Novidades

Existem 100 clássicos da Literatura que todo mundo deveria ler antes de morrer. Para aqueles que desejam acelerar essa façanha, preparei uma série de experiências positivas incríveis – com resumos especiais dos melhores de todos esses 100 livros . Periodicamente, publicarei esses resumos aqui no blog, especialmente para você, prezado(a) leitor(a) – Leia hoje o resumo da obra clássica : “A Divina Comédia” de Dante Alighieri

“Viver nada mais é do que

uma corrida para a morte”

A Frase inspiradora de hoje

de Dante Alighieri


Olá ! A minha maior causa na vida e o meu maior propósito com o Blog Do Maluco é contribuir para que você, leitor(a) se sinta uma pessoa ainda melhor do que já é.

Quero muito contribuir para aumentar o seu valor pessoal e profissional.

Quero muito contribuir para que você possa desenvolver o seu potencial ao máximo, publicando durante a semana posts de conteúdo inteligente e relevante sobre como atingir a excelência na gestão da vida, da carreira e das empresas.

Nossos inimigos em comum são o stress, o tédio, a monotonia, a rotina e falta de tempo do dia a dia. Para combatê-los procuro publicar nos fins de semana, dicas que te inspirem a cuidar ainda mais da sua saúde física e mental.

Você uma pessoa cada vez melhor é a grande causa pela qual trabalho apaixonadamente na vida.


Minha dica de cultura, recomendação de leitura de hoje vai para a famosa obra clássica :


A Divina Comédia de Dante Alighieri,

escrita provavelmente entre 1307 e 1321


Sinopse da obra:

“Poema épico e obra-prima de Dante Alighieri, que começou a escrevê-la provavelmente por volta de 1307, concluindo-a pouco antes de sua morte, em 1321.

A obra é um poema narrativo de cunho teológico rigorosamente simétrico e planejado, que mostra a longa viagem do personagem principal pelo Inferno, Purgatório e Paraíso.

Cada etapa dessa jornada é descrita com detalhes quase visuais.

Dante, o personagem principal, é guiado no Inferno e no Purgatório pelo poeta Virgílio, enquanto é Beatriz, sua musa inspiradora, quem o guia no Paraíso.”

Fonte da sinopse acima : Coleção Folha de Literatura.


Essa é uma obra clássica da literatura mundial, divido em três livros que juntos formam a obra de Dante Alighieri, a eterna e mundialmente conhecida Divina Comédia.

Confesso que quando a li fiquei encantado, mesmo achando diferente a forma de escrita erudita.

Acabei me encantando ainda mais pela obra quando vi o que Salvador Dali fez inspirado nela.


Dante estruturou a história de forma a contar a trajetória de vida do protagonista da seguinte forma :

Em cada livro, contou as passagens vividas em lugares distintos (o inferno, o purgatório e o paraíso).

Cada uma das três partes desse grande poema (Inferno, Purgatório e Paraíso) está dividida em 33 cantos, com mais um a título de introdução, a obra soma 100 cantos, número que significaria a perfeição da perfeição.

Além do próprio Dante, três são os personagens principais: Virgílio, guia no inferno e purgatório, Beatriz guia no paraíso terrestre e um Santo, guia nas esferas celestes.

Vários artistas (escritores, músicos, pintores, escultores, filósofos,…) se inspiram na Divina Comédia para criar suas próprias obras relacionadas com o tema.

Entre estes trabalhos, os meus preferidos são as músicas de Franz List e uma coleção de pinturas de Salvador Dali.


Veja um breve resumo de cada livro :


1) Inferno :

Em plena metade de sua vida, Dante se vê perdido em uma floresta escura e percebe que sua vida tinha deixado de seguir o caminho certo.

Preocupado e tentando voltar para seu mundo e escapar da selva, ele avista uma distante montanha, que imagina ser a sua salvação.

Chega até ela e lá é ferozmente impedido de escalá-la por três grandes feras, um leopardo, um leão e uma loba.

Triste, deprimido e já pensando em desistir, o personagem se assusta com a súbita presença de Virgílio, um poeta da antiguidade que ele muito admira.

Virgílio então se oferece a guiá-lo por um atalho para sair dali.

Durante a caminhada, Dante descobre que o encontro com Virgílio não tinha sido mero acaso. Ele tinha sido invocado por Beatriz, mulher por quem Dante havia se apaixonado ainda na infância, aos oito anos de idade.

Beatriz desceu do céu e foi ao Limbo à procura de Virgílio para salvar seu amado.

Virgílio traça uma estratégia para ambos tentarem passar pelo centro da terra, saindo dos portais do inferno, passando por um mundo subterrâneo até chegarem na porta do purgatório, de onde partiriam para a entrada no céu.

