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COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS – COMECE POR ESTE ESBOÇO SUPER SIMPLES PARA MELHORAR DE VIDA:

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“Daqui 20 anos, você vai se arrepender pelo que não fez, não pelos erros que cometeu. Afaste-se do seu porto seguro, enfrente o vento, explore, sonhe – descubra”


A frase inspiradora do dia – de Mark Twain.


Para ilustrar este post, escolhi uma obra de arte, uma pintura minimalista e hiper simples =

ONEMENTIV – QUADRO DE 1953

Obra de arte do pintor expressionista abstrato Barnett Newman.

Eu escolhi esta pintura por achar que ela simboliza a maior lição que todo candidato a novo empreendedor precisa aprender antes de mais nada :

Fazer O Simples !

Eu adoro tudo que é simples e faz seus criadores ganharem muito dinheiro mesmo – e me inspiro em dois grandes exemplos de simplicidade – o Clips e o Google (uma tela em branco com um retângulo no meio).

No caso da pintura de Barnett Newman acima, simplicidade seria o nome ideal para a sua obra :

Ele pintou dois retângulos azuis e vendeu esta sua bela obra por 44 Milhões de Dólares (faça a conversão para reais para ficar de boca aberta com o valor).

Depois deste exemplo eu penso que é difícil você contra argumentar que não consegue ter uma ideia brilhante, não é mesmo?

O empreendedorismo começa com uma ideia e com um plano de negócios – se ambos se basearem no simples, a probabilidade de sucesso aumenta exponencialmente, você não concorda comigo?



Como Elaborar um Plano de Negócios –


Esboço inteligente : Empreenda Na Cri$E !

Na crise você só tem duas saídas: ou reclama ou faz algo acontecer.

Foi exatamente em períodos de crise que apareceram os maiores empreendedores da história.

Para empreender com sucesso, como pessoa física ou jurídica, siga estes passos:

-Escreva um senhor plano de negócio, sucinto e resumido, sem ser incompleto.

Tenha uma versão do mesmo que possa ser impressa no verso do seu cartão de visitas.

Garanta que seu plano detalhado contenha:

-A finalidade da sua empresa – o que ela faz em uma frase matadora.

-O problema que a sua empresa resolve.

O problema, a principal dor do seu cliente ou dos clientes finais dele que sua empresa se dispõe a resolver.

Inclua a solução, a forma que você propõe para resolvê-lo.

-A razão pela qual o seu produto ou serviço é a solução ideal para seus clientes e quais são as outras soluções alternativas.

-Uma dimensão do tamanho do mercado onde sua empresa vai operar e o perfil dos clientes que vai atender.

-Os seus maiores concorrentes, seus pontos fortes e fracos.

O maior diferencial competitivo da sua empresa e como ela pode vencer estes concorrentes.

-O modelo de negócio para operar a sua empresa – receita, preços, custos,…

Os principais relatórios que vão demonstrar o lado operacional e financeiro, bem como os indicadores de performance da sua empresa.

-A equipe que faz parte da sua empresa e suas principais fortalezas.

Não permita que sua empresa comece com uma equipe que não seja a melhor logo de partida – como nas crianças, é a partir do nascimento que se forma o DNA da sua empresa.

-Os seus fornecedores e a forma que você pretende qualificá-los e homologá-los.

Além do plano de negócios, procure:

-Ter constância e clareza de propósitos.

-Seguir o fluxo do dinheiro – Fazer negócio com pessoas e ou empresas que estão gastando dinheiro nos dias de hoje.

-Ter paixão doentia pelo cliente e pela simplicidade extrema.

-Fazer sempre mais rápido, diferente para melhor, ser único.

-Administrar sua empresa da forma mais “pão dura” do planeta de forma a aumentar receitas e reduzir custos e despesas ao mesmo tempo.

Aprenda a lidar com a escassez, ela é a mãe da criatividade.

Faça o que você puder, onde você está e com o que você tem.

Mude a sua grafia da palavra Crise para Crie$.


Para encerrar este post, escolhi uma música como trilha sonora para você ouvir enquanto sonha com seus novos negócios :

Ouça ANATHEMA – SPRINGFIELD (FROM THE OPTMIST)

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

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