Novidades

SÁBIO CONSELHO PARA TOMAR MELHORES DECISÕES NA VIDA

“AMADURECER É SABER LIDAR BEM COM AS DECISÕES TOMADAS”

A frase inspiradora do dia – de Peter Drucker


Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte, a pintura :

“Partida de Xadrez” de Lucas Van Leyden, datada de 1508

Veja que naquela época o xadrez era tido como uma atividade intelectual e mental importante, geralmente vencida pelos melhores tomadores de decisões, aqueles capazes de simular com antecedência os próximos passos de seus adversários, analisar o cenário como um todo e planejar/executar suas ações com maestria.

O xadrez já era tema de pinturas desde o Antigo Egito e, durante o finalzinho da Idade Média e no Barroco, ele aparece em diversos quadros como esse, do pintor holandês van Leyden.

No quadro, como era costume da época, ele buscou representar partidas entre nobres, assistidas ou não, ou retratos de uma pessoa posando junto a um tabuleiro, um sinônimo de status, inteligência e capacidade de decisão.

Um detalhe me chamou a atenção neste quadro – naquela época o Xadrez era uma das poucas atividades em que as mulheres participavam junto com os homens.

Eu acredito que tal fato se deve à enorme inteligência das mulheres desde sempre, pois elas têm um dom natural para tomar decisões muito inteligentes, tanto pelo lado lógico e racional quanto pelo lado intuitivo. 

Por isso eu acredito que precisamos de cada vez mais mulheres em cargos de comando, para aumentar o potencial das decisões com poder de melhorar o mundo ainda mais.


TOMAR DECISÕES MELHORES:

Texto de Mauro Condé – Maluco:)


A essência de toda decisão é a incerteza.

Se você tivesse sempre certeza na hora de decidir, não precisaria nunca tomar decisões.

Para aumentar seu sucesso em decisões importantes tenha um processo estruturado e organizado em mãos.

Antes de mais nada, reveja o quão bem você lida com as perdas e o seu medo de perder algo, aprendendo que perder faz parte do jogo de decidir tanto quanto ganhar.

Em seguida pese como você vai lidar com a sua intuição, aquele friozinho na barriga que bate na hora de decidir, aquela sua sensação de que precisa ir para um lado e não para o outro sem saber bem o porque e o como ainda, mesmo sem ter um mapa detalhado nas mãos.

Sempre que o sino da intuição bater na sua cabeça na hora de decidir, leve em consideração o histórico de sucesso da mesma.

Em decisões simples, seja rápido, siga sempre a sua intuição e vá em frente, principalmente quando o histórico de suas decisões baseadas na sua intuição apontarem mais sucesso do que fracasso.

Em decisões mais complexas, que envolvam um grande volume de recursos, principalmente tempo, gente e dinheiro e que tenham a possibilidade de conseqüências muito graves, não avance de forma irracional e irresponsável.

Procure iluminar o caminho da sua decisão com a lanterna da sabedoria e da experiência, adicionando ao seu processo de decisão a coleta e análise lógica e concreta dos dados, fatos e evidências importantes disponíveis.

Ao mesmo tempo procure ouvir pessoas que pensam igual e concordam com você e principalmente ouça pessoas que pensam diferente e discordam fortemente da sua intuição.

Coloque todas as opiniões em perspectiva e processe-as até formar a sua própria opinião a respeito.

E por fim, pegue todas as alternativas que estão em jogo e faça um exercício de análise inteligente, classificando-as em duas sub categorias – os prós e as vantagens x os contras e as desvantagens que cada alternativa oferece caso sejam as escolhidas.

Refine um pouco mais a sua análise classificando cada quesito ligado aos prós e vantagens ou aos contras e desvantagens em O de Obrigatório ou D de Desejável.

Dê mais peso para os quesitos obrigatórios, usando os desejáveis para situações de desempate.

E não se esqueça – procure sempre tomar uma decisão que valha a pena, depois de passada a emoção.

Processe todas as dicas acima para ao final, resolver o jogo da decisão com uma simples palavra :

Sim ou Não e pronto.

*Condé é Palestrante, Consultor e Fundador Do Blog Do Maluco


Para encerrar este post, escolhi uma música que ouço como trilha sonora dos meus processos de decisão mais importantes – sem saber bem porque esta música me inspira e muito a focar nas decisões que preciso tomar e desde muito tempo ela embala as decisões mais importantes da vida.

Espero que ela possa te inspirar também no seu processo de tomada de decisões :

Ouça : The Year Of The Cat com Al Stewart :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*