Novidades

DICA DE FILME – PROFUNDAMENTE HUMANO, DISCRETAMENTE HILÁRIO – QUE VAI AUMENTAR A SUA EMPATIA PARA COM PESSOAS EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS NA VIDA – VALE A PENA VER

“NÃO PERCAM A ESPERANÇA NUNCA”

Frase do Papa Francisco para os refugiados do mundo.


Minha dica de filme da semana vai para um filme diferente, mas não menos interessante e inteligente.

Veja o Filme : “O Outro Lado Da Esperança”

Ele aborda levemente o tema do preconceito contra os refugiados.

Esse filme conta a história de um refugiado sírio perdido na Europa, que depois de percorrer vários países, acaba solicitando permissão de estadia na Finlândia, onde consegue se estabelecer a ponto de sonhar novamente com a esperança de dias melhores.

Conta a história de Khaled, que foge de sua cidade de origem (Aleppo, na Síria) juntamente com sua irmã, depois de sua casa ser destruída por míssil de origem não identificada.

Ambos fogem de barco rumo à Grécia à procura de um lar que os acolham. Passam por lá e chegam até a Hungria onde uma situação específica separa os dois irmãos.

Khaled acaba preso e apanha muito durante quatro dias até ser solto.

Novamente livre, ele procura desesperadamente nos campos de refugiados vizinhos pela sua irmã sem sucesso.

De repente, Khaled se encontra dentro de um barco mais uma vez, fugindo de nova perseguição, desta vez na Polônia.

Para sua sorte, desta vez ele é ajudado por um marinheiro que o conduz, por acaso, até a Finlândia, destino final do navio.

Na Finlândia o destino de Khaled se cruza com o destino de um morador local, Wikstrom, fã do jogo de Poker e dono de um recém adquirido restaurante, no qual o refugiado acaba indo trabalhar.

Um casamento perfeito entre duas figuras humanas em busca de seus mundos perdidos ao longo do caminho ( Khaled por causa do drama dos refugiados e Wikstrom por causa de seus problemas pessoais e familiares) e um acaba servindo de escora para o outro.

O restaurante é um dos principais palcos do filme, onde ocorrem as melhores e mais interessantes cenas.

O filme tem uma técnica que usa uma câmara praticamente quase parada, uma iluminação mais escurecida, diálogos curtos, algumas longas pausas e aquecimento provocado pelo calor humano da história.

Um drama que se alterna com uma deliciosa comédia, nostálgico em alguns momentos, com personagens que vão do ódio ao amor em fração de minutos.

Filme bem estruturado com começo, meio e fim bem definidos e bem feitos.

Prepare-se para rir enquanto é convidado a refletir sobre a natureza do ser humano, em momentos de conflitos que não lhe dizem respeito e o colocam na condição de um refugiado nômade pelo mundo à procura de acolhimento e esperança.

A trilha sonora é uma surpresa agradável, baseada em várias músicas das bandas de Rock dos anos 70 que tocam em todos os cenários da película.

Um filme que nos envolve num senso de humanidade profundo, de forma realisticamente equilibrada, nem pessimista, nem otimista ao extremo.


  • Veja as notas atribuídas a esse filme pelos maiores sites de cinema do mundo :
    • 7,3 na opinião de 4.214 pessoas no site IMDB
    • 8,9 na opinião da média do público e da crítica no site Rotten Tomatoes
    • 8,0 na opinião do público no site Rotten Tomatoes
    • 8,5 na opinião do público no site Metacritcs
    • 8,0 em minha opinião pessoal

Veja o Trailer, vá ao cinema e relaxe nesse fim de semana :



 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*