36 DICAS NATURAIS PARA VOCÊ CUIDAR MELHOR DA SUA SAÚDE HOJE:

“Não basta conquistar a sabedoria, é preciso saber usá-la”

Frase de Cícero


Para ilustrar este post escolhi a obra de arte – quadro – óleo sobre tela de 1872 –  “Impressão, Nascer do Sol” do famoso pintor impressionista Claude Monet.

Ela representa o nascer da manhã no porto de Havre, com uma névoa cerrada sobre o estaleiro evidenciando ao fundo a civilização.

Observe neste quadro a impressionante combinação entre a luz e os efeitos da natureza em traços rápidos que procuram mostrar mais espontaneidade do que precisão.

Todo vez que me pego observando esta obra de arte, penso em cuidado com a saúde através do contato com a beleza e a natureza.


VOCÊ – UMA PESSOA MELHOR E MAIS BEM SUCEDIDA, MAIS RELAXADA E MAIS SAUDÁVEL – ESSA É A PRINCIPAL CAUSA DO BLOG DO MALUCO:)


Ao longo dos últimos 15 anos eu incorporei ao meu propósito de vida um cuidado maior com a saúde física e mental.

Eu me sensibilizei mais com isto à medida que recebia alguns sinais interessantes – quando eu passei a ver, de uma hora para outra, muitas pessoas próximas e queridas, parentes e amigos perderem gradativamente a sua saúde, sua vitalidade, sua qualidade de vida e alguns até a vida.

Pare e pense – quantas pessoas você conhece (parentes ou amigos) e que estão ou estiveram em situação parecida. Quantos amigos e parentes você conhece que tiveram sequelas e ou morreram de infarto, AVC, derrame, diabetes, câncer,…

O que você não faria para ajudá-las mais – o que você faria para trazê-las de volta se pudesse – o que você não faria para se ajudar mais?

O sinal de alerta para mim ficou maior ainda quando eu percebi que eu estava me encaixando nesta categoria – quando passei a perceber que todos os meus indicadores de saúde estavam ficando bem abaixo do limite tolerável e aceitável.

Então eu percebi que algo precisava mudar urgentemente e resolvi fazer algo a respeito e fiz.

De lá para cá, passei a me cuidar mais, estudar profundamente o tema aumento da saúde física e mental e até desenvolvi um método para aumentar a qualidade de vida, de certa forma perdida pela minha “ignorância” em relação a certos hábitos.

Eu batizei o meu método de Método S.AB.E.R para dizer que na vida o melhor antídoto contra a ignorância é o SABER é o uso do conhecimento a nosso favor e além disto, as letras do meu método foram estrategicamente colocadas na ordem que geralmente uso para me cuidar : S(Sono reparador de 8h dia) + AB(Alimentação Balanceada) + E(Exercícios Físicos) + R (Relaxamento físico e mental).

O Método S.AB.E.R surgiu da época em que procurando me cuidar mais eu fiz um check-up com vários médicos e sempre saía de todas as consultas com pelo menos uma receita de cada médico: a receita de 2 livros (um técnico especializado e um para leigos) sobre a especialidade do médico com o qual eu me consultava.

Era muito engraçado, eu saía de cada consulta e ao invés de ir até uma farmácia, eu ia direto para uma livraria, comprar os livros com os quais formei uma extensa biblioteca dedicada à melhoria da minha saúde e das pessoas que mais gosto e adoro na vida.

Compilei estas dicas, estudei muito, me orientei com especialistas durante 15 anos e passei a dar palestras para pessoas interessadas na melhoria da qualidade de vida e saúde baseadas no meu aprendizado e prática.

Veja uma compilação das principais Dicas Naturais de Saúde que você pode praticar hoje mesmo:

O meu grande objetivo com este post é compartilhar com você as principais dicas que aprendi ao longo deste tempo para que você possa usar em seu benefício próprio ou que você possa com elas ajudar as pessoas que você mais ama na vida e gostaria de tê-las por perto nesta vida por mais tempo.

A maioria da dicas são óbvias, o que talvez seja mais inovador é a informação de quanto mais você colocá-las em prática, maior será o seu índice de qualidade de vida e saúde.

DETALHE IMPORTANTE – EU FIZ UMA MATRIZ COLOCANDO NAS LINHAS UMA AMOSTRA COM NOMES DE PESSOAS QUE CONHECI E ADOECERAM E OU MORRERAM DE DOENÇAS QUE “PODERIAM SER EVITADAS OU RETARDADAS” E NAS COLUNAS COLOQUEI OS HÁBITOS ABAIXO – A MINHA CONCLUSÃO FOI SURPREENDENTE – O QUE QUASE TODAS ELAS TINHAM EM COMUM? QUASE NENHUMA PRATICAVA OS HÁBITOS DA LISTA ABAIXO :

” O hábito te leva mais longe ” Bons hábitos de vida compensam em muito uma genética ruim. Lição que aprendi com livros e médicos amigos e muito competentes.

