Novidades

Eu ajudo pessoas diferenciadas a se atualizarem de um jeito rápido e relevante … Para você se destacar em rodas de conversa com colegas de trabalho, de escola e com parentes – uma síntese comentada sobre o que de mais importante está acontecendo no país e no mundo (como está e pra onde vai o câmbio/dólar, a taxa de juros, a Bolsa de Valores, o custo do dinheiro, o crescimento da economia, a evolução da atividade econômica e da balança comercial,…) e como isto vai afetar a sua vida e o seu dia a dia: leia aqui : 

Contribuir para Você se tornar, cada vez mais, uma pessoa melhor e de mais sucesso, tanto no âmbito profissional, quanto no âmbito pessoal!

Esta é a minha missão na vida e na tentativa de colocá-la em prática, criei a síntese sumarizada abaixo sobre aqueles indicadores mais importantes e relevantes com poder de afetar a sua vida em geral.

Eu espero que ao final da leitura (preparada para te gerar contato com um melhor conteúdo no menor tempo de leitura necessário) você possa ter feito um voo de pássaro por cima do que mais importa para seu processo de tomada de decisões diárias.

Os temas foram abordados dentro da ordem hierárquica – de acordo com a importância deles na influência dos fatos e dados que possuem poder mudar a sua vida :

TAXA DE INFLAÇÃO – IPCA:

Começo a síntese pela análise da inflação, de longe e por todos os tempos, a notícia sobre a qual você precisa ter os dados atualizados na palma da mão.

Durante os últimos anos, a inflação foi a pior e mais triste notícia na vida de todos nós.

Mas ao longo deste ano de 2023, ela tem se comportado de forma mais positiva, ainda que esteja acima da meta desejada para uma boa governança do país.

O Ipca 15 (espécie de prévia da inflação) está no patamar de 0,21% para outubro.

A inflação de alimentos está em queda – principalmente alimentos para consumo dentro de casa, comprados nos supermercados, onde se destacam a variação para baixo nos preços da carne, da cebola, do feijão e da batata, ajudando a puxar a inflação para baixo.

Na contramão desta baixa estão produtos como azeite (se você compra azeite regularmente, deve ter tomado um susto), o tomate, o morango e a cenoura e também a alimentação fora de casa (em bares e restaurantes).

A baixa do preço dos alimentos provoca do outro lado a alta do consumo, ainda que a renda dos brasileiros não tenha sofrido elevação.

O motivo para a variação dos preços dos alimentos está nas épocas de supersafras, aumento da produção da carne.

Já este mês os custos do transporte, habitação e saúde apresentaram elevações.

Abaixo, um giro pelo que mais importante você precisa saber sobre a inflação para gerenciar melhor a sua vida e o seu trabalho e seus estudos:

Ultimamente a inflação no Brasil tem oscilado com viés de queda ao longo do ano.

A meta anual do país é ter uma inflação ao redor de 3% aa

Veja a Taxa % da Inflação no Brasil durante os seguintes períodos:

2021 = 10,06%

Últimos doze meses = 5,19%

2022 = 5,79%

2023 (Jan até Set) = 3,50%

Setembro =0,26%

COMO USAR A ANÁLISE DOS DADOS DA INFLAÇÃO PARA GERENCIAR MELHOR A SUA VIDA :

A inflação afeta seu bolso das piores formas – o mundo em que vivemos é regido pela lei da oferta e da procura e por isto, todo e qualquer produto aumenta de preço quando sua oferta é baixa ou cai e a procura aumenta:

… queda da oferta e aumento da procura = alta do preço.

… aumento da oferta e queda da procura = baixa do preço.

Para gerenciar melhor os efeitos da inflação no seu bolso, procure saber como anda o nível de oferta e procura dos itens que você quer comprar e sempre busque aqueles cuja safra ou produção esteja em alta.

Procure por itens alternativos quando os preços ficarem proibitivos.

E também trabalhe para aumentar a sua receita de alguma forma, seja por meio de trabalhos extras ou por meio da criação de alguma pequena empresa em torno do seu sonho.

TAXA DE JUROS – SELIC:

Vemos uma tendência de queda nos juros oficiais do Brasil, depois do Banco Central anunciar queda de 0,5 % duas vezes seguidas, após as últimas reuniões do Copom.

