Novidades

POR QUE VOCÊ ESQUECE AS CHAVES E NÃO O CARRO – COMO TER MAIS MEMÓRIA, FOCO E ATENÇÃO

“Aquele que não tem boa memória, arranja uma de papel” Frase de Gabriel Garcia Márquez

Este post é oriundo da coluna que escrevi para os jornais neste domingo – 20 de novembro de 2016 :

Para organizar a sua mente e melhorar a sua atenção e a sua memória, transfira o máximo possível de informação de dentro do seu cérebro para o mundo exterior da forma mais categorizada e organizada que puder.

Inteligente não é a pessoa que guarda tudo dentro do cérebro – é a que tem a mente organizada e descarrega tudo o que está lá dentro para o ambiente externo de uma maneira que usa o ambiente para lembrar onde está essa informação para acessá-la rapidamente quando necessário.

Atenção, memória e foco estão intimamente ligados ao “Aqui e ao Agora” e não ao que foi guardado para uso posterior.

Por que você perde e esquece as chaves, mas não o carro?

Porque tem menos lugares para guardar o carro do que as chaves.

Ninguém se lembra de coisas que não tenham lugares fixos para serem guardadas e recuperadas no momento certo.

Para não esquecer onde colocou as chaves, os óculos, celulares,… pendure-os em ganchos atrás da porta, coloque-os dentro de cestas estrategicamente localizadas dentro de casa para essa finalidade.

No seriado The Big Bang Theory, os nerds nunca perdem as chaves de casa – elas as deixam sempre debaixo do tapete ou num vaso próximo da porta.

Crie este hábito e nunca mais perca nada.

Aplique esta dica para todas as coisas importantes da sua vida – não as guarde no seu cérebro – armazena-as em memórias físicas auxiliares super organizadas e categorizadas.

Quanto mais vazio o seu cérebro, mais organizada a sua mente.

Em relação às suas tarefas, procure se concentrar num único evento de cada vez ao invés de confundir e cansar seu cérebro fazendo-o pular inutilmente de uma atividade para outra sem terminá-las.

Atenção é o ato de colocar e tirar algo da memória. Otimize esse processo.

Informação em excesso gera decisões ruins.

Crie um filtro inteligente para selecionar apenas o mais relevante que você vai ler e reter na sua mente e na sua memória externa auxiliar.

Quando você não seleciona o que realmente precisa saber sobrecarrega enormemente o seu cérebro e no final acaba derrotado.

A atenção é um recurso de capacidade limitada e está intimamente ligada à memória.

Aprenda a se concentrar em apenas uma coisa de cada vez, seguindo a regra do mais importante primeiro.

Se puder, leia o livro “A Mente Organizada” de Daniel Levitin

Seja um mestre na arte de escolher o que não vai fazer e lembre-se que não há nada mais inútil do que fazer bem feito aquilo que não precisa.

Clique aqui para ler a coluna publicada nos jornais deste domingo 20 nov 16

(*) Condé é Palestrante, Consultor de Empresas e Fundador do blog do maluco

Para encerrar este post escolhi uma música de bom gosto que te ajuda a aguçar o foco, a atenção, a memória e te permite ter a experiência de fechar o seu domingo com leveza e alegria.

Ouça Over The Rainbow com The Pianus Guys :

QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA SEMANA! MALUCO:)

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*