela (atacar as pessoas que apresentam as críticas).


E para finalizar, gostaria de encerrar com um exemplo que ilustra lindamente o uso do método I.D.E.I.A. de forma eficaz na hora de refutar ou rebater uma objeção, um argumento ou uma crítica:


– O médico tinha acabado de ser ovacionado e aplaudido de pé depois de apresentar a sua tese que correlacionava o incrível aumento da longevidade dos seres humanos e animais e a prática regular de exercícios físicos – ele defendeu esplendorosamente a tese de que quanto mais um ser humano ou um animal se exercita, corre, caminha ou faz alguma atividade física diária, mais ele aumenta seus anos de vida.

O público foi ao delírio com a inteligência dos seus argumentos.

Só que na hora da sessão de perguntas e respostas, um sujeito que assistia à palestra do fundo da sala, se levantou e perguntou como o médico encaixaria dentro de sua tese o exemplo da tartaruga, uma vez que a tartaruga não faz exercício físico, é reconhecida como lenta ou quase parada e ainda assim sua vida chega a casa dos 100 anos.

Sob o olhar atento da platéia, o médico olhou para o debatedor, coçou a cabeça e disse:

-Veja bem, eu concordo plenamente com você, a tartaruga praticamente não faz atividade física e vive até mais do que 100 anos em média.

E enquanto você elaborava a sua pergunta eu fiquei pensando. – Puxa! Ele tem razão.

Sem fazer nada do que eu preguei a tartaruga vive mais de 100 anos.

Mas, você já pensou se ela fizesse exercícios físicos, quantos anos mais ela poderia viver?

Trezentos?

rs

*Condé é Palestrante, Consultor, Empreendedor, Professor, Escritor, Colunista de Jornal Sobre Excelência Em Gestão E Carreira, Mentor de Empresas e Carreiras, Blogueiro e Fundador do Blog Do Maluco


Resumindo, sempre que estou diante de uma argumentação muito difícil, eu desenho numa folha de papel um resumo que me ajuda a encontrar a resposta rápida e mais inteligente na maioria das vezes.

Espero que te ajude também – veja a tabela rápida para analisar o argumento :

Primeiro analise a origem ou a causa do argumento contrário :
Incompreensão (99% das vezes) Desvantagem real (1% das vezes)
Refaça o argumento de forma mais clara e compreensível Agradeça e incorpore a sugestão 
Depois encontre a melhor forma de rebater, refutar ou contra argumentar 
E (Evidência do contrário) I (Inconsistência) A (Abrangência maior)
Encontre um contra exemplo Encontre uma inconsistência no argumento Encontre um Contexto mais amplo e abrangente

Para encerrar este post, escolhi como trilha sonora a música tema do filme “Advogado Do Diabo”

Ouça

The Rolling Stones – Paint It, Black

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*