Veja a Taxa % de Juros atual no Brasil:

Juros nominais 12,25%

Juros reais (Juros Nominais (12,25%) – Taxa anual de Inflação(5,79%)=  6,46%

– pela lógica, a taxa de juros nominais no Brasil deveria ser de 6,47% e não 12,25%, como fixado pelo Banco Central, porém ela é fixada acima para segurar as expectativas de aumento de preços futuros e isto, apesar de ser ruim principalmente para as empresas, parece ser uma prática para o combate da inflação.

Juros “de proteçao” (Juros Nominais (12,25%) + Taxa anual de Inflação(5,79%)= 18,71%

-o cálculo de juros de proteção serve de base para eventuais negociações onde você ou sua empresa necessitem preservar valores em linha com a taxa de juros x inflação do momento.

CUSTO ATUAL DO CRÉDITO – CUSTO DO DINHEIRO NO BRASIL:

O Custo do crédito, custo do dinheiro no Brasil tem-se mantido em patamares elevados, tanto empréstimos e financiamentos para pessoas físicas quanto pessoas jurídicas e as consequências do aperto do crédito com as taxas de juros lá no alto acabam respingando na alta da inadimplência geral no país.

Veja as taxas % das principais modalidades de crédito – praticadas pelos bancos oficiais e privados para financiamentos de empresas brasileiras:

Taxa de Juros média geral no Brasil atual= 26,40%

Taxa de Juros – Conta Garantida (~cheque especial para empresas)= 45,53%

Taxa de Juros – Factoring= 43,00%

Taxa de Juros – Capital de Giro= 33,28%

Taxa de Juros – Desconto de Duplicata= 26,84%

COMO USAR OS DADOS DA TAXA DE JUROS PARA GERENCIAR MELHOR A SUA VIDA :

… procure ter um orçamento equilibrado com cerca de 80% das despesas totais sbre os 100% das suas receitas.

… tente fazer uma poupança (com investimentos em aplicações com maiores rendimentos e menores riscos) a partir dos 20% que você conseguir poupar.

… procure ter um fundo de reserva num valor em torno de 6 meses da soma das suas despesas (e não receitas) mensais … fazendo isto você monta um colchão de proteção financeiro para quaisquer imprevistos na sua vida.

… evite se endividar ao máximo e quando isto for muito necessário (todo mundo precisa de dinheiro empestado de vez em quando na vida) … então pesquise alternativas com taxas menores e prazos maiores para pagamento de suas dívidas e fuja correndo de dívidas com cartão de crédito – principalmente compras à prazo parceladas – é melhor segurar a ansiedade e juntar o dinheiro para comprar o bem à vista, mais na frente (o que te fará ter ganhos financeiros relevantes).

… em caso de inadimplência e incapacidade temporária de pagamento das dívidas (aproximadamente 80% das famílias brasileiras encontra-se nesta situação) … use o seu poder como cliente para negociar e renegociar o pagamento com seus credores – eles sempre vão preferir renegociar valor e prazo e receber o que é justo e devido, do que ficar sem receber nada.

Caso você tenha ou administre uma empresa – siga estas dicas

  • nunca se endivide contratando recursos de terceiros de curto prazo (dívidas e financiamentos bancários) para investir em ativos de longo prazo (como prédios, imóveis, bens de capital) – porque esta conta no tempo não fechará nunca – quanto mais curto o prazo da dívida e mais longo o retorno do dinheiro aplicado na empresa, pior a situação.
  • se sua empresa estiver endividada, procure vender ativos não necessários no curto prazo
  • renegocie, renegocie e renegocie de novo com bancos e financeiras – implore por prazos mais longos e descontos nos valores.
  • tenha um plano para aumento de receitas e outro para redução de custos(ainda mais forte)
  • Reduza sem dó os custos fixos (que de fixos só possuem o nome), uma vez que os custos variáveis variam de acordo com as receitas (as comissões, despesas de fretes, combustíveis,… como custos variáveis sobem e descem na mesma proporção das vendas !!!
  • mire mais sua redução nos custos fixos.
  • nunca deixe que no seu demonstrativo de resultados, o saldo de lucro operacional seja menor do que o saldo das despesas financeiras (juros pagos sobre empréstimos) – isto pode ser um péssimo sinal de saúde financeira da empresa.

