A COMPETIÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO ESTÁ CADA VEZ MAIS FEROZ – USE ESSAS 11 DICAS PARA SE TORNAR UM PROFISSIONAL CADA VEZ MAIS DIFERENCIADO E MUITO MELHOR DO QUE A MÉDIA DO MERCADO – BÔNUS – UMA PINTURA DE 1860 ONDE AS PESSOAS JURAM QUE FOI PINTADO UM SMARTPHONE (???)


 “Faça de todos os seus dias uma obra de arte” 

John Wooden

A frase inspiradora do dia 


Para ilustrar esse post, escolhi uma obra de arte, um quadro de 1860 que hoje faz sucesso porque as pessoas juram que enxergam nele um smartphone, ainda que ele não existisse naquela época.

Veja na figura acima a imagem da pintura :

‘O Esperado’, de Georg Waldmuller.

Forma de interpretar a pintura pode estar associada ao contexto que vive a sociedade – todos têm celular

Observe a tela e perceba uma mulher caminhando tranquilamente enquanto segura, com muito cuidado, um objeto entre suas mãos.

As pessoas juram que enxergam nele um smartphone, porém isso seria impossível numa pintura que foi produzida em 1860.

Parece que temos uma tendência psicológica a interpretar as coisas não como elas realmente são, mas como elas representam a sociedade em que vivemos – esse quadro é um bela amostra disso, você não acha?

Na verdade, onde as pessoas enxergam um smartphone está uma bíblia ou um livro religioso, como era comum na época retratada na pintura.

Pegando um gancho nessa regra de enxergar as coisas mais como elas se relacionam com o contexto da sociedade em que vivemos do que com a realidade que elas representam, resolvi produzir esse post para te ajudar a aumentar ainda mais o seu valor pessoal e profissional.


Qual é a melhor imagem que vem à sua mente quando você pensa num profissional de sucesso?

Na sua opinião, quais são as 5 maiores características que uma pessoa de sucesso precisa ter ? Qual dessas características você mais admira e qual você acredita que ainda precisa adquirir?

Neste artigo tentarei explorar com você o conceito de Profissional de Sucesso, te fazendo pensar a respeito e oferecendo o meu ponto de vista, na tentativa de contribuir ainda mais para o seu sucesso pessoal e profissional.

Então vamos lá, permita-me começar com uma pergunta bem interessante comparando dois grandes profissionais de sucesso no mundo:

Bill Gates ou Steve Jobs?

Qual dos dois você prefere e qual dos dois você gostaria de ser um dia na vida, se tivesse esta oportunidade de escolha?

E mais: Qual dos dois se encaixa no melhor perfil de profissional de sucesso, em sua opinião?

Apenas contextualizando:

Ambos têm em comum o fato de serem reconhecidos como profissionais de sucesso e de possuírem um estilo diferente de ser e de viver para atingir o sucesso.

Steve Jobs sempre foi tido como mais elétrico, mais energizado, mais intenso – vivia repetindo para si mesmo sobre a necessidade de viver cada dia como se fosse o último, até ele mesmo experimentar esta experiência.

Intenso com a vida, com as pessoas, consigo mesmo e dono de uma oratória e um carisma impressionantes, Jobs estava mais para um Rock Star do que para um executivo. Reconhecido por sua ânsia de fazer acontecer, grande ambição e vontade de deixar um legado para a posteridade, Steve Jobs teve um ritmo de vida frenético, cheio de altos e baixos, cheio de desafios profissionais e pessoais, inclusive ligados à saúde.

Steve Jobs era exigente, centralizador, obsessivo e perfeccionista ao extremo.

Já Bill Gates, também conseguiu o status de Profissional de Sucesso, mas com um perfil totalmente diferente.

Bill Gates fez aquilo que quase ninguém faz na vida, saiu do ponto zero, chegou ao ponto máximo do sucesso e soube parar na hora certa.

Ele conseguiu se aposentar delegando a gestão de sua empresa para executivos igualmente competentes, indo se dedicar a missões igualmente nobres, mais filantrópicas, mais humanitárias e solidárias como a liderança no combate às doenças que assolam o mundo, como a malária e conseguindo engajar pessoas extremamente ricas deste planeta na ajuda a pessoas extremamente pobres.

