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Como não enervar as pessoas que trabalham com você

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A energia de uma empresa não é apenas o resultado da iluminação dos prédios e plantas industrias que a compõem. O nome disso é energia elétrica.
A energia de uma empresa vai além: passa por um tipo de energia ainda mais vital para a sua empresa – a energia humana.
A energia humana de uma empresa é a força gerada pelo entusiasmo e motivação dos seus funcionários.
A energia humana é resultado da força positiva gerada pelas pessoas de cima para baixo, de baixo para cima e para os lados.
Chefes, pares, colegas e colaboradores ligados hierarquicamente possuem diferentes níveis de energia e um costuma interferir no aumento ou na queda da energia do outro ou da equipe.

Pare e pense no seu ambiente de trabalho – como flui a energia humana por lá?

Como são as pessoas com as quais você lida diariamente e como elas enxergam a sua energia pessoal?

Em algumas empresas em que os chefes adotam o estilo ultrapassado da gerência pela “esporrologia” a tendência é a energia ser baixa com o chefe tentando obter adesão pelo medo e pela ameaça. Felizmente este ambiente está cada vez mais em desuso atualmente.

Em outras empresas, com tendência cada vez maior, os chefes adotam um estilo mais energizador voltado para conseguir a adesão através do diálogo, do debate, do envolvimento e da opinião dos colaboradores – isto pode parecer contraproducente na teoria, mas na prática é um baita reforço para a produtividade e a motivação geral.

Equipes em que os chefes são energizadores têm sempre mais resultados do que aquelas em que os chefes não o são. Chefes e líderes energizadores costumam ter melhores resultados no geral, financeiros, técnicos e operacionais. Eles são mais envolventes, mais dinâmicos, promovem a verdadeira gestão participativa e traduzem tudo isso em aumento de desempenho geral.

Energizadores são pessoas de alto astral, bom humor, super decididas e comprometidas em tirar dos outros o melhor que eles têm para dar da forma mais humana e positiva possível.
E os energizadores não estão presentes e são necessários apenas no nível da chefia não. Os times de melhor performance e resultado são aqueles onde as pessoas são dotadas de energia própria positiva e elevada.

Já o contrário do chefe ou do colega energizador em uma empresa, costuma ser desastroso para a moral da equipe, a força do time e para o alcance dos resultados esperados. Chefes ou colegas que não são energizadores são chamados de enervadores – pois eles enervam mais do que energizam e sugam a energia dos colaboradores, pares e até dos chefes.

Para aumentar o nível de energia humana na sua organização eu sugiro que a liderança se encarregue de:

1. Criar o melhor ambiente de trabalho possível – físico e emocional – escritórios e oficinas bem cuidados, com lay-outs eficazes, decoração agradável com máquinas e equipamentos modernos povoados por trabalhadores animados, entusiasmados e dispostos a trabalharem em equipe tornam a sua empresa imbatível.
2. Estimular eventos participativos e de integração entre os colaboradores – fazendo isso através de seminários, reuniões internas que permitam melhor conhecimento entre os colegas de trabalho intercalando atividades colaborativas e desafiadoras em forma de jogos, atividades lúdicas ou projetos de negócio estimulantes.
3. Estimular a troca de energias positivas entre os colegas de trabalho através de sessões de feedback estruturadas e orientadas para o positivo com foco no comportamento e não na personalidade dos colaboradores.
Os melhores feedbacks são aqueles multi hierárquicos e multi funcionais (de mão dupla).
Para que os feedbacks não descambem para sessões desastrosas de críticas negativas faça com que todos os envolvidos passem por um treinamento adequado e por um acompanhamento periódico.
Uma boa sessão de feedback com foco no comportamento e não na personalidade e feita de forma positiva tem um efeito incrivelmente energizador na empresa.
4. Praticar mais a gestão participativa, da seguinte forma:
• reúna com freqüência seus colaboradores para compartilhar com eles resultados e decisões da empresa e em seguida:
• crie processos para que os funcionários possam falar abertamente e em público tudo o que os incomoda na empresa (OS PROBLEMAS ) que eles enxergam pelas salas e corredores da empresa e em seguida:
• crie dinâmicas para que eles mesmos possam sugerir alternativas construtivas para endereçar os problemas (AS SOLUÇÕES);
• peça para que eles empacotem suas propostas em forma de planos de ação (especificando o que precisa ser feito para a empresa melhorar, quem deve ser envolvido e ser responsável, um prazo para conclusão e uma estimativa de custos e benefícios envolvidos com a ideia.
5. No final da sessão de levantamento de PROBLEMAS e oferta de SOLUÇÕES pelos funcionários, gere um debate, onde eles tenham oportunidade de apresentar suas propostas para que você como líder possa decidir apenas através de duas respostas publicamente:
SIM – a ideia está aprovada – vamos em frente!
NÃO – a ideia não está aprovada! – nesses casos dê uma razão convincente para os colaboradores do porque a ideia não foi aprovada e passe para a próxima – um não bem fundamentado e explicado tem um poder energizador tão forte quanto um sim.

Independente do seu nível hierárquico na empresa, amanhã ao chegar no seu posto de trabalho, aproveite para gerar a melhor energia possível ao seu redor – gere energia elétrica acendendo as luzes e ligando os equipamentos e principalmente gere energia humana agindo de forma colaborativa, prestativa, como um verdadeiro membro de uma equipe, da forma mais gentil e agradável possível.

Energize mais, enerve menos as pessoas ao seu redor e elas te retribuirão com a mesma moeda ou até mais.

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Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

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