EVOLUÇÃO DAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL

… se você tem ou administra uma empresa, adote os seguintes cuidados :

Veja a variação percentual das principais aplicações financeiras baseadas em:

Renda Fixa … taxa Selic … CDI… 13,41% nos últimos 12 meses e 11,22% no ano de 2023

Renda Variável … Dólar … -2,42% nos últimos 12 meses e -7,64% no ano de 2023

Renda Variável … Bolsa … -2,48% nos últimos 12 meses e 8,69% no ano de 2023

VARIAÇÃO DO PIB – CRESCIMENTO DA ECONOMIA NO BRASIL :

Em 2020 … -3,3%

Em 2021 …  5,0%

Em 2022 … 2,9%

Em 2023 … em torno de 3% estimado

TAXA DE DESEMPREGO NO PAÍS

Taxa atual de desemprego : 7,7%

PRODUTIVIDADE ATUAL DO BRASIL :

Em queda, devido a baixa quantidade e qualidade de investimento do país em Educação nos últimos trimestres.

RIQUEZA GERAL NO BRASIL :

Em alta, devido ao esforço das empresas públicas e privadas para investimento em tecnologia.

DICA PARA VOCÊ USAR OS DADOS DO CRESCIMENTO DA ECONOMIA, NÚMEROS DO PIB PARA GERENCIARA MELHOR A SUA VIDA:

… O crescimento econômico é o sonho de todo país sério e com potencial como o Brasil.

… É o crescimento do PIB o grande motor do aumento da oferta de empregos, aumento da renda e oportunidade de crescimento tanto para pessoas físicas quanto pessoas jurídicas.

… Tanto para pessoas físicas quanto para empresas (pessoas jurídicas) busque um aumento de receitas equivalente a 2 ou 3 vezes a taxa de crescimento do PIB … ou seja almeje um crescimento de receitas entre 6% e 9% ao longo de um ano – este número é a média do que é colocado no planejamento estratégico empresarial. Recomendo e acho atingível … use sempre sua criatividade para criar inovações

SÍNTESE DA ATIVIDADE ECONÔMICA RECENTE NO BRASIL:

INDÚSTRIA

Em R$ … VARIAÇÃO DE -0,5%

Em Volume … Variação de 0,1%

COMÉRCIO

Em R$ … Variação de -0,2%

Em Volume … Variação de 0,5%

SERVIÇOS

Em R$ … Variação de -0,9%

Em Volume … Variação de -0,2%

A atividade econômica no Brasil tanto para Indústria, Comércio ou Serviços ou tem estado parada ou até caminhando para trás (com taxas % negativas de crescimento).

O governo e os empresários precisam acordar para a necessidade de virar este jogo urgente.

DADOS ATUALIZADOS DA BALANÇA COMERCIAL DO BRASIL EM R$BILHÕES

Exportação … 29.484

Importação … 20.525

Superávit     …  8.959

EVOLUÇÃO DIÁRIA DO CÂMBIO E DA BOLSA DE VALORES NO BRASIL

DÓLAR

Queda de 10% na comparação do valor do dólar de hoje (R$4,90) X Dólar no seu maior valor do ano até aqui (R$ 5,45 em 04 de janeiro de 2023).

A taxa de câmbio ( medida a partir do valor diário do dólar ) sempre terá comportamento volátil – subirá em alguns dias e cairá em outros – o importante é ficar de olho na tendência de longo prazo e neste quesito a variação do dólar neste ano tem seguido uma curva descendente, como explicado na linha acima.)

BOLSA DE VALORES

Alta de 21,55% na comparação do valor da Bolsa em pontos hoje (119.031 ptos) X o menor valor da Bolsa em pontos neste ano (97.926 em 27 de março de 2023)

O movimento da Bolsa de Valores ( medido a partir do valor diário sua variação em pontos ) sempre terá comportamento volátil – subirá em alguns dias e cairá em outros – o importante é ficar de olho na tendência de longo prazo e neste quesito a variação da Bolsa de Valores Brasleira neste ano tem seguido uma curva ascendente, como explicado na linha acima.

Tanto o Dólar quanto a Bolsa estão na categoria de renda variável e como o nome indica, terão oscilações diariamente – procure se informar sobre os acontecimentos do dia, para surfar dentro da onda do mercdo financeiro, sempre à favor da onda e nunca contra.