E aí? Qual dos dois estilos de profissional de sucesso você prefere mais?

Você acredita que exista uma única receita de bolo para se tornar num profissional de sucesso?

A minha opinião é que não existe uma fórmula única, que o sucesso é um destino ao qual as pessoas chegam seguindo caminhos diferentes. Vários caminhos levam ao sucesso, tudo depende da sua personalidade, do seu estilo e do jeito de levar a vida.

Sucesso também nem sempre se resume em ter mais dinheiro ou conquistar terrenos, territórios e bens materiais.

Lembra do exemplo do líder indiano Gandhi?

Mesmo sem ter nenhum cargo importante tanto na vida pública quanto privada, liderou uma das maiores populações do mundo para uma revolução extraordinária.

Portanto, para ser um profissional de sucesso, você precisa desenhar o seu caminho, a partir da sua definição de melhor destino e sucesso.

O mais importante para ser um profissional de sucesso é você saber exatamente aonde quer chegar ao final da sua missão na vida e criar o melhor caminho de acordo com o seu bom senso.

11 características de um profissional de sucesso

Listo abaixo 11 características que ajudam a apontar um profissional de sucesso:


  1. Ser lotado de uma incrível auto-estima e autoconfiança.

  2. Ter uma excelente reputação pessoal e profissional resultante de um histórico de alta performance e demonstração de muitas habilidades, expertise e prestígio. Lembrando que reputação é aquilo que falam de você quando você não está por perto.

  3. Ser capaz de exercer boa influência e liderança nas outras pessoas, sendo considerado por elas um exemplo a ser seguido.

  4. Ler muito, estudar muito, adquirir muita cultura e educação e ser extremamente voltado para o aprendizado ao longo da vida.

  5. Ajudar as pessoas a enxergarem o óbvio escondido e enxergar além do óbvio demonstrado.

  6. Ser inovador, questionador e revolucionário, sempre questionando o status Quo e a sabedoria convencional, principalmente quebrando regras obsoletas e sem sentido.

  7. Dominar suas emoções e ser altamente espontâneo e sincero, sempre falando o que está pensando e está sentindo sempre de forma neutra, mostrando profundo respeito pelas pessoas. Seja o mais sincero que puder,  diga sempre o que está pensando e sentindo, mas nunca de forma desagradável – esse é um grande segredo da vida

  8. Combinar muita competência com muita paixão, energia e entusiasmo.

  9. Aprender a criar visões para inspirar seguidores.

  10. Ser extremamente positivo e persistente.

  11. Ser gentil, preocupado com as pessoas, ter muita empatia e muito bom humor.

  12. E por fim, para ser um grande profissional de sucesso, em minha opinião, é importante que você saiba que o sucesso vem do aprendizado com o fracasso e com as derrotas.


As pessoas de maior sucesso na história são consideradas verdadeiros heróis que conquistaram tudo ou quase tudo o que queriam através da superação de muitas decepções profundas, muitos problemas e sérios obstáculos na vida.

A curva do sucesso na vida não é linear, começando lá de baixo e subindo gradativamente ao longo dos anos.

Ela é mais parecida com as curvas de uma montanha russa, cheias de altos e baixos e acontecimentos inesperados e desafiadores pela frente.

O sucesso não vem de coisas boas o tempo todo. Ele é forjado do aço do sofrimento e da mistura da experiências de derrotas e vitórias ao longo do caminho.

Ser um profissional de sucesso é aprender a lidar com o conflito inerente entre altas e subjetivas expectativas e a cruel realidade que sempre se recusa a cooperar.

Ser um profissional de sucesso exige inteligência, experiência de vida e superação de dores e traumas, que te obrigam a viver numa espécie de esquizofrenia branda e te faz enxergar a vida de duas formas ao mesmo tempo.

Autoconhecimento é a raiz de todo o profissional de sucesso e sua história.

Que você se conheça cada vez mais e melhor.


Para encerrar esse post, escolhi como trilha sonora uma música com potencial de inspirar ainda mais o seu dia :

Ouça a excelente “The Joker” Com Steve Miller Band :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 2743 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*