Sem hesitar, Dante segue Virgílio que além de guia, vira seu protetor por uma travessia por nove círculos do inferno, aproveitando para mostrar como os diferentes pecados do mundo são expurgados.

Passam por rios infernais, cidades povoadas por monstros e demônios até chegarem ao centro da Terra, onde Dante encontra Lúcifer.

Depois desse encontro medonho, ambos escapam do inferno e seguem por um caminho subterrâneo que os leva até o outro lado da terra, onde é possível ver novamente o céu e as estrelas.


2) Purgatório :

Tão logo conseguem sair do inferno, Dante e Virgílio se encontram diante de uma alta montanha, conhecida como o purgatório.

Na base da montanha, passam pelo ante-purgatório, uma espécie de estacionamento da época, onde todos aqueles arrependidos de seus pecados aguardavam uma oportunidade para acessar o purgatório, na busca de uma nova chance.

Passados os dois níveis do purgatório, Dante e Virgílio  atravessam um novo portal e começam outra aventura, escalando a montanha cada vez mais alta.

Passam por sete terraços, em forma de grandes degraus, cada um mais alto que o outro, onde são expurgados em cada um dos sete pecados capitais.

No final do purgatório, Dante segue seu caminho sem Virgílio, dessa vez, acompanhado por uma anjo que o leva através de uma espécie de fogo que separa a segunda etapa da jornada, que é purgatório da terceira, que é o paraíso.

Dante se alegra ao rever Beatriz nesse trecho da jornada e se purifica, imerso nas águas do rio Letes para poder prosseguir seu caminho.

Sua meta é subir até as estrelas.


3) Paraíso:

O paraíso é separado por duas partes

– uma material, que copia o modelo cosmopolitano de Ptolomeu e se caracteriza por nove círculos formados pelos sete planetas (Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno).

-a outra espiritual (sem matéria).

Caminhando pelo paraíso Dante percebe Beatriz olhando fixamente para o sol e ambos são alçados aos céus.

Eles passam por vários céus do paraíso e encontram alguns personagens famosos como alguns santos e um imperador.

Ao chegarem no céu de estrelas fixas, Dante é interrogado pelos santos sobre suas posições morais, religiosas e filosóficas.

Continua sua caminhada e vai parar no céu cristalino, onde adquire super poderes visuais que o fazem compreender os significados do mundo espiritual. Lá ele descobre os nove círculos angélicos que giram em torno de Deus.

Assim que recebe a visão da Rosa Mística, Dante e Beatriz se separam e ele tem a oportunidade de sentir o amor divino que emana de Deus, aquele amor que move o sol e todas as estrelas.


Veja a capa dos 3 livros que compõem a obra completa :

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+


Veja abaixo uma pequena amostra de uma grande obra de arte – algumas das melhores gravuras entre as 100 que foram produzidas pelo pintor espanhol Salvador Dali para homenagear o escritor italiano Dante Alighieri, duas obras primas correlacionadas entre si e separadas por séculos uma da outra.

As pinturas da Divina Comédia de Dali são imperdíveis.

Essa série de aquarelas do pintor espanhol, uma para cada um dos 100 cantos que compõem a obra-prima do italiano Dante Alighieri

Seguindo a estrutura do livro, as ilustrações foram organizadas em três grupos, que remetem à viagem de Dante por três reinos: Inferno, Purgatório e Paraíso.

De todas as 100 pinturas, todas incrivelmente excelentes, a minha preferida é aquela que representa uma das passagens pelo purgatório, em que anjos abrem gavetas do próprio corpo.

Nela, um anjo olha para gavetas que se abrem em seu corpo, que revelam o seu interior, o mundo subconsciente que Dali pintou magistralmente (e transformado em escultura entalhada que pode ser vista nas exposições dessa obra pelo mundo).

Eu associei essa imagem com os armários psíquicos que todos os seres humanos carregam dentro de si e que de vez em quando  abrem sempre que algo os perturba, muitas vezes como forma de auto defesa.

A figura é um bom exemplo de como o pintor espanhol pensou a dimensão intermediária entre o paraíso e o inferno.

Como espaço de transição, ele colocou no purgatório as dúvidas do homem, vários elementos simbólicos que vão identificar sua iconografia, as muletas, as cabeças, os corpos moles.

Geniais – A obra literária e a série de pinturas!



Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de uma música que eu mais ouvi enquanto lia a Divina Comédia – por alguma razão oculta – eu a associo com o livro e a história :

Ouça :
George Harrison – My Sweet Lord


Clique aqui para baixar gratuitamente essa obra direto do site dominiopúblico.gov.br

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*