Novidades

Sem verde, a vida acaba. Colabore com essa causa!

484
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
“País rico não é onde o pobre anda de carro, é onde o rico anda de transporte público” – Maluco

Aplique-se com força em prol do verde, do meio ambiente e da sustentabilidade do planeta.

Afinal é nele que moramos e ninguém gosta de morar numa casa suja, bagunçada e mal tratada, não é mesmo?

Eu tenho um sonho pessoal – contribuir de alguma forma com este blog e com meus posts para tornar o mundo um lugar um pouquinho melhor, publicando informações relevantes que possam contribuir para que os leitores se sintam pessoas melhores, aumentem suas capacidades e ou seus valores pessoais e profissionais e desejo também contribuir para que os leitores tenham um local alternativo e interessante para relaxar, descansar e reduzir ou afastar a falta de tempo, o stress, o tédio e a rotina do dia a dia.

Uma das formas de conseguir esse objetivo é postar informações que influenciem para melhor a mudança do comportamento das pessoas, seja estimulando-as, motivando-as ou fornecendo ideias e ou ferramentas para realizarem melhor suas atividades pessoais e profissionais.

Hoje tirei um dia para lembrar de um tema super importante e relevante para o futuro – o nosso futuro ou futuro das nossas próximas gerações.

A importância de sermos cada vez mais orientados para o verde, a responsabilidade social, o meio ambiente e a ecologia, através de ações simples mas poderosas.

Um mundo e um futuro melhor só serão possíveis com a nossa participação pessoal, com o aumento da nossa consciência em prol do meio ambiente e do verde.

Pequenas ações contam, no individual e no coletivo – em casa –isoladamente ou em família, no trabalho e em equipe e nas empresas e demais instituições do mundo.

Vale lembrar aqui, algumas coisas básicas que podemos fazer para melhorar o mundo de forma simples:
  • Utilizar energia cada vez mais limpa, natural e renovável.
  • Evitar o uso de material como papel e material plástico.

Eu me lembro de uma vez, quando, recém contratado, fui convidado para representar a empresa onde eu ocupava um cargo importante, a representá-la num grande evento para receber um prêmio que me deixou desconfortável – era o prêmio pela empresa ter se destacado como a maior cliente consumidora de papel do ano. Sai dali e a partir dos dias seguintes da minha jornada naquela organização, eu fiz de tudo para que a empresa fosse a última colocada no ranking do ano seguinte – conseguimos implantar um plano de racionalização e economia de papel (como redução drástica de impressão desnecessária) e nem fomos convidados para o evento seguinte.

  • Otimizar o uso e consumo de água e eletricidade – seja através da redução do uso, da sua reutilização de forma limpa e inteligente e ou da sua substituição por fontes alternativas.
  • Cometemos um grande pecado quando desperdiçamos água quando tanta gente pobre no planeta não tem sequer acesso a água potável.
  • Separar os resíduos, de forma a contribuir para a reciclagem e melhor utilização dos recursos.
  • Evitar todo tipo de desperdício – desde alimento até materiais de uma maneira geral.
  • Tratar com mais carinho, gentileza, cuidado, respeito e atenção todos os seres vivos – os humanos (com mais carinho para os jovens, idosos e portadores de deficiências) e os animais, evitando todo tipo de maus tratos aos animais.
  • Evitar o uso de carros particulares em prol do meio ambiente, preferindo o uso de meios de transporte público. Trocar o carro, sempre que possível, por uma caminhada, uma bicicleta, um ônibus ou metrô pode fazer você colaborar mais com o meio ambiente.
Eu aprendi uma lição visitando grandes países do mundo:
  • País rico não é onde as pessoas pobres andam de carro, é onde os riscos andam de transporte público e esta é uma grande verdade.
  • Plantar e cuidar de árvores. Até como sinal de realização pessoal na vida, pois segundo um velho provérbio : antes de morrer o ser humano deve ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore. E nada mais simbólico e representativo da nossa existência do que a figura de uma árvore como símbolo da vida que se renova.
  • Apagar as luzes acessas desnecessariamente.

Uma vez eu estava fazendo um trabalho numa empresa fora do país – ao visitar a fábrica, fiquei surpreso com duas coisas: a quantidade de robôs que trabalhavam durante três turnos ininterruptos numa determinada área, onde não havia um ser humano sequer e quantidade de lâmpadas que ficavam acesas naquela área.

Achei aquilo estranho – para que tanta lâmpada se aqueles robôs industriais não enxergavam?

Eu me senti muito bem comigo mesmo quando, durante um trabalho em equipe, conseguimos convencer o gerente geral da fábrica a deixar as luzes totalmente apagadas na área dos robôs, com a possibilidade de acendê-las fácil e imediatamente em caso de necessidade.

A ideia contribuiu para o meio ambiente e para uma sensível economia da conta de energia da empresa.

  • Reduzir o consumo desenfreado e desnecessário.

Outro dia ouvi duas senhoras conversando e presenciei um diálogo curioso – quando uma perguntou para a outra qual era a opinião dela a respeito dos Shoppings Centers. A resposta que eu ouvi foi bem na linha do mundo sustentável:


“Shopping Center é um lugar aonde as pessoas vão para comprar aquilo que não precisam.”


  • Influenciar o governo e a sociedade para prover água limpa e saneamento básico para populações mais carentes e reduzir ao máximo possível o nível de poluição no mundo em geral.
  • Agir com integridade, ética e honestidade o tempo todo e liderar uma mudança do mundo para este sentido através do nosso exemplo pessoal.

O mundo está cada vez mais dinâmico e às vezes mais louco e a única forma de contribuirmos para melhorá-lo é sentindo que precisamos cada vez mais uns dos outros e que nunca foi tão importante sermos bons e honestos.

A natureza, o meio ambiente, a ecologia e o verde gritam cada vez mais forte por carinho e respeito e a única coisa que não podemos fazer diante deste grito é ficarmos indiferentes.
Por um mundo melhor e mais verde ! Abrace e espalhe essa causa – atuando individualmente em prol do verde, da ecologia, do meio ambiente, do mundo mais sustentável.
Faça mais ainda a sua parte e passe essa causa para frente. Nós podemos sim, maneira bem simples, melhorar um pouquinho só a mais este mundo!

“A música que escolhi como trilha sonora para encerrar este post foi “Fake Plastic Trees”, lançada em single e no álbum “The Bends (1995)” do RadioHead – ela é um hino à defesa do meio ambiente, na minha opinião:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*