Novidades

Como garantir o sucesso ao contratar uma consultoria

consultoria 01
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
O que você faria se descobrisse na sua empresa uma grave doença (um grande problema)? Ou se descobrisse nela uma grande mina de ouro (uma grande oportunidade)?

Este é o cenário para você decidir pela contratação de uma empresa de consultoria: ter um grande problema ou uma grande oportunidade nas mãos e não ter todos os conhecimentos e habilidades necessários para resolvê-los ou explorá-las, principalmente se eles não forem diretamente relacionados à atividade principal da sua empresa ou que até sejam e estrategicamente você decida por contar com reforço externo de peso para atingir seus objetivos.

O objetivo deste post é resumir as principais medidas que você precisa tomar (sendo da empresa contratante ou da empresa de consultoria contratada) para garantir um projeto de  sucesso.

Dicas para obter um projeto de consultoria de sucesso:

Eu já vi muitos projetos de consultoria promissores fracassarem por não seguirem as dicas abaixo:

Em primeiro lugar, a exemplo do que você faz quando contrata seus funcionários mais valiosos, use um critério para contratar a melhor consultoria do mercado.

E a melhor não necessariamente é a consultoria de grife, mas sim uma que reúna boa reputação, excelente corpo técnico e um volume de projetos implementados com sucesso e principalmente um excelente custo x benefício (constatado na hora da licitação das empresas candidatas).

Uma vez escolhida a empresa de consultoria a contratar, o primeiro passo para o sucesso é começar pelo final:

Promover uma reunião entre os responsáveis pela empresa contratante e os responsáveis pela consultoria contratada e definir claramente os resultados e os objetivos a serem alcançados quando o projeto terminar – definir claramente como o sucesso do projeto será medido.

Exigir dos responsáveis pela empresa de consultoria a qualificação técnica (conhecimento técnico comprovado sobre o tema da consultoria), a senioridade necessária para a condução do projeto (garantindo uma liderança com experiência comprovada e capacidade excelente de gestão de projetos).

Conduzir o projeto de consultoria com a empresa contratada seguindo as seguintes fases cruciais para o sucesso de qualquer projeto de Consultoria:

  • Definir as Habilidades Técnicas específicas necessárias para o sucesso do projeto de Consultoria (em engenharia, gestão de projetos, marketing, produção, RH, Finanças, TI, enfim… no tema onde a empresa esteja precisando de ajuda).
  • Definir as Habilidades Interpessoais mínimas necessárias para as pessoas que conduzirão o projeto de Consultoria (tanto do lado da Contratante quanto da Consultoria) – como por exemplo: assertividade, apoio, capacidade de ouvir, capacidade de comunicar e fazer apresentações executivas, habilidades para saber confrontar, gerenciar conflitos, criar engajamentos e conduzir processos grupais como reuniões eficientes e eficazes)
  • Executar o projeto dentro das fases de consultoria em projetos altamente bem sucedidos:

A. Estabelecimento de um contrato entre cliente a empresa de consultoria, com expectativas, responsabilidades e deveres de ambas as partes durante a execução do projeto de consultoria.

B. Realização de entrevistas executivas e técnicas com todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente no projeto.

C. Execução de diagnósticos sobre os principais problemas e ou oportunidades em questão.

D. Geração de recomendações técnicas e gerenciais necessárias para atacar os problemas ou as oportunidades detectadas na fase de diagnóstico.

E. Reuniões para apresentação para o corpo diretivo e técnico da empresa das recomendações geradas, a fim de obter feedbacks e identificar resistências.

F. Decisão conjunta pela melhor forma de implantação das recomendações geradas, discutidas e acertadas.

G. Reuniões para engajamento dos funcionários envolvidos, beneficiados ou afetados pelas mudanças necessárias e implementação das ações de acordo com o cronograma estabelecido na gestão do projeto.

*Maiores cuidados a serem observados na execução para garantir o máximo de sucesso ao final do projeto:

Conhecimentos técnicos não bastam, sentimentos são tão importantes quanto fatos e as equipes envolvidas, principalmente as da consultoria contratada precisam dominar a arte da gestão de relacionamentos difíceis ao longo do projeto.

Os aspectos relacionados à política, às emoções, aos relacionamentos e aos sentimentos das pessoas envolvidas no projeto têm um peso enorme – negligenciá-los desencadearia um custo enorme e a certeza do fracasso.

A política existe em qualquer organização, seja ela pública ou privada e os gestores de um projeto, tanto pelo lado do cliente quanto pelo lado da empresa de consultoria, precisam ser mestres na condução política do projeto.

O objetivo de todo projeto de consultoria é provocar mudanças com o máximo de sucesso possível e a grande fórmula para a implementação de mudanças num projeto bem sucedido é:

Sucesso = Especificação técnica da solução A aceitação da mesma por todos os envolvidos, de todos os níveis da organização.

Como, nesta fórmula, o sucesso é um produto de multiplicação, uma nota zero em qualquer um dos fatores implicará em fracasso, em nota zero no final do projeto.

Portanto, boas recomendações técnicas não são suficientes – é preciso muita habilidade para promover a aceitação das mesmas pelas partes interessadas e envolvidas no projeto.

Conclusão

A Consultoria é a arte de provocar mudanças nas empresas através da aplicação de conhecimentos técnicos, gerenciais ou científicos com o máximo de sucesso possível.

Para isto garanta que boas recomendações técnicas sejam implementadas com o máximo de habilidade política possível, garanta o máximo grau de aceitação e engajamento das pessoas na implementação das mudanças e tenha sucesso em todos os projetos de Consultoria que se envolver. A gestão do lado político é tão importante quanto a gestão técnica de um projeto.

Se sua empresa, que é uma pessoa jurídica, fosse uma pessoa física e você descobrisse que ela tem uma grave doença ou um enorme talento como os quais você não sabe lidar, eu aposto que você procuraria ajuda médica ou especializada.

“Suprime a causa que o efeito cessa.” Frase de Miguel de Cervantes que define, em minha opinião, o grande sucesso de um projeto de Consultoria.

Que você tenha muito sucesso em seus projetos de hoje em diante!

Gostou deste artigo? Leia também: Como driblar a crise: dicas cruciais para sua empresa sobreviver.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*