Novidades

NEGOCIAR É UMA ARTE – EXPRESSAR NOSSAS OPINIÕES DIANTE DE MOMENTOS DE TENSÃO E CONFLITOS DE IDEIAS E INTERESSES NÃO É NADA FÁCIL – POR ISSO RESUMI AS MELHORES DICAS PARA NEGOCIAR COM “TUBARÕES” E “MASTER CHEFES” E SAIR GANHANDO :

★ “Negociar é arte de encaixar o nosso desejo dentro do desejo dos outros de uma forma que nós dois ficamos em uma situação melhor do que estaríamos se não tivéssemos negociado”

A Frase inspiradora do dia – de Mauro Condé


Como Negociar Com Tubarões e com os Master “Chefes” e se dar bem :

Texto da minha coluna publicada nos jornais brasileiros de 15/05/2018 – veja um dos links – http://hoje.vc/1ih7e


Mauro Condé*

Naquele dia, o pai presenciou uma cena de briga e discussão entre seus dois filhos pela disputa da maior fatia de um bolo de chocolate.

Com a devida sabedoria, o pai controlou a ansiedade dos filhos e procurou acalmá-los.

Em seguida dividiu a tarefa da repartição do bolo em duas etapas – entregou ao filho mais velho a faca para que ele tivesse o direito de cortar o bolo e delegou ao filho mais novo a tarefa de escolher o primeiro pedaço.

Bingo, os dois dividiram o bolo igualmente ao meio, sem maiores brigas e discussões.

Essa situação apesar de doméstica é muito comum no mundo empresarial.

Vemos todos os dias, pessoas fazendo os mais diversos tipos de negociações.

Geralmente esses negociadores focam na estratégia, tática, propostas e contrapropostas e acabam se esquecendo do efeito que as emoções causam no desenvolvimento da negociação.

Pesquisas recentes provam que as pessoas que conseguem identificar e controlar suas emoções (ansiedade, irritação, raiva, decepção, medo ou até alegria e euforia), sentidas e demonstradas durante negociações tensas, conseguem costurar acordos melhores e benéficos para todas as partes.

Na história acima dos dois filhos, só quando o pai os ajudou no controle das suas emoções é que foi possível o acordo perfeito.

Para negociar com um tubarão e vencer sempre, esteja atento às suas emoções e às emoções dos outros envolvidos e procure até se preparar antes para reagir bem toda vez que uma emoção mais forte se manifestar, tanto do seu lado, quanto do outro.

Seja um bom negociador observando mais atentamente as suas próprias emoções e percebendo as emoções nos outros.

Treine para interpretar a linguagem corporal, o tom de voz e até as palavras ditas e não ditas pelos interlocutores.

Aprenda a identificar os sentimentos e as emoções envolvidas nas negociações e a falar o que você está vendo e sentindo da forma mais neutra e menos desagradável possível, com o objetivo de direcionar as emoções para o caminho das melhores negociações.

Para saber mais sobre o tema leia o artigo “As emoções e a arte da negociação” da professora Alison Brooks da Harvard Business School.


E lembre-se: as melhores decisões são aquelas que valem a pena, depois de passadas as emoções.


*Palestrante, Consultor e Fundador do blog do Maluco


Para encerrar esse post de forma a inspirar ainda mais o seu dia escolhi duas obras de arte. Uma que inspira o amanhecer de um novo dia, o nascer do sol e a outra que inspira o entardecer de cada dia vivido.

Que o intervalo entre o nascer e o pôr do sol dos seus dias seja cheio de realizações.

As duas obras de arte têm o poder de conectá-lo com a tranquilidade e a calma proporcionadas por temas que levam à meditação e melhor reflexão como forma de equilibrar nossas emoções interiores :


  • A primeira visual :

Aprecie o quadro – I m p r e s s ã o  – N a s c e r  d o  S o l : – óleo sobre tela de 1872 – do famoso pintor impressionista Claude Monet.

Ela representa o nascer da manhã no porto de Havre, com uma névoa cerrada sobre o estaleiro evidenciando ao fundo a civilização.

Observe neste quadro a impressionante combinação entre a luz e os efeitos da natureza em traços rápidos que procuram mostrar mais espontaneidade do que precisão.

Todo vez que me pego observando esta obra de arte, penso na importância do equilíbrio de nossas emoções interiores como arma de conquistas exteriores em todas as negociações de nossas vidas.



A segunda musical :

Ouça Handel – Inspire-se ouvindo :

“O  M E S S I A S ” a obra mais famosa de Handel, um belo oratório composto no verão de 1741.

Coloque um fone de ouvido e sintonize essa música enquanto assiste a um belo pôr do sol perto de onde você está.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*