Novidades

Maria foi demitida. Por justa causa, pois no dia anterior à sua demissão, ela era a profissional mais competente no que ela fazia. Porém um fato novo, contribuiu para que Maria perdesse o emprego e todos nós estamos sujeitos à esse fato novo em nossas vidas, caso não estejamos preparados para enfrentá-lo. Para evitar ser demitido repentinamente, da mesma forma que Maria, leia essa dica: “Evite a Síndrome de Maria para não ser demitido” :

EVITE A SÍNDROME DE MARIA PARA NÃO SER DEMITIDO:

Mauro Condé*

Naquele tempo, Maria era a funcionária mais admirada e valorizada da empresa.

Ela trabalhava como secretária executiva e era conhecida e reconhecida como a melhor datilógrafa do mundo – capaz de transcrever páginas e páginas de documentos em tempo recorde e com índice de erro zero.

Porém, Maria teve uma grave crise de pânico ao perceber que, de uma hora para outra e sem nenhum aviso, a empresa tinha trocado sua máquina de escrever velha de guerra por um computador novinho em folha, na época, o estado da arte em tecnologia.

Maria acabou demitida por não ter percebido e se preparado a tempo para a nova tecnologia que transformou em poeira toda sua habilidade, domínio e conhecimento superior da tecnologia anterior.

Essa história de Maria é antiga, mas a sua lição é super atual.

Evite a “Síndrome de Maria” atualizando diariamente seus conhecimentos e desenvolvendo três habilidades cruciais para sua sobrevivência profissional futura = Estatística, Intuição e Algoritmos.

Tudo o que existe no universo está sendo convertido em Dados dentro de máquinas cada vez mais modernas e inteligentes (novos computadores e robôs dotados de Inteligência Artificial).

Então, para viver em paz com estas mudanças e evitar a “Síndrome de Maria” procure desenvolver e combinar estas três habilidades cruciais para não ficar obsoleto neste cenário:

1 – A Estatística Básica – Por meio dela você será capaz de estudar e entender o passado analisando os dados sob todos os prismas, como se estivessem dentro de um cubo mágico. 

Por meio do uso da estatística para o estudo do comportamento passado dos dados você será capaz de desenvolver a segunda habilidade crucial:

2 – A Intuição – Aquela capacidade de adivinhar acontecimentos futuros, antes que eles aconteçam. Desenvolva sua intuição usando a estatística para prever a probabilidade de comportamento futuro dos dados passados.

3 – Os algoritmos (a linguagem de programação de computadores) – como o mundo será dominado pelas máquinas seria ideal que você entendesse o básico sobre algoritmos como forma de saber como os dados passados são inseridos dentro das máquinas e processados para gerar inteligência e conhecimento sobre dados futuros.

Eu tenho a firme crença que qualquer pessoa pode se transformar na pessoa mais atualizada do mundo. Para isso, bastar selecionar os melhores livros, melhores vídeos, as melhores palestras e as melhores entrevistas com os profissionais mais renomados do mundo no que existe em termos de novidades profissionais. Vendo uma hora de vídeo sobre as novidades da tecnologia, ao final de um ano a pessoa nunca ficará “em dia com o passado”

Afinal, como aprendemos com Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem é o mais inteligente. É aquele que melhor se adapta a mudanças”. 

Pequena lista de temas e assuntos para você se atualizar a respeito deles : 

Singularidade

Robótica

Big Data

Inteligência Artificial

Internet das Coisas

Viagens espaciais acessíveis

Drones

Impressoras 3D

Nano e Biotecnologia

Longevidade e envelhecimento da população

Economia cada vez mais compartilhada

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

***************************************

Dica bônus: pesquise sobre as mais novas patentes registradas pelo mundo. Elas carregam as maiores tendências sobre mudanças futuras.

************************************************

(*) Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco

Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

1-VISUAL

Aprecie a obra de arte – “Victory” – quadro do genial Cy Twombly, um artista que descrevia sua obra da seguinte forma : “Cada linha é habitada por sua própria história, da qual é a experiência presente, é o evento de sua própria materialização…”

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

2-LITERÁRIA

Leia o livro :  

Inevitável – Kevin Kelly

Muito do que vai acontecer nos próximos 30 anos é inevitável, definido por tendências tecnológicas que hoje já estão em movimento.

Neste livro, Kevin Kelly oferece um roteiro para esse futuro, mostrando como as próximas transformações afetarão nossas vidas – desde a realidade virtual em casa até a inteligência artificial presente em tudo o que fabricarmos.

Não adianta resistir: as maneiras como compramos, trabalhamos, aprendemos e nos comunicamos uns com os outros serão completamente (ainda mais!) revolucionadas.

O que podemos fazer é compreendê-las e abraçá-las, para assim aumentarmos a probabilidade de nos beneficiarmos delas.

Daqui para frente, o que você deve inventar? Onde é melhor trabalhar? É sábio investir em quê? Como atingir melhor os clientes? Como começar a se posicionar nesta realidade emergente? São essas as perguntas a que Inevitável tenta responder.

Um livro que usei para me ajudar na visualização das próximas mudanças

3-MUSICAL

Ouça Louis Cole – ótimo som, com estilo descontraído, fruto do soul, jazz e música eletrônica:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*