Novidades

O MANUAL DE DESCULPAS + O BOTÃO DO BOM SENSO E O CHAPÉU DO CLIENTE – 03 INSTRUMENTOS PARA MOTIVAR, INSPIRAR E SACUDIR POSITIVAMENTE EQUIPES EM TORNO DE OBJETIVOS COMUNS :


 

 “A vida é um livro completo.”

A frase inspiradora do dia – de Max Jacob


 O  MANUAL  DE  DESCULPAS


Reprodução do artigo que publiquei nos jornais brasileiros em 17abr18 sobre excelência em gestão de carreiras e de empresas-
Link Original: http://hoje.vc/1hh14


Mauro Condé*

Ao longo da carreira, desenvolvi intuitivamente métodos próprios de trabalho, entre eles o chapéu de quem paga o seu salário, o botão do bom senso e o manual de desculpas.

Afinal, experiência não é o que acontece com a gente, mas o que a gente faz com o que acontece com a gente.

Todo problema pode ser transformado numa enorme dificuldade ou numa grande oportunidade. A diferença está na atitude.

E as duas melhores armas para enfrentar as adversidades são o bom senso e a simplicidade.


Ambas qualidades são uma herança da minha mãe, a Dona Maria, que quando eu nasci não passava de uma adolescente, e já cheia de responsabilidade.

Ela me ensinou que bom  senso é a capacidade de agir e reagir perante situações novas e inesperadas da melhor forma possível.


Sou reconhecido e lembrado por colaboradores ao longo da minha carreira por um gesto teatral.

Sempre que as reuniões esquentam com longas discussões infrutíferas, eu tiro um chapéu do bolso do paletó e o coloco em minha cabeça num gesto teatral.

No chapéu está escrito: C L I E N T E ! Isso ocorre toda vez que fala demais em dificuldades internas, culpando os outros, a conjuntura econômica.

Aí eu coloco o chapéu e falo :

-Peraí, vocês estão dando muita volta e se esquecendo do cliente, que é a razão de estarmos aqui e quem paga o nosso salário.

O teatro ajuda, mas a obtenção da eficiência vai muito além dele.

Provocar mudanças eficazes sem espírito de equipe não existe.


Outra invenção que criei para motivar as pessoas é o Manual  De  Desculpas – volume com 500 páginas, capa branca e título impresso em letras garrafais vermelhas.

Toda vez que um funcionário dá justificativas demais para algo não ter saído como deveria, eu saco o livro e digo: Pode parar de falar!

Eis a prova de que eu já tenho e já conheço todas as desculpas para esse problema. Não precisamos de mais uma, e sim de solução.

Até hoje, nenhum colaborador quis conferir se sua desculpa está listada no livrão.

Bem, não está e nem nunca estará – as páginas estão em branco.

Desculpa é a única coisa que um cliente não aceita de jeito nenhum.


*Palestrante, consultor e fundador Do Blog Do Maluco.


Para encerrar esse post, escolhi duas obras de artes inspiradoras – uma visual e a outra sonora:

Visual = A obra de arte – belo quadro ” Arche” do pintor alemão Anselm Kiefer :



Trilha Sonora – boa  música para inspirar um pouquinho mais o seu dia :

Ouça : O Jazz Incrível “So What” de Miles Davis

 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*