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UM DOS ARTIGOS MAIS LIDOS NUM ÚNICO DIA DURANTE O ANO DE 2017, ENTRE OS QUE PUBLICAMOS NOS JORNAIS SEMANALMENTE SOBRE EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE CARREIRAS, DE VIDAS E EMPRESAS


“UM PROFISSIONAL BEM SUCEDIDO DE VENDAS CUIDA PRIMEIRO DO CLIENTE, DEPOIS DOS PRODUTOS” 

A Frase inspiradora do dia – de Philip Kotler, O Guru do Marketing Mundial


Para ilustrar este post, escolhi um quadro que representa uma das marcas que mais se destacam na história do mundo pelo seu marketing e pelas fantásticas vendas que esse marketing gera.

Há 100 anos a Coca-Cola promovia um concurso para criar a garrafa de vidro que se transformaria em um símbolo global: a “Contour”.

A garrafa, que desde sua criação vendeu centenas de bilhões de unidades.

Em 1914, a Coca-Cola desafiou as empresas norte-americanas a desenvolver “uma garrafa tão distinta que pudesse ser reconhecida no escuro, ou até mesmo despedaçada no chão”.

O objetivo era derrotar os concorrentes que tentavam imitar o refrigerante, originalmente produzido com água. gás, folha de coca e noz de cola, cujo aspecto ondulado serviu de inspiração para a elaboração do desenho da garrafa.

Na história da marca, faz parte seu primeiro anúncio publicitário em 1918 e em 1931  que incorporou o Papai Noel às campanhas de marketing.

Esse quadro representa uma marca que representa o conteúdo desse post, que originalmente foi publicado nos jornais da terça-feira – dia 24 de outubro de 2017.


DIFERENÇA ENTRE VENDAS E MARKETING QUE NINGUÉM VÊ


Artigo publicado originalmente nos jornais brasileiros em  24/10/2017 – 06h00 – Compartilhe Link: http://hoje.vc/1b9kv


Mauro Condé*


  • Fazer Marketing é espalhar o milho pelo campo de modo que os patos sejam atraídos para ele. Vender é pegar uma espingarda e atirar nos patos pousados no campo, bem no alvo.

  • Se os patos não estiverem pousados no seu campo, não culpe o setor de vendas.

  • A metáfora acima eu aprendi com dois gênios dos negócios: Goldratt e Kendall.

  • Quase nenhuma empresa hoje em dia pratica o marketing de acordo com o conceito acima. Em média, oito em cada dez empresas possuem sérias restrições de mercado, provocadas pela falta de pedidos e de vendas por falta de clientes.

  • Uma lojista, amiga minha, tentou aumentar as vendas contratando mais cinco vendedores internos para sua loja e ficou surpresa e frustrada quando descobriu que tal ação só serviu para aumentar as despesas (principalmente salários) e não ajudou a aumentar as vendas.

  • Quando ela me contou a situação, eu disse para ela que o grande problema dela não era venda, o grande problema era a falta de marketing ( falta de milho espalhado pelo campo para atrair os patos para que esses sejam fisgados pelos caçadores (os vendedores).

  • Se não há patos suficientes pousados no seu campo você terá que considerar algo mais do que contratar e treinar novos vendedores e fazer promoções.

  • Um marketing de sucesso deveria atrair um monte de patos para o seu campo e com cola sob os pés!

  • Por que não há clientes suficientes em seus mercados que se sintam atraídos para o seu milho?

  • O que você precisaria fazer para aumentar absurdamente o número de clientes que entram em seu negócio e principalmente que compram seus produtos?

  • Esta é a pergunta a ser feita para se iniciar uma ação de Marketing bem sucedida.

  • Ao iniciar essa ação agressiva de marketing garanta que os milhos espalhados para atrair seus clientes contenham em seus grãos todos os ingredientes que aumentam a percepção de seu valor para seus clientes :

  • Mostre claramente como seus produtos e serviços resolvem os grandes problemas dos clientes e ao espalhar o milho, enfatize os benefícios (os ganhos financeiros e psicológicos) que os clientes obtêm comprando seus produtos.

  • Faça Marketing de verdade – espalhe milhos no campo para atrair clientes potenciais –, descubra a causa raiz de clientes não entrarem em sua loja e resolva isso.

  • Se o número de pessoas que entram em sua loja aumenta através de ações de marketing, suas vendas automaticamente aumentam.


(*) Palestrante, Consultor, Conselheiro, Mentor e Médico de Empresas e Fundador do Blog do Maluco


Para encerrar esse post, escolhi como trilha sonora uma música que serviu como instrumento valioso de Marketing em várias campanhas publicitárias  mundiais.

Ela segue a máxima de que : A música certa ou a trilha sonora musical para um anúncio podem aumentar a atenção, melhorar a resposta emocional, influenciar a intenção de comprar e aumentar as vendas de maneira demonstrável.


Ouça : The Bear and the Hare-  música usada na Campanha de Natal da John Lewis de 2013 e veja se você liga “o nome à pessoa” :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3582 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

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