Novidades

O SEGREDO DAS EMPRESAS FEITAS PARA VENCER E PARA DURAR :


Para ilustrar esse post, escolhi uma obra de arte do pintor russo Evgeny Lushpin, famoso no mundo inteiro.

Suas expressões são incríveis e fascinantes.

Ele pinta cidades importantes do mundo e suas mansões exuberantes.

Suas pinturas são realistas com uma harmonia incrível entre a luz e as sombras, a noite ele a torna linda e perfeita, por causa de suas habilidades com os pincéis.

Influenciado pela Escola realista Russa, suas pinturas são inspiradas pela vida e pelas paisagens com perfeita textura, luz ilusionista e cheias de pequenos detalhes.

Para mim, uma empresa bem administrada é como uma bela obra de arte – dura por muito tempo admirada por todos.


O SEGREDO DAS EMPRESAS FEITAS PARA VENCER E PARA DURAR :


Apresento um resumo das melhores práticas das empresas que mais venceram no mundo dos negócios até hoje. Em comum, todas elas:

Vão além da média – muitas pessoas e muitas empresas não são excelentes porque se conformam e se satisfazem quando chegam ao nível do bom.

Investem em suas “categorias de base” – A maioria dos CEOs de empresas excelentes saem de dentro dos próprios quadros internos de funcionários.

Mas, quando preciso, sabem pescar de fora os melhores para quebrar paradigmas.

São compostas pelos melhores jogadores do mercado, as maiores estrelas individuais que são amarradas entre si por recompensas financeiras e materiais que dependem do resultado de toda a equipe.

Definem estratégias vencedoras e conduzem seus colaboradores na migração da empresa do presente para a empresa do futuro visualizado.

Estão mais para porco-espinho do que para raposa.

A raposa sabe muitas coisas, porém é muito dispersa.

O porco-espinho sabe uma única grande coisa, aquela que tem o foco de mira à laser para o sucesso.

São tecnologicamente antenadas e se antecipam aos seus concorrentes na adoção das mudanças tecnológicas.

São hábeis na gestão e implementação das mudanças – começam devagar e com o tempo aceleram o processo de mudança de forma a terem sucesso.

Não possuem líderes “super stars” carismáticos e extrovertidos.

Elas estão cheias de líderes tímidos e introvertidos, com uma humildade pessoal incrível, um grande senso de missão e direção e uma capacidade de fazer acontecer fora de série.

São líderes excelentes em escolher seus sucessores mais capazes para não deixar a performance cair depois de suas gestões.

Colocam sempre as pessoas certas nos lugares certos. Colocam os seus “Pelés” para jogarem futebol e seus “Gugas” para disputarem tênis, nunca o contrário.

Elas escolhem QUEM sempre primeiro antes de definirem O QUE – Elas nunca partem com o navio sem escolher os tripulantes que ficam e os que precisam sair antes da missão começar.

São estruturadas em torno da verdade – são hábeis na circulação tanto das boas notícias quanto das más notícias e são extremamente rápidas na reação a crises antes que elas se agravem.

Possuem uma cultura organizacional simples, enxuta, bem difundida e entendida por todos.

Por fim leia “Feitas para Vencer” de Jim Collins para se aprofundar no tema.

*CONDÉ é palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco.


Para encerrar esse post, escolhi como trilha sonora uma música para inspirar ainda mais o seu dia :

Ouça a música Havan com Camila Cabello :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*