Novidades

OS MELHORES ÁUDIOS E PODCASTS INFORMATIVOS DO BRASIL– CURADORIA, RESUMOS E COMENTÁRIOS:

“Só o poder freia o poder”

Frase célebre de Montesquieu


Para ilustrar este post escolhi a pintura “Justiça” de Rafael Sanzio, afresco de 1520. Ele retrata a Deusa Romana da Justiça (nome original em latim Ivstitia ou Justitia)sem o uso das vendas – ela nos lembra a relação entre as artes visuais e o Direito.


Você uma pessoa melhor, mais bem sucedida e bem informada – essa é a causa do blog do Maluco – nós respeitamos muito a sua inteligência.


Para que você seja uma pessoa ainda melhor do que já é, preparamos uma breve curadoria dos melhores áudios e Podcasts informativos dos últimos 30 dias. O objetivo aqui não é a quantidade, mas sim a qualidade.

A curadoria consta da união de transcrição de trechos com resumos e ou comentários meus sobre estes áudios gerados por mentes brilhantes que sigo e respeito :


O Poder freiando o Poder :

Na democracia, não há possibilidade de autoridade sem responsabilidade.

Falando sobre a questão da votação no Senado do projeto sobre abuso de autoridade envolvendo juízes e Ministério Público, o comentarista cita um livro interessante que ajuda a entender o tema :

O livro do pensador Noberto Bobbio – “Despostimos “ onde ele lembra ser necessário que o poder freie o poder.

O livro analisou desde a tripartição do poder entre legislativo, executivo e judiciário feita por Montesquieu até hoje e analisa a importância e a necessidade do poder freiar o poder.

Como o poder pode freiar o poder?

Segundo ele, o Legislativo pelas leis freia o Judiciário e este pela atuação de dizer o direito pode dar pela inconstitucionalidade das leis.

No caso das democracias, autoridades, juízes, membros do Ministério Público não podem evidentemente abusar de suas funções.

Portanto o quadro que se deve analisar sobre abuso de poder é exatamente sobre este contexto e a lei sobre abuso de poder é muito antiga e tem sim necessidade de ser atualizada e modernizada.

O problema é que exatamente agora, em tempos de Lava Jato, esta iniciativa do Senador Renan Calheiros deixa uma pulga atrás da orelha.

Renan, que tem aparecido no noticiário com um dos políticos mais suspeitos do Brasil atualmente, acaba revelando não um espírito público, mas sim sugerindo uma ideia de revide, retaliação, numa tentativa de paralisar policiais, promotores, procuradores e juízes que investigam políticos.

Numa Democracia, a regra geral é que a autoridade que abuse de seu poder seja responsabilizada e punida até com a perda da função publica, quando os fatos evidenciem tal necessidade.

Não existe possibilidade numa democracia de existir autoridade sem responsabilidade.

A revisão da lei se faz necessária, mas nunca no tom de revide ou retaliação, pois ai perderia seu caráter público.

Inspirado no excelente Podcast Justiça e Cidadania de Wálter Maierovitch – CBN.


Prisões de políticos mostram que estamos construindo um novo país

Frase proveniente da situação provocada por dois ex-governadores do Rio de Janeiro.

Não é só no Rio de Janeiro, é no Brasil inteiro que isso está acontecendo . Roubo, corrupção e enriquecimento ilícito provam que o crime nunca compensa.

A corrupção no Brasil é antiga, mas a punição exemplar é nova, graças ao Juiz Sérgio Moro e os demais heróis que com certeza entrarão para a História do Brasil.

Inspirado no Podcast Liberdade de Expressão com Cony e Xexeo – CBN


Conheça as cidades que te pagam para morar e trabalhar nelas :

Circula pela internet uma lista de dez cidades que te pagam em dinheiro para você morar nelas e além disso te dão até emprego,… – é uma lista que viralizou na internet nos últimos dias – nela estão incluídas cidades americanas, canadenses, holandesas, espanholas e japonesas por exemplo.

