Novidades

CRUZEIRO OU ATLÉTICO – QUEM ESTÁ MELHOR NESTE PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2017? SUBSÍDIO MATEMÁTICO PARA VOCÊ DISCUTIR NAS RODAS DE FUTEBOL COM SEUS AMIGOS E PARENTES:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
“O SUJEITO ERA TÃO CRUZEIRENSE QUE NEM GINÁSTICA FAZIA, SÓ PARA NÃO TER CORPO ATLÉTICO E DAR CHANCES PARA O RIVAL” RS 

Frase inspiradora do dia – de Mauro Condé (Maluco:)


Eu adoro muito futebol. Sou neto e sobrinho de jogadores profissionais que tiveram seus tempos de glória no Cruzeiro de Minas Gerais entre as décadas de 40 e 60.

Eu sempre tive medo de que ao fazer um exame de sangue, descobrissem que eu tenho sangue azul rs ou que encontrassem uma bola de futebol no lugar do meu coração naquelas radiografias que a gente fazia antigamente.

O tempo foi passando e eu fui crescendo e acabei trocando o gosto pelo futebol pelo gosto pela matemática e estatística.

Só que como quem nasce gostando de futebol, morre gostando de futebol, eu descobri que também vive gostando de futebol e ai resolvi unir minhas duas paixões futebol e estatística e não perco uma oportunidade sequer de analisar os times e as partidas com óculos de estatístico.

Por isto, para contribuir com seu momento de relaxamento e descanso no fim de semana, resolvi compartilhar meus estudos (nada muito científico nem profundo, mas totalmente apoiado em fatos e dados matemáticos e estatísticos).

Na próxima vez que sentar com um parente ou amigo ou parente para discutir futebol, use estas informações para compartilhar com eles estes achados :


Considerando o mesmo número de jogos para cada um dos times no Campeonato Carioca de 2017 até hoje, a estatística que levantamos revela por fundamento as seguintes conclusões :

PONTOS E APROVEITAMENTO %:

O Atlético tem mais pontos (27) e melhor aproveitamento (100%) no campeonato mineiro 2017 até aqui. O Galo mineiro tem 9 jogos, 9 vitórias e nenhum empate ou derrota

O Cruzeiro com aproveitamento de 77,77% tem 21 pontos e também ainda não perdeu no campeonato, mas empatou 3 jogos além de ganhar outros 6.

Que posição do campo os dois times mais ocupam durante os jogos ?

O Cruzeiro é mais canhoto do que o Atlético pois concentra a maioria das suas jogadas pelas laterais, principalmente a esquerda – saindo com a bola dominada da lateral esquerda e indo até a ponta esquerda para armar suas jogadas.

O Atlético é mais destro, ocupa mais a lateral direita (maior concentração do lado defensivo) e ocupa mais a parte do meio do campo, pendendo suas jogadas para o lado direito.

A única exceção em termos de variação de jogadas do Galo foi no jogo contra o América onde o Galo trançou a bola de uma lateral para a outra a maior parte do tempo na altura do meio de campo.

A maior localização das jogadas funciona apenas como um GPS do passado, podendo ser que em próximos jogos os times mudem o jeito de jogar em função de novas estratégias. Por enquanto, espere o Cruzeiro jogar mais pelo lado esquerdo, o Galo jogar mais pelo miolo e lado direito do campo.

GOLS :

O Galo tem um saldo de gols melhor – seu saldo é de 19 gols, tendo feito 24 gols e sofrido 5 até aqui.

São praticamente 2,7 gols feitos por jogo até aqui.

O Cruzeiro tem um saldo de gols inferior ao do Galo (9 gols) tendo feito menos gols(16) do seu rival e levado mais gols(7) do que o mesmo.

O Cruzeiro é melhor no quesito assistências para gol, apesar de que quem tem melhor pontaria é o Galo que acerta o gol mais vezes que seu adversário.

No quesito gols, o Galo está melhor do que o Cruzeiro este ano.

