Novidades

Cultura -Obra de Arte – Pintura – Um Quadro do Goya que eu gosto muito : O Guarda-Sol – M@LuCo:)

guardasolgoya.png
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Neste belo quadro, O Guarda-Sol, tela preparatória para uma tapeçaria que tinha por função ornamentar uma das salas do Palácio Real do Prado, Goya estampa dois jovens, em primeiro plano, com uma bela paisagem ao fundo.

Os dois jovens bem vestidos, formam uma composição piramidal.

Eles se encontram no cume de uma colina.

A sensação de altura é bem convincente. Pela luz tênue que emana do quadro, é possível notar que se trata de um final de tarde.

A moça sentada sobre a relva, com suas vestes rodadas tem sobre sua saia um cãozinho preto deitado, com um laço vermelho no pescoço, que faz o papel de um amigo atento, com os seus olhinhos abertos.

Na mão direita dela podemos ver um leque fechado.

Ela usa o que parece ser um casaco de pele forrado de preto e um lenço no pescoço.

Com sua expressão faceira, é a principal protagonista da obra. A moça passa uma ideia de sorrir com os olhos para o autor do quadro.

O rapaz, de pé à direita segura um guarda-sol verde, que projeta sombra sobre os dois. Ele veste um paletó curto, um colete vermelho e traz também um lenço no pescoço. Detalhe = ele usa uma rede nos cabelos.

À direita do casal, uma pequena árvore inclinada ajuda a equilibrar a parede compacta que se ergue à esquerda da composição, enquanto cores brilhantes destacam as árvores abaixo, no segundo plano.

Uma nesga azul do céu destaca o azul da vestimenta da jovem. Eu gosto muito mesmo da forma como Goya sabia combinar as cores em seus quadros – deixando-os leves e intensos ao mesmo tempo.

O Guarda – Sol data de  1777 usa a técnica de óleo sobre tela e mede 104 x 152 cm. Está exposto no Museu do Prado, Madri, Espanha, onde eu me peguei parado, olhando para cima admirando esta incrível obra de arte.

M@LuCO:)

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*