Novidades

Como sobreviver num mundo cada vez mais digital

digitalização
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
O título deste post foi inspirado numa pergunta que alguns empresários me fizeram sobre os desafios para os quais suas empresas deveriam estar preparadas em relação às tendências futuras em gestão.

Adaptem-se ao novo mundo digital, foi a minha resposta.

Hoje em dia, além de dominar os critérios e os parâmetros da excelência em gestão vigentes, é importante que os empresários direcionem o quanto antes e de forma mais profissional possível suas carreiras e suas empresas para o mundo digital.

Transformem suas empresas atuais em centros de excelência em matemática, estatística e computação!

Pessoalmente, procurem se reciclar, atualizando seus conhecimentos básicos e fundamentais nestas áreas e procurem alinhá-los à sua capacidade técnica e à sua intuição.

O mundo está caminhando a passos largos para a digitalização total, desde a internet das coisas até a invasão da robótica nos negócios.

Neste novo cenário, o conhecimento e o domínio de algoritmos (códigos de programação de computadores) e regras matemáticas de processamento de informação serão vitais para o seu sucesso e para o sucesso da sua empresa.

O uso de algoritmos, antes um luxo, se transformou numa necessidade para a geração de diferenciais competitivos que integrarão todos os dados disponíveis em todos os cantos da empresa e da sociedade em análises inteligentes através de grandes sistemas como o big data, por exemplo.

Os algoritmos ganharam o status de importância similares ao lucro, ao crescimento, à produção de bens e serviços.

O mundo, a sua vida, a sua empresa serão cada vez mais invadidos por sensores, computação na nuvem, dispositivos móveis, banda, larga, big data e robôs. Estas tecnologias, cada vez mais disponíveis serão facilitadas pela execução em computadores cada vez mais velozes, com uma incrível capacidade de resolver problemas difíceis, fazer previsões futuras e até detectar padrões de comportamento.

Amazon, Google, Facebook, Netflix, Uber e Apple são alguns grandes exemplos destas mudanças – são empresas que giram em torno de algoritmos matemáticos e estatísticos.

Adequar-se a este cenário digital e aprender a navegar dentro dele é fundamental, pois todo dia sua empresa será ameaçada por novos concorrentes que do nada poderão criar um aplicativo simplificado e tornar sua empresa em obsoleta.

Empresas que não incluírem a digitalização total em suas estratégias, que não digitalizarem suas gestões tendem a ficar em sérias dificuldades num futuro breve.

Empresas que, no passado, não deram atenção à mudança requerida pela tecnologia quando ela disparava o alarme da necessidade, acabaram por perder grandes fatias de seus negócios, como foi o caso da Motorola que foi superada pela Nokia quando não enxergou o momento da transição da tecnologia analógica para a digital e depois a própria Nokia quando ela mesma cochilou em cima dos seus próprios avanços e cedeu seu espaço para concorrentes mais ágeis tecnologicamente.

Transforme sua empresa atual num centro de inteligência e de excelência em matemática, estatística e computação da forma mais ágil possível e gerencie sua empresa de forma a migrá-la do seu atual estado tecnológico para um novo estado mais digital e competitivo.

Para transformar sua empresa e encaixá-la num espaço dentre deste mercado digital emergente, eu sugiro que você procure:

  • Modificar sua infra-estrutura física e tecnológica para que tanto suportar sua estratégia para os próximos anos e os processos operacionais que suportem tanto suas atividades comerciais quanto operacionais e financeiras.
  • Crie uma nova equipe interna responsável pela digitalização de sua empresa – recrute no mercado os melhores líderes digitais para que liderem a iniciativa.
  • Inclua a atração de executivos jovens, da nova geração nascida já dentro da tecnologia emergente.
  • Treine sua força de trabalho interna de forma a torná-la mais digitalmente orientada.
  • Mude sua empresa para o campo da competição digital e tire vantagem desta mudança, antecipando tendências, analisando seus clientes em várias dimensões e produzindo produtos e serviços mais modernos e inteligentes.
  • Faça acordo com Universidades e atraia alunos talentosos nesta área para trabalhos de pesquisa e desenvolvimento.
  • Gradativamente, reduza seu investimento e seus custos no negócio atual e migre-os de forma inteligente para um negócio mais digital.
  • Exija que toda a sua liderança abrace a ideia de uma empresa mais digital tanto em seus processos principais quanto nos de apoio.
  • Faça da digitalização a maior prioridade das agendas de seus executivos e transforme a sua empresa para atualizá-la para enfrentar os novos tempos que estão batendo nas portas.

Gostou deste artigo? Leia também: Conheça a técnica crucial para aumentar vendas reduzindo a zero as objeções dos clientes

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*