As principais palavras-chaves das revistas desta semana, organizadas graficamente por ordem de % de citação nas revistas que eu li.
Procure priorizar suas leituras por elas, para se manter muito bem informado com pouco esforço:
Uma causa que eu defendo apaixonadamente neste blog é compartilhar para que, juntos possamos melhorar o mundo e a vida das pessoas.
Malucando pelas 15 principais revistas mundiais da semana, em perspectiva, fazendo uma espécie de “voo de pássaro” por cima de todas as suas capas e depois mergulhando profundamente pelo interior da maioria delas (no Brasil e no Mundo), descobri que, se você parasse na frente de uma banca de revistas e devorasse as 15 principais do Brasil e do mundo, acabaria resumindo sua leitura com as seguintes conclusões:
As revistas desta semana cobrem assuntos mais diversificados do que as anteriores.
Brasil
Na leitura que fiz, vi que as revistas brasileiras se concentraram em dois temas: vida pessoal, falando sobre o que salva (a fé, a medicina e a combinação das duas) e sobre o que mata (a absurda violência atual do Brasil).
O principal destaque das revistas brasileiras foi para o tema violência.
Reportagens falam sobre a violência vigente no Brasil e questionam até quando ela vai vencer. Elas mostram que o número de assassinatos no Brasil já supera o registrado em zonas de guerra, chegando a 6 homicídios por hora no país. As matérias se complementam com depoimentos de vítimas da violência. Violência absurda, descabida e imoral. Alguma coisa precisa ser feito sobre isto pelas autoridades.
A cobertura da luta do Médium João de Deus contra o Câncer foi documentada pela revista Veja que acompanhou o médium mais famoso do Brasil na luta para combater um tipo agressivo de tumor no estômago, entre consultas e sessões de quimioterapia. O médico que o atendeu lhe deu de 5 a 15 dias de vida. João de Deus dirige um dos centros de tratamento espiritual mais famosos do país e ao descobrir a doença foi tratado num hospital, o Sírio Libanês. Ele atribui a sua cura à sua crença no poder de Deus combinada com a sua crença no poder dos médicos. Ele alega não ter poderes pessoais de cura, apenas um dom de usar a fé para ajudar as pessoas, combinadas com ajuda médica. Disse que se recuperou com a combinação da fé e medicina, e recomenda que as pessoas tenham muita, muita fé mesmo e que alinhem esta fé aos cuidados da medicina.
As revistas brasileiras de negócio falam muito sobre vida corporativa e dão grande destaque para o tema da Gestão. Falam da gestão que deu errado, como no exemplo da Eletrobras que enfrenta grandes desafios para se recuperar de um prejuízo de 18 bilhões acumulados nos últimos dois anos de má gestão.
E falam da gestão que deu certo, com duas revistas dando grande destaque para o tema: a revista Exame, que mostra um Raio X da performance das maiores e melhores empresas do país e revista Época Negócios, que lança a quinta edição do seu anuário, apresentando os critérios e os prazos para avaliação.
Mundo
Internacionalmente as revistas ainda destacam as consequências da saída do Reino Unido da União Europeia – pelos balanços que li, parece que o Reino Unido poderá ter mais desvantagens do que vantagens com esta decisão. Eu aconselho uma leitura cuidadosa sobre o tema, para expurgar os exageros e as vantagens/desvantagens existentes e ainda não exploradas. As mesmas revistas que criticam não tiveram muita força na previsão deste acontecimento histórico – poucas apostavam de verdade na vitória do voto pela saída do Reino Unido. Vale a pena ler as matérias sim, mas sempre agregando suas próprias avaliações pessoais.
Já as revistas americanas tentam focar no lado bom da América mostrando o lado bom dos Estados Unidos – para investimentos, para viver,…
Portanto, para que você se informe ao máximo com o mínimo de esforço e tempo necessário para isto, grave que as revistas estão cobrindo com grande ênfase muitas coisas relacionadas a estes assuntos.
Para ser produtivo e perspicaz na sua leitura semanal, procure direcionar sua leitura para estes temas.
Meu objetivo aqui não é formar a sua opinião, apenas te informar e sinalizar sobre o mapa das principais notícias, para que você se informe e forme a sua própria opinião.
Para isto, sugiro que você procure ler as notícias acima e principalmente procure interpretá-las de acordo com o mini roteiro abaixo – procure ver do seu ponto de vista, o que poderá acontecer quanto a:
- Os cenários positivos e otimistas e os cenários negativos e pessimistas que podem ser derivados das repercussões e conseqüências destas notícias.
- Cenas dos próximos capítulos e o que você está percebendo nas entrelinhas, ainda que isto não esteja escrito nas reportagens.
- Tente prever o futuro investigando o passado, onde notícias parecidas ocorreram e quais foram seus desdobramentos, pois o futuro costuma estar escrito nas pistas do passado, em minha opinião – quando as notícias são muito semelhantes em diferentes tempos.
- Finalmente e mais importante, procure avaliar a relação e o impacto destas notícias que estão sendo mais destacados em relação à sua vida pessoal, os seus ganhos (salários e receitas), o seu emprego, a sua empresa, os seus gastos e a sua família.
Eu procurei resumir os temas da semana, dar uma nova perspectiva sobre eles e te chamar a atenção para aqueles que você deve priorizar a sua leitura para se posicionar melhor no mundo e na vida – espero que goste e que te ajude.
Veja no final as imagens de algumas das revistas que eu pessoalmente li esta semana e clique em cima delas para acessar seus respectivos sites e ler suas reportagens:
Leave a Reply