Novidades

Resumo das revistas da semana 24/04 a 01/05

Especial para você começar sua semana de trabalho minimamente bem informado sobre o que está sendo discutido nas principais revistas semanais do Brasil e do Mundo – este é o grande objetivo deste post.

As principais palavras-chaves das revistas desta semana, organizadas graficamente por ordem de % de citação nas revistas que eu li.

Procure priorizar suas leituras por elas, para se manter muito bem informado com pouco esforço:

Uma causa que eu defendo apaixonadamente neste blog é compartilhar para que, juntos possamos melhorar o mundo e a vida das pessoas.

Malucando pelas 15 principais revistas mundiais da semana, em perspectiva, fazendo uma espécie de “voo de pássaro” por cima de todas as suas capas e depois mergulhando profundamente pelo interior da maioria delas (no Brasil e no Mundo), descobri que:

As revistas estão virando suas páginas em termos de manchetes e notícias principais.

Economia e Política

Se antes os temas giravam em torno dos cadernos de política e páginas policiais agora as revistas estão dedicando várias páginas para as notícias de Economia e Política.

A palavra crise, ainda citada em destaque, começa a perder espaço para as palavras futuro, novos rumos e até prosperidade.

PIB, Economia, Fazenda e Meirelles evidenciam esta constatação ao superarem em termos de palavras chave Temer, Dilma, Governo e Presidência.

No Brasil, as principais revistas falam muito menos do Governo Dilma e começam a cobrir muito mais o Governo Temer, cuja estratégia de montagem promete:

Reduzir o número de ministérios, montar um pacote de privatizações e escalar nomes de peso como Meirelles e Serra para atrair o capital externo. E de quebra Temer diz que não pretende interferir nos rumos da Lava Jato.

Meirelles assumindo o Ministério da Fazenda teria, no eventual governo Temer, carta branca para escolher o presidente do Banco Central e ressuscitar o PIB e tirar o Brasil da UTI.

Por outro lado, algumas revistas dizem que Temer pode enfrentar resistências de movimentos organizados e sustentados por Dilma, Lula, e o PT.

Internacional

A principal reportagem internacional e a que mais me chamou a atenção foi a que fala sobre a necessidade de melhores indicadores para medir a prosperidade dos países e do mundo, além da métrica do PIB, o que sinaliza que a partir desta semana devemos ouvir falar mais de economia do que de polícia, de prosperidade do que de crise (ainda que esta leve mais algum tempo para se dissipar).

Portanto, para que você se informe ao máximo com o mínimo de esforço e tempo necessário para isto, grave que as revistas estão cobrindo com grande ênfase muitas coisas relacionadas a estes assuntos.

Para ser produtivo e perspicaz na sua leitura semanal, procure direcionar sua leitura para estes temas.

Meu objetivo aqui não é formar a sua opinião, apenas te informar e sinalizar sobre o mapa das principais notícias, para que você se informe e forme a sua própria opinião.

Para isto, sugiro que você procure ler as notícias acima e principalmente procure interpretá-las de acordo com o mini roteiro abaixo – procure ver do seu ponto de vista, o que poderá acontecer quanto a:

  • Os cenários positivos e otimistas e os cenários negativos e pessimistas que podem ser derivados das repercussões e conseqüências destas notícias.
  • Cenas dos próximos capítulos e o que você está percebendo nas entrelinhas, ainda que isto não esteja escrito nas reportagens.
  • Tente prever o futuro investigando o passado, onde notícias parecidas ocorreram e quais foram seus desdobramentos, pois o futuro costuma estar escrito nas pistas do passado, em minha opinião – quando as notícias são muito semelhantes em diferentes tempos.
  • Finalmente e mais importante, procure avaliar a relação e o impacto destas notícias que estão sendo mais destacados em relação à sua vida pessoal, os seus ganhos (salários e receitas), o seu emprego, a sua empresa, os seus gastos e a sua família.

Eu procurei resumir os temas da semana, dar uma nova perspectiva sobre eles e te chamar a atenção para aqueles que você deve priorizar a sua leitura para se posicionar melhor no mundo e na vida – espero que goste e que te ajude.

Veja no final as imagens de algumas das revistas que eu pessoalmente li esta semana e clique em cima delas para acessar seus respectivos sites e ler suas reportagens:

epoca ok final
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
carta capital
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
dinheiro
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

focus
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3582 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*