Novidades

MENSAGEM QUE TODO PRESIDENTE DE EMPRESA GOSTARIA DE PASSAR DIRETAMENTE PARA CADA UM DOS SEUS COLABORADORES – O MAIS IMPORTANTE QUE EU ESPERO DE VOCÊ E DO SEU TRABALHO:

Para ilustrar este post escolhi a obra de arte, a pintura “Pássaros & Flores” do artista José Zaragoza.

Ela foi inspirada na fauna e na flora brasileiras para representar a essência das formas de vida mais espetaculares do mundo através de lindas cores e expressões.

Genial, leve e inspirador – uma boa abertura para o post, você não acha?


MENSAGEM DO PRESIDENTE

A TODOS OS COLABORADORES :


Olá, eu sou o presidente da empresa onde você trabalha.

Tomei a iniciativa de escrever essa mensagem com o objetivo de deixar claro para você as coisas mais importantes que eu espero de você no seu trabalho do dia a dia :

Não importa em que área você trabalhe, comercial ou operacional, área principal da empresa ou área de suporte, eu gostaria muito que você se programasse para executar suas tarefas do dia a dia de tal forma que elas se alinhassem totalmente aos direcionamentos abaixo.

Esta é uma lista de direções que eu gostaria de passar para você e que eu queria que você soubesse que quanto mais você conseguir associar suas tarefas diárias a estas direções, mais você estará contribuindo para o sucesso da empresa.

O QUE EU, PRESIDENTE DA SUA EMPRESA, GOSTARIA QUE VOCÊ SOUBESSE E FIZESSE :


-Eu gostaria muito que você exercesse suas tarefas de forma que elas impactassem o crescimento da empresa. A única maneira de contribuir para a sobrevivência da empresa é você ajudando-a a crescer ano a ano.

Pense diariamente em como seu trabalho pode ajudar no crescimento da empresa e execute isto.


-Eu gostaria muito que você executasse suas tarefas de forma que elas pudessem nos ajudar a gerar mais retorno financeiro para seus donos e acionistas. Eles investem na empresa que nós trabalhamos e esperam que nosso trabalho diário contribua efetivamente com o retorno deste investimento, para que eles não pensem em investir este dinheiro em outras aplicações que lhes deem mais retorno financeiro.

Pense diariamente em como seu trabalho pode ajudar no retorno financeiro para os donos e acionistas e execute isto.


-Eu gostaria muito que você executasse suas tarefas de forma que elas se alinhassem totalmente ao aumento e melhoria do caixa da empresa:

É importante que você execute seu trabalho de forma a impactar positivamente o caixa e o fluxo de caixa da empresa, principalmente fazendo com que suas tarefas diárias se alinhem às direções abaixo :

-Contribua para que todo recebimento de dinheiro que a empresa seja antecipado – pense em contribuir para reduzir o prazo dos recebíveis dos clientes da empresa – quanto antes ela receber suas contas à receber, melhor. Contribua para que os recebimentos sejam preferencialmente antecipados (pré-pagos), recebidos à vista, prefiram o cartão de débito ao cartão de crédito como forma de pagamento pelos clientes.

-Contribua para que todo pagamento de dinheiro que a empresa fizer seja postergado, alongado, sem deixar que isto prejudique o crédito da mesma – pense em contribuir para alongar, esticar o prazo de pagáveis aos fornecedores da empresa – quanto mais tempo ela levar para pagar suas contas à pagar, melhor.

-Contribua para que o estoque da empresa seja o menor possível, não permita que seu trabalho aumente o estoque da empresa, tanto o de matéria prima, quanto processo e produto acabado e inclusive o estoque de material de consumo.

Quanto menos estoque a empresa tiver parado, melhor. O estoque é o dinheiro investido da empresa em compras ou processos para gerar suas vendas – a empresa só ganha dinheiro, tirando sua parte de lucro depois que a venda ocorre, portanto quanto mais estoque em quantidade e em prazo, pior para a empresa.

