Novidades

Pratique Bootsrapping(alça de bota) – A arte de sobreviver em tempos difíceis e fazer o seu dinheiro render mais : Como agir em tempos de crise na sua vida pessoal e na sua empresa, copiando as melhores práticas das pessoas e empresas que melhor sobrevivem nestes momentos : MaLuCo:)

bootstrap
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

O Mundo está passando por um momento de crise.

Neste momento, é interessante você descobrir o que fazem as empresas que melhor sobrevivem a tempos difíceis.

Pensando em agregar valor para você, que me lê com frequência, resolvi dar uma dica sobre como sobreviver em tempos difíceis e fazer o seu dinheiro render mais de acordo com uma famosa prática mundial aplicada nas empresas que melhor se sobressaem neste quesito :

Aplique o BOOTSTRAPPING ( A AUTO SUFICIÊNCIA FINANCEIRA

Bootstrapping é modo de ser e de agir em tempos de crise que te permite viver mais com seus recursos próprios, sem depender tanto de captar dinheiro emprestado a juros proibitivos em tempos de recursos escassos.

Foi praticando o Bootstrapping nos seus primeiros dias e em épocas de crise, que empresas como HP, Dell, Microsoft, Ebay, Apple e outras muito famosas e conhecidas conseguiram se sustentar e se equilibrar até chegarem ao ponto de excelência que atingiram ao longo da vida.

Bootstrap significa criar viver e se sustentar usando somente recursos próprios, apertando os cintos como se estivesse numa economia em tempos de guerra e não recorrendo a empréstimos que podem te trazer grandes dores de cabeça no futuro.

Procure ser a sua principal fonte de geração de capital, tanto aumentando a entrada de dinheiro (gerando receitas através de suas próprias habilidades, ideias, produtos e serviços) quanto reduzindo a saída e fuga de capital (reduzindo seus próprios custos e despesas – apertando bem os cintos até a crise passar).

Um dos maiores empreendedores do mundo disse uma vez que Custos e Despesas são que nem unhas – se você não cortá-las periodicamente, eles crescem incomodando muito mesmo.

Reduzir custos e despesas pessoais e da empresa é relativamente fácil – basta você usar e abusar de duas palavras muito simples :

Disciplina e Alternativa.

Alternativa é o gesto de você sempre antes de gastar com alguma coisa, buscar uma alternativa mais simples e mais barata- como por exemplo :

Use a alternativa de ir de ônibus, metrô ou trem, ao invés de ir de carro, táxi ou avião, quando isto significar uma economia significativa – incentive seus parentes e funcionários a fazerem o mesmo.

Procure bons restaurantes, hotéis mais simples e mais baratos ao invés de gastar fortunas com hospedagens e almoços ou jantares em lugares de luxo, até a crise passar.

Corte gastos e despesas que são considerados superficiais ou supérfluos e principalmente corte aqueles gastos (custos e despesas) que não contribuam para você ganhar dinheiro por causa deles.

“Bootstrap” é, em tradução literal, uma alça de bota – aquele pedaço de couro ou tecido que fica atrás da bota e acima do calcanhar, facilitando puxá-la com as mãos na hora de calçar.

O termo “levantar a si próprio pelas alças da bota” era usado desde o século XIX para ilustrar tarefas impossíveis, como pular uma cerca alta puxando suas próprias botas com as mãos.

É uma excelente metáfora para tempos de crise : fazer o boostrapping pessoal ou da sua empresa – indica justamente esse processo auto-sustentável de alavancar a si próprio(a).  

Gerencie a sua vida ou a sua empresa para obter fluxo de caixa positivo mais do que lucratividade, até a crise passar.

Aprenda se questionar diariamente deste jeito, toda vez que você se sentir tentado(a) a comprar ou a gastar com algo “sem o qual você acha que não viver poder viver de jeito nenhum”.

Espere uma semana, 15 dias ou um mês e verifique se você ainda continua vivo(a). Se continuar é sinal de que você pode viver(e passar pelos tempos de crise) sem isto.

Uma dica final e extra : Leia através do link abaixo o livro gratuito e dsiponível na web (olha o bootstrapping ai gente (kkk):

 A Bíblia do Bootstrapper Inteligente :

 “Bootstrapper’s Bible” de Seth Godin:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3582 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*