Novidades

DICA DE FILME – CRIME E CASTIGO, QUASE QUE NA MESMA MOEDA – VEJA A HISTÓRIA DE UMA DAS MAIORES CRISES FINANCEIRAS DO MUNDO – QUE EXPLORA UMA ENGENHOSA FRAUDE E OS CRIMES COMETIDOS POR GRANDES MANIPULADORES DO MERCADO FINANCEIRO, COM NECESSIDADE DE ENGANAR E APROVEITAR DA BOA FÉ E DA CONFIANÇA DE CIDADÃOS COMUNS. A MORAL DO FILME É QUE, EM QUALQUER ÉPOCA, EM QUALQUER LUGAR, DE QUALQUER JEITO, O CRIME NUNCA COMPENSA:


“A verdade é como poesia, e a maioria das pessoas detesta poesia”.

A frase inspiradora do dia extraída do filme indicado neste post.


EU DEFENDO UMA CAUSA COM UNHAS E DENTES – COMBATER APAIXONADAMENTE NOSSOS INIMIGOS COMUNS – O TÉDIO, A ROTINA, A FALTA DE TEMPO E O STRESS NOSSO DE CADA DIA.

PARA ISSO TENTO PUBLICAR DICAS QUE NOS AJUDEM A COMBATÊ-LOS COM FORÇA – DICAS QUE NOS AJUDEM A RELAXAR E A DESCANSAR – JÁ QUE FICOU CIENTIFICAMENTE PROVADO QUE DESCANSO E RELAXAMENTO É MUITA SAÚDE.

EU ACONSELHO QUE, TODO FIM DE SEMANA, VOCÊ PROCURE MERGULHAR DENTRO DE UM MUNDO FICCIONAL, SEJA ELE UM BOM LIVRO OU UM BOM FILME, DE FORMA QUE VOCÊ POSSA SE DESLIGAR INTEIRAMENTE DE SUAS PREOCUPAÇÕES E SEUS PROBLEMAS POR ALGUMAS HORAS.

EU APRENDI QUE O DESCANSO INTELIGENTE É PARTE DO TRABALHO INTELIGENTE – QUE QUANTO MAIS VOCÊ DESCANSA E RELAXA NOS SEUS FINS DE SEMANA, MAIS VOCÊ PRODUZ E RENDE DURANTE AS SEMANAS SEGUINTES.

ENTÃO APROVEITE, CURTA SUA VIDA, DESCONECTE-SE UM POUCO DO MUNDO VIRTUAL, CURTA MAIS O MUNDO REAL, AS PESSOAS QUE MAIS IMPORTAM PARA VOCÊ, CURTA A NATUREZA, OS SONS E AS PAISAGENS, OS MOMENTOS E AS EXPERIÊNCIAS QUE A VIDA DE OFERECE.

EU DESEJO QUE VOCÊ FAÇA UM BOM FIM DE SEMANA !!!


Minha dica de filme de hoje vai para um filme que você pode assistir no conforto da sua casa:


“A Grande Aposta – (The Big Short)”


Agitação no mercado financeiro – agitação na vida das pessoas – estouro de uma grave bolha que gera uma das maiores crises financeiras respingando para tudo que é lado.

Enquanto o mundo inteiro celebrava tempos de vacas gordas e bonança, alguns gênios olharam para o que todo mundo estava vendo e enxergaram uma coisa diferente, estranha e de cheiro ruim.

Como numa avalanche, a economia mundial estava próxima do desmoronamento e estes gênios talentosos descobriram que isto ia acontecer apenas fazendo o que nenhum de nós tem o hábito de fazer – olhar e interpretar o placar do jogo do mercado diariamente através da análise de números e notícias de revistas, de jornais e de TV.

Eles analisaram o placar do jogo e perceberam que algo ia de muito mal a pior, enquanto o mundo inteiro achava que tudo ia muito bem e seguro.

O mercado financeiro imobiliário se escorava fracamente em empréstimos podres de crédito duvidoso e de alto risco que não seriam pagos de jeito nenhum, detonando uma verdadeira bomba-relógio silenciosa.

Este grupo de gestores teve a ideia de apostar contra os bancos que enganavam as pessoas, ainda que isto pudesse fazê-los parecer malucos ou drogados.

Brilhante, ousado, chocante, poderoso, inacreditável e pasmem : Real.

A crise começou nos Estados Unidos, atingiu a Europa, arrasando a Grécia, a Islândia e a Espanha logo de cara.

Os bancos lesaram as pessoas e este grupo de gênios das finanças planejava dar o troco na mesma moeda.