Estoque parado, significa baixo retorno deste investimento, o que pode prejudicar muito a empresa.

-A única lógica aceitável para termos estoque em nossa empresa é esta :

O Estoque da empresa só deve existir para suportar as vendas do mês e mais nada

-Contribua para melhorar o giro de estoque da empresa.

-Contribua para reduzir o ciclo de tempo de atendimento ao cliente – reduzindo o tempo e as etapas entre o dia que ele faz o pedido e recebe o produto  ou a prestação de serviços

– Contribua para que este ciclo de atendimento ao cliente seja o menor possível.


-Contribua para aumentar a margem de lucro da empresa :

A fórmula básica do lucro = receita – custos e despesas.

Para aumentar a margem de lucro precisamos que você :


-Contribua para aumentar as vendas da empresa – quanto mais vendas mais receitas, quanto mais receitas mais crescimento.

-Contribua para que seu trabalho seja 100% orientado para atendimento das necessidades do cliente, procure conhecê-las melhor e tente alinhar o que você faz no dia a dia a estas necessidades.

Uma empresa sem clientes, só tem despesas e as maiores despesas são os salários – por isso pense que são os clientes que pagam os nossos salários e portanto faça com que seu trabalho contribua para satisfazê-los mais.

Pense em todas as formas possíveis de executar seu trabalho para que ele impacte para melhor a vida de nossos clientes, qualquer que seja a sua atividade.

Busque aumentar a satisfação, a lealdade, a vontade de voltar e fazer mais negócios dos nossos clientes através do seu trabalho (um bom atendimento na recepção, uma boa venda, uma entrega sem erros no prazo solicitado, todo trabalho conta e muito)


-Contribua para reduzir as despesas e os custos da empresa – quanto menos despesas, melhor o desempenho financeiro da empresa.

Pense duas vezes antes de comprar ou de gastar algo que não precisa e não faz falta, pesquise, questione, pechinche, procure por alternativas de menor custo e maior qualidade (elas sempre existem) – ajude a reciclar, contribua para o meio ambiente, o mundo mais verde e sustentável.

Faça um levantamento das despesas que são geradas na sua área e no seu trabalho – faça um plano pessoal para contribuir com a redução das mesmas, a empresa precisa muito da sua contribuição para a redução de cada centavo gasto no dia a dia.

Pense que cada um de nós representa um custo para a empresa e que deveríamos contribuir para que nosso trabalho pudesse ajudar a empresa a economizar ou a ganhar pelo menos o dobro que custamos.


-Contribua para melhorar o clima organizacional, fazer o melhor trabalho em equipe possível de forma que a maior fortaleza da empresa seja a força de sua equipe sempre orientada para a satisfação dos clientes e a geração de resultados financeiros e operacionais.


Pense com carinho nisto que te escrevi nesta mensagem e tente a cada dia contribuir para que seu trabalho se alinhe ao direcionamento acima.

Assim você estará contribuindo para que seu trabalho impacte diretamente a melhoria da empresa

Muito Obrigado

O Presidente da sua empresa !


O texto acima foi escrito em forma de mensagem de um presidente para seus colaboradores com o intuito de fazer você pensar no seu trabalho e descobrir a melhor forma de contribuir para o sucesso da sua empresa, a partir do seu trabalho individual, garanto que se pudesse o presidente da sua empresa te enviaria uma mensagem parecida.

Não espere que ele faça isto, antecipe-se ao pedido e contribua para o atingimento dos direcionamentos acima.

Eu me inspirei na minha experiência pessoal, após analisar o que de melhor eu fiz até hoje profissionalmente e que mais abriu porta para minhas várias promoções de emprego – eu pratico as dicas acima – em qualquer lugar que esteja – funciona muito.


Para encerrar este post com leveza e mais inspiração, escolhi como trilha sonora a música Money On My Mind de Sam Smith :
Sam Smith – Money On My Mind

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*