TOP 05 EMPRESAS COM MAIOR VALORIZAÇÃO NA BOLSA HOJE

TOTVS, Malagu, Embraer, Azul e Casas Bahia com variação média em torno de +4,09%

TOP 05 EMPRESAS COM MENOR VALORIZAÇÃO NA BOLSA DE HOJE

Dexco, BRF, Raízen, Arezzo e Petrorecsa com variação negativa média em torno de -6,10%

COMPORTAMENTO DAS COMMODITIES (PRODUTOS E INSUMOS BRASILEIROS) NO DIA DE HOJE:

Commodities Agrícolas : como seus preços foram comercializados hoje :

Ligadas ao nosso Café da Manhã:

Café – em baixa

Açúcar – em baixa

Leite – em alta

Manteiga – em alta

Queijo – em alta

Laranja e Suco de laranja – em baixa

Trigo e Pão – em alta

Cacau – em alta

Ligadas ao nosso almoço e jantar:

Arroz – em baixa

Feijão – em baixa

Milho – em alta

Soja – em baixa

Óleo de soja – em baixa

Batata – em baixa

Cebola – com preço estável

Boi – em alta no Mercado Futuro – alta da @ do boi até jan 24

Boi – em baixa no Mercado atacadista, de acordo com o comportamento dos seguintes cortes:

Em baixa – contra-filé, patinho, coxão mole e alcatra

Estáveis – dianteiro com osso, traseiro com osso e ponta de agulha

Em alta – acém, lagarto e coxão duro

Boi – está sendo comercializado com oscilações no dia de hoje no mercado varejista e com preços com tendência apontada para queda.

Frango – em baixa

Porco – Em baixa

Ovo – em estabilidade

Mandioca – em estabilidade

Madeira – em baixa

Commodities de Energia:

Mw/h – em baixa

Petróleo – em baixa no mercado mundial (preço do barril variando em torno de 80US$)

Gás GLP – em baixa – preço nacional médio de R$101,50 – o botijão de 13kg

Gasolina – em baixa – preço nacional médio de R$5,65

Etanol – em baixa – preço nacional médio de R$3,56 (~63% o valor do preço da gasolina)

Diesel – em alta – preço nacional médio de R$6,13

Commodities Minerais:

Minério de Ferro – em alta

Aço – em Alta

Cobre – em baixa

Ouro – em baixa

Prata – em alta

Platina – em baixa

Chumbo – em baixa

Alumínio – em baixa

Manganês – em alta

Níquel – em baixa

Lítio e Cobalto – voláteis com tendência de alta

Estanho – em baixa

Zinco – em baixa

E VOCÊ SABE DIZER COMO ANDAM AS CONTAS DO GOVERNO FEDERAL ? NÃO! VEJA ABAIXO UM BALANÇO DE JANEIRO ATÉ SETMBRO EM BILHÕES DE REAIS:

+ Receitas Brutas Totais = + R$ 1.742

+ Receitas Líquidas = + R$ 1.410

Despesas Totais = – R$ 1.502

= Saldo Negativo = = R$ 93

Resumo do que eu ouvi nos principais Podcasts de Economia do País:

Ibovespa engata alta na carona do anúnico da ata do Copom (Política Monetária do Banco Central) – que anunciou a segunda queda consecutiva da taxa de juros no Brasil, uma boa notícia para o presente, com uma mensagem de alerta para o governo não deixar de cuidar da meta fiscal no futuro.

O mundo comemora o retorno da credibilidade do Banco Central americano – o FED – o que vem causando um boom nas bolsas mundiais por causa da previsão da possível redução dos juros lá pelas bandas dos Estados Unidos, reduzindo o fantasma do medo da alta da inflação galopante nos maiores países do planeta.

O Agronegócio brasileiro registrou ter sido afetado pelos efeitos dos extremos climáticos da última década – com quedas acentuadas de produção e receitas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste (afetadas pelas fortes chuvas e Norte e Nordeste – pela forte seca durante o estágio do fenômemo climático El Ninho, que produz o efeito contrário do La Ninha. Os extremos climáticos têm tido poder destrutivo na economia, tanto no aumento da inflação ao afetarem as safras, reduzirem as ofertas, aumentarem os preços diante de procuras igualmente aumentadas.

Manchetes de Jornais no Brasil neste dia 8 de novembro de 2023:

Ao folhear os jornais de hoje, dê prioridade e faça uma parada em cima destas notícias e analise o impactos (positivos e negativos) que elas podem ter na sua vida diária:

  • A aprovação da Reforma Tributária pela CCJ e seus próximos passos – com alguns avanços, a Reforma Tributária deverá ser aprovada, porém longe do ideal e será implementada em longo prazo ainda.
  • Crise Política em Portugal com queda do 1o. Ministro por suspeita de corrupção
  • O relacionamento entre o Presidente Lula e o Ministro Fernando Haddad e seus discursos divergentes sobre o cumprimento da Meta Fsical, leia tentando separar o joio do trigo e não ficar com o joio.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*