Essas cidades estão atraindo jovens do mundo todo (especialmente casais) para morarem no exterior e receberem dinheiro por isso. Consulte esta lista na internet.

Inspirado no Podcast Capital Humano com Gilberto Dimenstein – CBN


Crescimento e recuperação econômica com certeza virão, mas isso poderá ser mais lento que o esperado :

Recessão do Brasil é mais profunda do que se imaginava – todos os indicadores da economia vieram ruins, além das últimas previsões. As contas nacionais apresentadas pelo IBGE tiveram novamente um resultado negativo.

Por tudo que investigo, estudo e sei sobre o tema, a recuperação econômica do Brasil virá a partir de 2017, ainda que mais lenta. 

Inspirado no PodCast Linha Aberta com Carlos Sardenberg-CBN


Brasileiro gosta mesmo é de dinheiro, banco e cerveja :

Bancos e cervejas são as cinco marcas brasileiras mais valiosas : Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil são as cinco marcas brasileiras mais valiosas, de acordo com estudo da consultoria Interbrand. Depois delas, entre as dez mais aparecem Natura, Antártica, Cielo, Petrobrás e Vivo – sendo que estas duas últimas perderam valor de mercado 2015 para 2016.

Nizan Guanaes é o publicitário mais admirado pelos profissionais de marketing. Eu concordo com essa pesquisa e coloco como minha preferência no meu ranking pessoal o famoso publicitário Washington Olivetto.

E o Superintendente do Itaú, Eduardo Tracanella é profissional do marketing mais admirado do mercado Brasileiro em 2016.

Inspirado no Podcast Minuto Meio e Mensagem – Alexandre Zaghi Lemos – CBN


O que te faz acordar e sair de casa todos os dias?

Pesquise sobre a palavra IKIGAI – Conceito japonês que te ajuda a identificar a razão da sua existência – razão pela qual você existe e te faz acordar todas as manhãs.

Ikigai significa a interseção entre o que você ama fazer, o que você é pago para fazer e o que o mundo precisa muito que seja feito.

Combine a resposta para estes três fundamentos para tentar descobrir a razão da sua existência neste mundo. Pesquise sobre o Ikigai e veja como ele pode te ajudar.

Inspirado no Podcast Caderninho da Bel – CBN


Onda populista e antiglobalização golpeia o mundo novamente – dessa vez na Itália:

No núcleo duro do capitalismo e da democracia liberal, 2016 é um ano ingrato, azedo, horrível – o maior desafio desde o final da segunda Guerra Mundial com o avanço do populismo e das forças contrárias à globalização. O centro não resiste, respira com dificuldades e os temores são que as coisas piorem em 2017.

O último acontecimento foi a renúncia do primeiro-ministro italiano Matteo Renzi após os italianos dizerem não(com quase 60% de votos) à proposta de reforma constitucional no país. Mais um período de instabilidade política na Itália pode abrir espaço para o aumento da onda populista.

Segundo últimas notícias, Matteo teria decidido voltar atrás quanto ao pedido de renúncia por um tempo, atendendo pedido do presidente Italiano.

Inspirado no Podcast do Caio Blinder – Rádio Jovem Pan.


Para combater o Mau Humor, dê um pouco de perspectiva ao seu dia :

Todos temos direitos de períodos de oscilação de humor, mas tome cuidado para não contaminar o outro com o seu mau humor.

Para lembre-se que seu humor não deve ser algo contagioso, sentindo-se mal humorado, tente rir mais de você mesmo e você conseguirá se dar menos importância a ponto de não se sentir tentado a punir os outros pelas suas dificuldades.

Ria mais de si mesmo, relaxe e encare a vida com mais bom humor – isso faz bem para a sua saúde.

Inspirado no PodCast Careca de Saber com Leandro Karnal – Rádio BandNews

Para ilustrar esse post escolhi a música “Onde está a honestidade?” de Noel Rosa, que apesar de ter sido composta em 1933 para feita para os dias de hoje.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*