Novidades

CONVERSAR É MUITO BOM, MAS ÀS VEZES, É TAMBÉM MUITO ESTRESSANTE, PRINCIPALMENTE QUANDO EXISTE MUITO CONFLITO – PARA MELHORAR SUA PERFORMANCE DURANTE CONVERSAS DIFÍCEIS USE AS 11 DICAS DESSE POST: COMO ARGUMENTAR E VENCER SEMPRE

 



 

“Como deixar de ter inimigos?

Transforme-os todos em seus amigos”

A Frase Inspiradora do dia – de Abraham Lincoln


Para ilustrar este post eu escolhi a obra de arte, a pintura :

“O Chamado de Matus” de Caravaggio.

Pintura criada pelo genial pintor italiano para celebrar a chegada de mais um século, na virada para o ano de 1599 para 1600.

A pintura retrata a história do Evangelho de Mateus – conhecida como Chamado de Mateus:

“Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me.

E ele, levantando-se, o seguiu.”

Ela faz parte de um acervo de murais que ele criou para a Igreja de São Luís dos Franceses em Roma.

Foi celebrada como um marco lançador de um novo estilo de pintura que se caracterizava pela divisão entre espaços claros e espaços escuros, representando os contrastes da vida em todos os seus sentidos, de forma visualmente metafórica.

Pare um pouco, aprecie esse quadro e identifique seus contrastes e interprete suas mensagens.


Para combinar essa ilustração esse post, escolhi como trilha sonora uma música que é muito aderente a esse quadro, criada  por um músico igualmente contemporâneo de Caravaggio : Claudio Monteverdi.

Ouça sua ópera, Orfeo!

Criada naquele tempo, inaugurou um novo estilo musical, como a primeira ópera em sua essência.

Monteverdi assim como Caravaggio (que brilhou criando a divisão entre traços e espaços claros e escuros em suas telas) usou na sua narrativa, traços contrastantes, justapondo escalas diferentes para simbolizar a vida (o momento da luz da vida) e a morte (o momento das trevas).

Vendo esse quadro e ouvindo essa música ao mesmo tempo, temos uma sensação de que essas obras, de artes diferentes, se completam de propósito.



COMO ARGUMENTAR E VENCER SEMPRE !

Argumentar, ao contrário do que muita gente pensa, não é impor ao outro seu ponto de vista de maneira agressiva com o intuito de humilhá-lo e derrotá-lo.

Argumentar é a arte de você apresentar seu ponto de vista da forma mais respeitosa e elegante que existe.

Convencer não é vencer o outro – é vencer junto com outro.

Dicas para argumentar e vencer sempre:

1-Prepare-se exaustivamente até assimilar automaticamente bem a sua argumentação – o treino torna a prática imbatível.

2- Concorde para discordar – Delegue para o outro a responsabilidade de aceitar ou rejeitar o seu argumento – Quando você escuta um argumento contrário à sua ideia e concorda inicialmente com seu oponente, o seu gesto de concordar o faz baixar a guarda, relaxar por não temer uma reação agressiva e isto abre terreno para que você exponha melhor seus argumentos mal entendidos no início.

3-Apresente seus argumentos em forma de histórias – bem contada e amarrada ao contexto uma boa história é a melhor forma de você prender a atenção do ser humano.

4-Diga sempre a verdade, antes até que seus inimigos – a verdade dita por você faz menos estragos do que revelada por seus opositores.

5-Se sua argumentação contiver pontos fracos, assuma-os antes que os outros o façam – expondo você mesmo seus pontos fracos, você tira do seu adversário a possibilidade de amplificá-los ou apresentá-los de uma forma obscura.

Uma admissão honesta de sua parte, aumenta a sua credibilidade e torna irrelevante o argumento do seu oponente, pois ele ficará sem nada para dizer, a não ser o que você já admitiu.

Ao admitir pontos fracos, coloque foco no que vai fazer para minimizá-los ou se estiverem ligados a falhas e erros, direcione seu argumento rapidamente para a lição aprendida – diga o que errou e o que fez com o que aprendeu depois.

6-Diga sempre direta e claramente o que você quer. 

Para vencer uma argumentação diga : “Eu quero isso…” As pessoas são horríveis em adivinhações ou palpites.

7-Abstenha-se de insultar. Evite o sarcasmo, o desdém, a ridicularização das outras pessoas.

Ninguém aprecia os cínicos, os críticos destrutivos, os zombeteiros, os pequenos e os mesquinhos.

O respeito pelo seu oponente além de te enobrecer, te torna superior na argumentação.

8-Use a lógica a seu favor e quando ela não lhe for favorável, use-a para alimentar a sua criatividade e a sua espontaneidade.

9-Coloque sempre o que o outro quer dentro do que você quer – todos saem ganhando quando as partes cedem de forma inteligente. Cada um cedendo um pouquinho, todos ganham um montão.

Um pai tentando resolver uma briga entre dois filhos que queriam cada um cortar o maior pedaço do bolo para si, resolveu a questão assim : deu a faca para o filho mais velho cortar o bolo e deu para o filho mais novo a chance de escolher o seu pedaço primeiro – conclusão – dividiram o bolo igualmente pela metade.

10- Leia um excelente livro sobre argumentação do autor Gerry Spence – no qual me inspirei para este post.

E por fim, lembre-se sempre de que é melhor ter a mente aberta por curiosidade do que fechada por convicção.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*