  1. Reduza o consumo da “gordura de 4 pernas” (carne de boi e de porco) e aumente o consumo da “gordura de 2 pernas” (frango) ou da gordura “sem pernas” (peixe, nozes, azeite e abacate);
  2. Coma um pouco menos e se exercite muito mais;
  3. Faça exercícios físicos regulares (no mínimo uma caminhada de 30 minutos por dia);
  4. Pense sempre positivo e seja mais otimista – viver é ter e resolver problemas diariamente, ninguém tem uma vida sem problemas, ninguém. Saber que a vida é difícil ajuda a torná-la mais fácil e o pensamento/mentalidade/atitude positiva te tornam mais forte e vencedor diante dos problemas.
  5. Tenha relacionamentos estáveis e tenha mais amigos na vida;
  6. Reduza o stress, aumentando seus momentos de relaxamento e descontração;
  7. Evite o cigarro;
  8. Durma 8 h de sono reparador por dia e acorde sem despertador;
  9. Encolha a barriga – uma cintura mais fina ajuda a evitar um dos mais graves problemas de saúde: diabetes;
    Coma de 5 a 8 porções de frutas por dia;
  10. Beba muita água – tome pelo menos 2 copos de água pela manhã em jejum. No Japão é comum as pessoas tomarem vários copos de água ao acordar, todos os dias. Eles chamam este gesto de Terapia da Água. Isto reidrata o seu corpo que se desidrata durante o sono e evita que você passe o dia sentindo mal estar e cansaço por causa de uma desidratação noturna. Durante o dia, encha a cara – de água (rs) durante o dia – a água é um dos maiores remédios naturais que existem na vida;
  11. Tome pelo menos 1 iogurte por dia;
  12. Coma de 3 em 3 horas, nunca fique longas horas do dia sem comer nada;
  13. Faça o seu prato mais colorido possível;
  14. Ingira mais fibras diariamente;
  15. Aprenda a ler rótulos evite a todo custo as gorduras do mal – a gordura Trans, gordura Saturada e a gordura Hidrogenada;
  16. Aprenda a ler rótulos – consuma mais da gordura do bem – a gordura IN = Gordura Inteligente = Gordura Insaturada;
  17. Beba um pouquinho de vinho tinto por dia;
  18. Evite gorduras e frituras, principalmente à noite, pois elas podem sequestrar o seu sono;
  19. Use pratos menores;
  20. Tome sol na medida certa e Use filtro solar;
  21. Respire mais devagar, de forma calma e pausada; Experimente inspirar pelo nariz contando mentalmente de 1 até 5; em seguida segure sua respiração contando de 1 até 5 mentalmente e depois expire pela boca, como se estivesse soprando (contando também mentalmente de 1 até 5) – repita este exercício por 3 vezes e perceba como você começa a relaxar e até a bocejar – pratique esta respiração várias vezes ao dia.
  22. Mude a forma como você consome carboidratos – diminua o consumo de carboidratos processados e refinados e alimentos com IG( Índice Glicêmico Alto) e aumente o consumo de alimentos com IG (Índice Glicêmico Baixo) – oriente-se pela tabela do índice glicêmico dos alimentos na internet;
  23. Troque a comida branca (muito prejudicial à saúde) como sal, açúcar, arroz, pão francês, farinha de trigo e massas pela respectiva comida integral – mude para pão integral, arroz integral, farinha de trigo integral, massa integral;
  24. Reduza o consumo de carnes vermelhas, principalmente as mais gordas e processadas;
  25. Use mais azeite extra-virgem em suas alimentações – tome 1 colher de azeite extra-virgem em jejum;
  26. Nunca na sua vida pule um café da manhã saudável na vida;
  27. Mantenha seu peso ideal;
  28. Pratique meditação;
  29. Não coma antes de dormir, pois isto engorda muito e te faz mal, evite comer de 2 a 3 horas antes de dormir;
  30. Evite alimentos inflamatórios (que causam inflamação – como açúcar, produtos processados, refinados e gordura trans) e consuma mais alimentos anti-inflamatórios;
  31. Não faça automedicação – nunca hesite em procurar um médico quando necessário;
  32. A comida certa é remédio – Faça do alimento o seu medicamento;
  33. Leia muito, leia melhor, leia mais, recorra com freqüência a grandes autores, em busca de um texto, um frase ou um recurso literário que te possibilite um forte e clara compreensão da vida;
  34. Nunca passe uma semana da sua vida sem entrar em contato com algum mundo ficcional – leia um belo livro ou assista a um ótimo filme – que te permitam aprender, relaxar, descansar e até a viver mais e melhor.
  35. Pratique o autoconhecimento – quanto mais você se conhece, menos você se aborrece.
  36. Ouça música, música que você gosta, música agradável e música relaxante – estudos científicos comprovam que ouvir música reduz a ansiedade, alivia o stress e combate a tristeza e a depressão – “Quem Canta, Seus Males Espanta”, já dizia o sábio ditado popular.

Como trilha sonora para encerrar este post, escolhi a música considerada a mais relaxante já criada pelo homem em todos os tempos, de acordo com pesquisa realizada por um famoso laboratório de neurociência britânico – é a música Weightless de Marconi Union.

Simplesmente ouça a música, se possível feche os olhos, respire como ensinado no item 21 e durante a  execução da música não pense em mais nada a não ser que por trás das suas pálpebras existe uma tela imaginária gigante que projeta a imagem de uma linda praia, onde você caminha de forma agradável e descontraída.

Enquanto ouve a música, mentalmente libere sua mente de todos os problemas que te incomodam, esforce-se de verdade para ocupar sua mente só com a imagem da sua caminhada agradável pela praia dos seus sonhos.

Ouça a música e à medida que ela for tocando, experimente sorrir, sorria várias vezes para você mesmo e sinta como sorrir para você te traz uma sensação de calma, paz e tranquilidade.

Só abra os olhos, depois que a música acabar e me diga se você não relaxou imaginando um passeio tranquilo pela praia sem pensar em nenhum problema.


Tenha um excelente dia, todos os dias !


Se este post lhe foi útil, repasse-o para as pessoas que você ama e mais importam na sua vida.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 2689 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

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