Novidades

Cinematerapia – O Psiquiatra e Professor de Harvard … o Dr. H. Benson … recomenda em seu livro “A Resposta do Relaxamento”… que a melhor estratégia para aumentar a saúde mental é : interromper um grande stress no auge do seu pico máximo e levar seu corpo e sua mente para uma atividade relaxante e prazerosa … para fazer algo que te relaxa e te faz sentir melhor dentro de você mesmo … e depois desta pausa estratégica voltar para encarar o stress que antes te adoecia, de maneira mais forte e revigorante …. seguindo suas sábias palavras, eu criei o “Cinematerapia” – posts com objetivo de te te proporcionar experiências positivas com dicas de filmes inesquecíveis para você derrubar seu stress e fugir parcialmente para um momento de relaxamento único, como o indicado abaixo – veja o filme:

Minha dica de cultura, dica de cinema de hoje vai para o filme:

“A TABACARIA”.

Filme que conta a história do jovem Franz e seu conselheiro e mentor, o velho Dr.Freud.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

A vida,às vezes, se assemelha com um imenso e profundo lago de águas verdes, onde mergulhamos e nos deparamos com pequenos obstáculos diários, como aqueles cacos de vidro soltos que são jogados nos lagos.

A gente pode descartar o caco de vivo para tentar se livrar do problema ou transformá-lo em amuleto para uso durante momentos mais difíceis adiante, servindo como instrumento de apoio.

Assim faz Franz, o protagonista dessa história curiosa que ainda garoto, encontra um pequeno caco de vidro dentro de um lago e passa a carregá-lo como amuleto da sorte.

Um amigo da mãe dele, nesse mesmo dia, pula no lago para um mergulho fatal, pois acaba atingido por um fenômeno da natureza.

No dia do enterro do velho, a mãe de Franz lhe comunica sua decisão de enviá-lo para Viena, onde um outro velho amigo, dono de uma tabacaria o acolheria, daria emprego, moradia e comida.

Contrariado, em princípio, Franz quase perde o trem de ida, mas acaba embarcando no que seria a maior viagem da sua vida.

Durante anos, ele detalha para a mãe, em cartas e cartões postais, o aumento do seu estranhamento para com a vida, à medida que o ser humano cresce.

Ele descobre, através das próprias experiências, que o ser humano quando criança tem mais maturidade do que quando adulto, e que quando cresce passa a agir de forma infantil e agressiva para com seu próximo.

Ao longo dessa viagem, faz várias descobertas sobre si mesmo, seu corpo, seu espírito e sua alma.

Ele vive num dos piores períodos da História do mundo, no fim dos anos 30, quando tristes acontecimentos se sucedem na Alemanha e logo atingem toda a Europa.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Logo que chega, descobre que várias pessoas vizinhas ao seu novo local de moradia e trabalho, vivem a atacar a tabacaria, mostrando a intolerância dos simpatizantes de Hitler e do nazismo, ativos em Viena. E não perdoam quem acolhe judeus e comunistas, entre eles o proprietário e os clientes da tabacaria.

O mais famoso dos apreciadores de charutos na cidade e frequentador assíduo da tabacaria é um judeu, um tal de Professor Sigmund Freud.

Franz descobre em Freud um importante laço afetivo para tentar descobrir mais sobre si mesmo.

O grande ator Bruno Ganz, falecido recentemente, interpreta o fundador da Psicanálise, dando a ele calor humano e grande sabedoria.

Freud vê em Franz um espelho de sua própria juventude e Franz busca em Freud a explicação para sonhos e acontecimentos reais que não sabe explicar.

Aconselhado pelo mestre e professor, Franz descobre o amor da sua vida, que vive indo e voltando de forma misteriosa e inquietante.

O filme é baseado no romance do escritor austríaco Robert Seethaher, bestseller na Alemanha.

O filme aborda como era praticada a política da época, numa cidade que aos poucos foi envolvida na guerra, o que obriga Franz a fazer escolhas difíceis na vida e lutar contra suas consequências, muitas vezes negativas.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Franz ouve dizer que Freud trata de pessoas malucas e ao longo de sua jornada na vida, tente se aproximar do seu mestre e conselheiro, que lhe dá 3 ótimos remédios mentais para lidar com as dores da vida.

Talvez esse não entre para a sua lista de melhores filmes já assistidos na vida, mas com certeza você se lembrará dele como um filme comovente, inspirador e dono de um fotografia, cenário e figurinos de encher os olhos.

  • A Tabacaria merece uma nota 8 … em minha opinião e está disponível no streaming da Amazon

Veja o trailer do filme:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*