Novidades

Dicas de viagens por um roteiro literário

A partir de hoje, e de vez em quando, irei publicar crônicas de guardanapo que unem duas das minhas maiores paixões na vida: livros e viagens.

Hoje, publicarei uma sugestão de roteiro de viagens culturais inspirado em grandes livros e seus autores.

Ler e viajar são duas experiências humanas que não tem preço. O que você investe em livros e viagens retorna para você de maneira exponencial em forma de aumento de inteligência, elegância e cultura. E de tanto gostar destas duas atividades eu procuro, sempre que posso, ler um grande livro num local que esteja associado ao seu autor, a vida dele ou as suas ideias.

Hoje vou falar de dois autores geniais, expoentes da melhor safra da literatura latino americana de todos os tempos:

Dois Jorges – Duas Belas Obras – suas ideias e seus cenários :

gabriela-cravo-e-canela
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
jorge-amado
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

 

 

 

 

 

 

 

Jorge Amado, seu Brasil, sua Bahia e sua Gabriela.

Eu estava em Ilhéus para um período de férias, caminhando pelos pontos turísticos com um livro debaixo do braço, procurando um lugar calmo e tranquilo para lê-lo. Foi quando entrei no famoso Bar Vesúvio.  A experiência e a sensação de estar ali foi inesquecível. O Bar Vesúvio era frequentado pelo grande escritor brasileiro e baiano, Jorge Amado, onde ele buscava inspiração para seus belos escritos. O bar era um ponto de referência para algumas de suas mais famosas obras.  E lá estava eu sentado numa mesa, tomando uma Coca Light, saboreando alguns pratos típicos da casa e lendo o seu livro Gabriela, Cravo e Canela. Eu tive a sensação de estar sentado ali ao lado do escritor, senti sua presença invisível quando passou uma brisa forte enquanto lia parte desta obra incrível.

De vez em quando, parava a leitura para observar o movimento e os frequentadores, alguns incrivelmente parecidos com os personagens, um deles era para mim a reencarnação do árabe seu Nacib, o proprietário do bar na início do século passado e apaixonado por Gabriela – a protagonista da obra de ficção.

O garçom tinha cara e jeito de um ator global que fez o papel de um comerciante na famosa novela da TV inspirada no livro.

Em resumo, o excelente livro Gabriela, cravo e canela narra o caso de amor entre o árabe Nacib e a sertaneja Gabriela e compõe uma crônica do período áureo do cacau na região de Ilhéus. Além do quadro de costumes, o livro descreve alterações profundas na vida social da Bahia dos anos 1920: a abertura do porto aos grandes navios no mesmo período do declínio dos coronéis, que comandavam a região. É Gabriela quem personifica as transformações de uma sociedade totalmente patriarcal, arcaica e autoritária.

Imperdível – quando puder, procure fazer uma viagem pela Bahia, por Ilhéus e leve um livro de Jorge Amado para ler em uma das mesas do Bar Vesúvio – a experiência vale muito a pena.


borges
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
2135
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

 

 

 

 

 

 

 

Jorge Luis Borges, sua Argentina, sua Buenos Aires e sua biblioteca de Babel:

Uma vez estava em Buenos Aires para um período de trabalho e palestras na agradável capital Argentina e resolvi esticar por mais alguns dias de descanso, aproveitando que tinha tempo e oportunidade para isso. Lá fiz questão de fazer um tour por toda a cidade, muitas vezes caminhando calmamente pelas ruas e avenidas para sentir o clima e o ar portenho. Foi quando cheguei ao Bairro de Palermo, na região nordeste da cidade, que tem o genial Jorge Luis Borges como seu grande representante.

Neste bairro, comprei um dos seus livros mais famosos – na sua versão original em espanhol. O livro era tão bom que eu quase o li de joelhos ali mesmo.

Saindo da livraria acabei me deparando com uma rua que ficou na minha memória – a Calle Jorge Luis Borges, em homenagem ao morador do número 2.135, onde segundo consta ele passou a sua infância.

Fiz questão de, no dia seguinte, ir até um dos mais emblemáticos cafés portenhos: o Tortoni.

Instalado em um endereço nobre de Buenos Aires, no número 825 da avenida de Maio, o estabelecimento foi fundado em 1858 por um imigrante francês. Fui até lá para me inspirar e ler o livro, pois aquele era um lugar que Borges frequentava, ao lado de outros escritores famosos da época – a leitura daquele livro naquele lugar me fez sentir que estava dentro de um sonho.
Queria continuar a experiência de ler “in loco” aquela famosa obra escrita por Borges – o Livro Ficções.
O livro todo é uma delícia, mas eu me apaixonei por dois textos incríveis:

O Memorioso, cujo protagonista tinha mais lembranças do que terão tido todos os homens desde que o mundo é mundo.
A biblioteca de Babel, em que o universo é equiparado a uma biblioteca eterna, infinita e secreta – que além de um belo texto virou um dos meus maiores sonhos de consumo – conhecer esta biblioteca inesgotável e mágica.

Sai dali simplesmente encantado.

Indo à Buenos Aires, tire um tempo para relaxar, compre um belo livro de Borges e entre numa das magníficas livrarias que fizeram parte da vida deste brilhante autor.
E prepare-se para entrar de um jeito e sair de outro, muito melhor!

Gostou deste artigo? Leia também: Fugindo do tédio e da rotina usando o Google Street View

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*