Só os paranoicos sobrevivem! Para inspirar mais ainda a sua vida – leia a última coluna que publiquei nos jornais

Mauro Condé*

Chute o balde da sua vida! Esta é a minha recomendação para você conseguir se livrar de uma antiga maldição chinesa: “Que você viva em tempos interessantes (cheios de turbulências, dificuldades, crises e instabilidades).” Para superar esta maldição pratique a “paranóia saudável”.

Reinvente-se de tempos em tempos. Pense em ser praticamente outra pessoa (ainda melhor) neste período. Que 100% do seu trabalho, da sua renda, da sua vida sejam totalmente diferentes e melhores do que hoje.

Inspire-se nessa história incrível: Em meados dos anos 80, o CEO da Intel, Andy Grove, estava muito preocupado com a grave ameaça da concorrência japonesa no mercado onde a Intel estava 100% focada, tinha sido a pioneira e era a líder – o mercado de memórias.

Perdendo cada vez mais dinheiro, cheio de tristeza e amargura, Grove perguntou para seu parceiro Gordon Moore, então presidente da Intel: “Se nós fôssemos demitidos e a Intel trouxesse um novo CEO, o que você acha que ele faria de diferente?”

Moore imediatamente respondeu: “Ele nos tiraria do mercado de memórias o mais rápido possível.”

Groove então rebateu: “Então, porque não saímos nós dois por aquela porta e voltamos como os novos CEOs contratados para que nós mesmos possamos fazer isto?”

Dito e feito, eles levaram um ano para fazer a mudança e o reposicionamento da Intel pressionando a saída da empresa do mercado de memórias e a reorientou para o mercado promissor de microprocessadores.

Hoje, nós usamos computadores com componentes da Intel, uma emprega gigante e moderna que provavelmente seria uma falecida empresa se tivesse se mantido no mercado de memórias.

Grove acabou escrevendo um clássico Best Seller da administração para estimular atitudes e atividades inovadoras: “Só Os Paranóicos Sobrevivem”. Seja paranoico você também e pense: “Se eu fosse demitido e substituído por outro profissional do mercado, o que ele faria de diferente?”

Então simule sua demissão imaginária, saia pela porta do seu trabalho e volte como se fosse o novo contratado para que você mesmo possa fazer isto!

Clique aqui e veja a dica de um filme que também pode te inspirar a se reinventar pessoal e profissionalmente e que tem uma frase fantástica: “Às vezes, aqueles de quem menos esperamos… fazem coisas que ninguém nunca imaginou que mudam o mundo para melhor”

(*) Palestrante, Consultor de empresas e fundador do site www.oblogdomaluco.com.br

link do jornal – http://hoje.vc/qvbl

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 2702 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*