Como o que decide uma partida de futebol é o gol e o time que fizer mais gols e tomar menos pula na frente dos outros, o Galo está levando vantagem pela agressividade em direção ao gol neste campeonato Mineiro até agora.

Onde o Cruzeiro acerta mais quando faz seus gols ? A maioria dos gols do Cruzeiro acontece do lado esquerdo do goleiro adversário, com predominância para a parte de baixo do lado esquerdo( do goleiro)

Onde o Galo acerta mais quando faz seus gols ? Mais da metade dos gols do Galo acontecem do lado esquerdo do gol (tendo o goleiro como referência) – Já o Galo acerta mais bolas na parte alta do lado esquerdo do gol, ao contrário do Cruzeiro que acerta mais gols na parte do alto do lado esquerdo.

FINALIZAÇÕES :

O Cruzeiro leva uma certa vantagem em relação ao Galo no quesito finalizações ao gol – tem um índice de finalizações certas maior, porém tem um índice de finalizações erradas também maior do que o seu rival, o que prova que o time erra mais gols do que seu rival.

PASSES:

O Cruzeiro troca quase a mesma quantidade de passes do que o Galo – quase 4000 passes para cada time ao longo dos jogos analisados. O Cruzeiro tem um índice de acertos de passes maior e um índice de erros de passes menor que o Atlético. Porém o Galo se não mostra eficiência, mostra mais eficácia ao converter seus passes em jogadas que terminam em gols.

Interessante : para cada 11 passes certos, o Cruzeiro erra 1 ao passe que o Galo erra 1 passe em cada 9.

DRIBLES :

Já o Galo mostra bem mais habilidade do que o Cruzeiro no fundamento Dribles – o Galo dribla mais com a bola nos pés e o Cruzeiro procura tocar rápido a bola, com poucos toques e mais velocidade nas jogadas.

LANÇAMENTOS E CRUZAMENTOS :

Em Lançamentos, o Cruzeiro é mais eficaz do que o Galo, ele  ganha no quesito maior quantidade de lançamentos certos, porém perde no quesito menor quantidade de lançamentos errados.

O Cruzeiro também cruza bem mais do que o Atlético.

DESARMES :

O poder de desarmes das jogadas é parecido, sendo que o Galo tem menos erros neste quesito do que o seu rival.

FALTAS :

O Atlético “bate” bem mais do que o Cruzeiro quando o assunto é faltas cometidas. O Cruzeiro sofre bem mais faltas do que o seu rival.

IMPEDIMENTOS :

O Cruzeiro joga mais impedido do que o Galo, analise as jogadas dos dois times e você perceberá que o Cruzeiro fica mais vezes impedido. Este dado parece ter relação com a quantidade de cruzamentos e lançamentos das duas equipes.

CARTÕES :

Cruzeiro tem um índice de cartões amarelos ligeiramente superior ao do Galo.

Detalhe – analisando os pontos corridos, o melhor time do campeonato mineiro deste primeiro trimestre de 2017 é o Atlético, ainda que as estatísticas mostrem mais eficiência do Cruzeiro na maioria dos quesitos, mas menor eficácia no quesito gols.

O que está pegando para o time Azul é o “momento de acertar a bola na casinha” – uma certa pontaria descalibrada que faz com que o time tenha menos gols feitos e menor saldo de gols que o Galo.

Outro Detalhe

Na primeira partida entre os dois este ano, por outro Campeonato, a primeira liga, o Cruzeiro saiu vitorioso. Por isto o Futebol é empolgante.


Espero que você tenha gostado da ideia de receber periodicamente uma compilação com a estatística dos seus times coração, inclusive comparativa com seu maior rival futebolístico.

Nos próximos posts, trarei uma análise de quem está melhor :

-Grêmio ou Internacional no campeonato gaúcho.

Até Lá! Bom fim de semana para você e para a sua família !

Para encerrar este post, escolhi A música  :

Galo & Cruzeiro – do excelente e jovem cantor mineiro Vander Lee (falecido recentemente) :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*