Novidades

O AMBIENTE DE TRABALHO ATUAL (ESCRITÓRIO OU OFICINA) SE PARECE COM UMA CAIXA QUE LIMITA NOSSA CRIATIVIDADE E CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS DIFÍCEIS – USE ESSA LIÇÃO DE UM GRANDE SUPER-HERÓI DA MARVEL PARA SAIR DESSA LIMITAÇÃO E PENSAR FORA DA CAIXA :

Pense Fora da Caixa !

“- Mestre : Como eu posso saber se sai da caixa como o senhor me orientou para ser mais criativa? ”

Perguntou a aluna – Respondeu o mestre :

“-Simples, Sair da caixa é ver a caixa! Do lado de fora!” 

A moda agora não é mais pensar fora da caixa. É livrar-se dela !


O PENSAMENTO FORA DA CAIXA


A coluna que publiquei nos jornais brasileiros do dia 03/04/2018
Link: http://hoje.vc/1h0-o


*Mauro Condé


Vô, como é mesmo aquela história que você contou para a minha mãe sobre ela pensar fora da caixa?

Surpreso e contente com a curiosidade do neto, o avô responde:

Rafael, eu quis dizer para ela que normalmente no trabalho da gente todo mundo vive dentro de oficinas ou escritórios que mais se parecem com a figura de uma caixa e que esse ambiente prende e limita a nossa criatividade e inteligência, nos obrigando a fazer tudo igual, com muito medo de errar e de tentar algo novo.

Para se destacar, você precisa ir além, olhar o que todo mundo está vendo e pensar e fazer algo diferente e muito melhor – a isso eu chamo – pensar fora da caixa.

Minutos depois, por coincidência, Rafael liga a TV e os dois assistem a um trecho de um filme que mostra soldados em treinamento do Exército, depois de muitas horas debaixo de um sol e no meio de um terreno cheio de lama.

Quando atingem a estrada de terra, passam correndo perto de um poste alto, em cima do qual tremula uma bandeira. O comandante então os desafia :

-Estão vendo aquela bandeira lá em cima? Ela quer dizer que estamos no meio do caminho. O primeiro que a trouxer para mim faz todo o resto do percurso de carona no meu jipe.

-Cheguem até lá, mas saibam que nenhum soldado conseguiu pegar essa bandeira nos últimos 17 anos.

Os soldados se desesperam e desordenadamente tentam escalar o poste onde está a bandeira, mas o máximo que conseguem é chegar só até a metade da altura necessária.

Porém, o soldado mais novo e franzino se aproxima sozinho da haste que segura a bandeira, olha para o alto, olha para baixo, se agacha e retira o pino que mantém a haste em pé, fazendo-a tombar até o chão para o outro lado e aí então ele pega a bandeira, comemora, agradece ao capitão e pula para dentro do jipe super aplaudido por todos. Nessa hora Rafael cutuca o avô e diz :

-Veja, Vô – o soldado pensou fora da Caixa !


Dedico essa crônica ao Rafael, garoto que quando crescer e aprender a falar vai me chamar de avô e vai ser estimulado a pensar fora da caixa.


*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco


Veja abaixo cena do filme “Capitão América” da Marvel, onde o super-herói pensa fora da caixa :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*