Novidades

COMO ATINGIR A EXCELÊNCIA EM GESTÃO DA SUA CARREIRA E DA SUA EMPRESA – PAINEL DE INDICADORES DE DIREÇÃO

“Não importa o quão estreito seja o portão e quão repleta de castigos seja a sentença, eu sou o dono do meu destino, eu sou o Capitão da minha Alma”

Frase do Poema Invictus que inspirou Nelson Mandela durante seu período na prisão.


Como ilustração deste post escolhi a obra de arte – o quadro do famoso pintor espanhol Joan MiróThe Smile Of The Flamboyant Wings – 1953.

De forma abstrata e estilizada ele me sugere um diretor no controle de sua empresa através de um painel de controle visual e colorido.


No Brasil, o cenário atual ainda é de crise, mas com sinais de recuperação econômica.

Para administrar uma empresa num cenário conturbado como este é preciso muita fé, muita resiliência e muita competência técnica, operacional e financeira.

O melhor de tudo isto é que se você combinar disciplina, inteligência e métodos para sobreviver em tempos difíceis, você colherá muitos frutos nos tempos seguintes.

A história nos mostra que nenhuma crise é para sempre. Toda crise tem um formato da letra V – a situação do país, das pessoas e das empresas cai e piora até um certo ponto (até bater no chão) a partir do qual ela volta a crescer.

E você precisa estar preparado, pois assim como a crise, a melhora também pode aparecer mais rápido do que você imagina.

Foi pensando em te ajudar a gerenciar melhor a sua empresa, o seu negócio, o seu setor, a sua área, a sua carreira e até a sua casa, que eu escrevi este post – em forma de roteiro bem simples para você administrar melhor a sua empresa, fazendo uso de um dos instrumentos mais eficazes para isto – o uso de indicadores de desempenho.

Indicadores de Desempenho – Um painel inteligente para atingir a excelência na gestão da sua carreira e da sua empresa.

Na minha opinião a melhor metáfora para a boa gestão de uma empresa ou carreira é a sua comparação com o ato de dirigir um carro ou pilotar um avião rumo a uma viagem de um ponto de origem a outro de destino.

Um bom motorista ou um bom piloto, precisa ter claro o seu destino, onde quer chegar num determinado período.

Uma vez conhecido o destino final, este motorista precisa desenhar um mapa com os caminhos e os passos que ele deverá seguir para sair do ponto atual e chegar ao seu destino esperado.

A partir da definição do destino e do traçado do mapa, ele deverá administrar os recursos que dispõe para fazer a viagem – entre eles, tempo, gente e principalmente dinheiro.

E a melhor forma de se fazer esta viagem administrando bem estes recursos é usando um painel de instrumentos – com indicadores de desempenho que se bem administrados farão o motorista ter sucesso na sua viagem até o destino.

Você acha que conseguiria dirigir seu carro sem ter na sua frente um painel de instrumentos com informações vitais para a sua direção como a velocidade, a gasolina, o óleo, água?

Pois é – para dirigir sua empresa, sua vida e sua carreira você precisa de um painel que te oriente na viagem rumo ao seu destino, concorda comigo?

Para ter sucesso na administração da sua empresa faça portanto como o bom motorista ou o bom piloto – faça o melhor uso possível do painel de instrumentos com os indicadores de desempenho certos em mãos.

Veja abaixo um slide no qual eu proponho 8 indicadores de desempenho críticos na ordem de prioridade em que eles devem ser administrados e coloco algumas dicas para você pensar em gestioná-los rumo ao sucesso.

Espero que você goste desta minha ousadia – colocar numa explicação muito simples e didática uma dica para você administrar melhor seus negócios e ou até a sua vida pessoal e que esta dica seja útil e relevante para você:

Como trilha sonora para fechamento deste post escolhi uma música que inspirava Nelson Mandela, um dos maiores líderes de todos os tempo.
Ele adorava ouvir Handel – assistindo ao pôr do sol sul-africano – dizia que isso lhe trazia inspiração.
Mandela foi um líder inspirador. Todo líder inspirador precisa de inspiração.
Inspire-se ouvindo  “O Messias” a obra mais famosa de Handel, um belo oratório composto no verão de 1741.
Coloque um fone de ouvido e sintonize essa música enquanto assiste a um belo pôr do sol perto de onde você está.

Você – uma pessoa melhor, mais bem sucedida mais inspirada e competente – essa é a grande causa do blog do Maluco:)

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*