Esse filme reproduz nas telas do Cinema ou da TV a nossa história cotidiana, no nosso papel de meros expectadores do jogo do mercado financeiro, que mesmo parecendo inofensivo e seguro pode esconder maldades capazes de atingir em cheio até as pessoas que não se interessam e não acompanham o noticiário sobre o mercado financeiro.

Muita gente produz, trabalha, ganha seu suado dinheirinho e o deposita na caixa preta dos bancos, tampando os olhos e ouvidos, na expectativa de que os bancos saibam como cuidar de suas moedas preciosas.

De um lado dessa história, pessoas honestas, pessoas simples e que seguem à risca valores rígidos de integridade e honestidade.

Do outro lado, pessoas dotadas de uma ambição descomunal e totalmente sem escrúpulos que jogam contra a fé e a confiança das pessoas de bem.

Investimentos arriscados que viram pó por causa de problemas com pagamentos de prestações da casa própria, a princípio, inofensivos.

Tudo isso associado a falta de controle e regulamentação eficaz do mercado e do governo e envolvimento de grandes players do mercado, dispostos a perder ou ganhar muito.

O filme demonstra como o sistema financeiro vigente no mundo pode ser alimentado por muita ganância e corrupção, com total despreocupação pelo cidadão comum que produz, recebe e investe seus parcos recursos para sua simples sobrevivência, até que…

É um jogo entre os espertos, gananciosos e corruptos, contra os mais simples e ingênuos, um jogo de gato e rato do bem contra o mal.

Em resumo : Naquele tempo, em 2008, o mundo assistiu a uma das maiores crises financeiras da História, deflagrada nos Estados Unidos e espalhada para todo o mundo, empurrando milhares de pessoas para a fila do desemprego e do grupo dos sem teto.

Esse filme tem um trabalho magnífico de direção e de atuação de grandes atores que esforçaram com louvor para apresentar para o público intricadas e complexas engenharias financeiras numa linguagem simples e acessível, fazendo uso de jogos de câmeras nervosas, agitadas e cortes abruptos.

Truques como o de colocar na boca de personagens simples e do povo metáforas que explicam os riscos do mercado financeiro e o de fazer os protagonistas interromperem narrativas para se dirigir aos expectadores e conversar com eles na tentativa de explicar o inexplicável e o ininteligível por trás das grandes farsas e fraudes.

Aliás o recurso de colocar os personagens para dialogar com a platéia me fez lembrar cenas dos clássicos filmes de Woody Allen e das velhas peças dos teatros gregos.

A competente trilha sonora também ajuda a acompanhar a volatilidade dos mercados e dos corações dos envolvidos em tudo isso.

Prepare-se para conhecer personagens muito interessantes como :

-Meia dúzia de gênios da matemática e das finanças que ganharam dinheiro percebendo a deterioração de um certo tipo de aplicação financeira que levou muitos à falência financeira e moral.

-Um Nerd inteligentíssimo que atua como um super cruncher (devorador de números e dados) que usa todo o estoque do seu conhecimento para pescar com antecedência o que estava para acontecer apenas interpretando o diário de bordo do placar do jogo.

-Um sujeito com muita capacidade de percepção dos fatos e manipulação dos mesmos a seu favor, para aumentar ainda mais a sua gorda conta bancária.

-Um angustiado simpático, integro, ético e totalmente indignado que sofreu ao perceber o que estava acontecendo com pessoas pobres e indefesas sendo enganadas por grandes bancos cada vez mais gananciosos.

-E por fim um sujeito “bom vivant” ex-banqueiro, adepto da vida e da alimentação natural, morador em local distante do nervoso centro financeiro e que atuava como Consultor do mercado e vivia um dilema constante entre suas crenças pessoais e as práticas de seus colegas.

O Filme A Grande Aposta (The Big Short) tem as seguintes avaliações, de acordo com os melhores sites de cinema do mundo :


  • 7,8 na opinião de quase 258.000 pessoas que o assistiram e o avaliaram no site IMDB
  • 8,8 e 8,7 na opinião de público e crítica que o avaliaram no site Rotten Tomatoes
  • 8,1 na média da opinião geral (público e crítica) que o avaliaram no site Metacritic

  • 8,5 em minha opinião pessoal

Crises financeiras são cíclicas, eles vão e voltam, e assistir a este filme pode te ajudar a refletir sobre as próximas crises a fim de evitar cair em armadilhas.


Veja o trailer abaixo e se puder assista ao filme :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*