Novidades

5 Filmes que você precisa assistir para impulsionar a sua carreira

filmes
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
Carreira, para mim, é uma corrida rumo ao topo. E todo corredor que se preze precisa de inspiração para vencer esta corrida tão desafiadora.

Em minhas palestras motivacionais, eu costumo inserir exemplos e dicas de filmes que eu considero capazes de promover esta inspiração de uma maneira muito eficaz.

A partir de hoje e de vez em quando, eu vou postar dicas de filmes muito interessantes que você precisa assistir para impulsionar a sua própria corrida:

1) 12 homens e uma sentença

O que este filme pode acrescentar na sua carreira:

Ele pode gerar insights inteligentes para aumentar o seu poder de convencimento e persuasão – duas habilidades cada vez mais importantes num mundo, onde os relacionamentos estão cada vez mais horizontais e paralelos do que verticais e hierárquicos – sem ter poder hierárquico e comando direto sobre as pessoas com quem você convive, a melhor forma de influenciá-las é aumentando a sua capacidade de persuasão.

O filme simula, de forma muito inteligente, situações de debates bem próximas do nosso cotidiano profissional. Ele conta a saga do único jurado que não julgou como culpado um jovem porto-riquenho acusado do brutal crime de ter matado o próprio pai. E que tenta convencer os outros onze membros do júri que pensavam diferente dele a reverem seus próprios conceitos, pré-conceitos e conflitos de interesses pessoais.

Este filme vai colocar mais alguns ovos interessantes na sua cesta de ideias para melhorar sua performance em trabalhos em equipe, gestão de reuniões, conflitos e debates e principalmente, vai te inspirar na arte do melhor convencer e persuadir através de argumentos inteligentes.

2) The Moneyball – O homem que mudou o jogo

O que este filme pode acrescentar na sua carreira:

Senso de liderança, delegação eficaz, planejamento estratégico e principalmente execução da estratégia planejada, como competir quebrando paradigmas e criando diferenciais competitivos lutando contra os mais céticos e cínicos colaboradores e players do mercado.

Brad Pitt interpreta o gerente de um time de beisebol que tem o desafio de tirar a equipe do buraco, combinando duas das maiores características do profissional de sucesso do futuro: intuição + domínio de estatística.

O Homem Que Mudou o Jogo (Moneyball) é um filme baseado na história real de Billy Beane, um astro promissor do beisebol que não conseguiu passar do status de ser uma promessa como jogador. Então ele decidiu usar todo seu talento como dirigente de uma equipe em dificuldades técnicas e financeiras – o Oakland A´S: com baixíssimo orçamento, jogadores medíocres e performance ruim nos campeonatos que disputava.

Determinado a vencer, Billy descobre Peter Brand, um nerd fantástico, um economista formado por Yale, com talentos incríveis para combinar teorias matemáticas e estatísticas (originalmente criadas por Bill James) e juntos desafiam o status quo, a sabedoria convencial e literalmente mudam o jogo.

Este filme nos ensina que às vezes, quem vem de fora, ajuda muito a quebrar paradigmas que os que estão de dentro não conseguem.

3) Invictus

O que este filme pode acrescentar na sua carreira:

Melhorar sua forma de trabalhar em equipe, criar uma visão de longo prazo, vender esta visão no curto prazo para influenciar e conduzir um mundo de pessoas rumo a esta visão e como transformar o seu trabalho em prol de uma causa nobre: mudar o mundo para melhor, melhorando a vida das pessoas como um todo, a partir do que você faz no seu trabalho.

O filme mostra como Nelson Mandela e o time de rúgbi sul-africano conseguiram integrar e fortalecer um país inteiro.

Este filme conta uma história de mudança e persistência. A palavra “invictus” significa invencível em latim e é nome de um poema escrito por William Ernst Henley, em 1875, que Mandela usava como inspiração em seus momentos mais difíceis de lutas e conquistas.

Ele conta sobre a eleição à presidente (da África do Sul) de Nelson Mandela (Morgan Freeman), em 1995 e seus desafios para unir um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid.

Mandela usa o esporte, mais precisamente o Rúgbi como uma metáfora poderosa para fazer a gestão da mudança que pretendia. Ele conta com François Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva a tornar a seleção local uma campeã do esporte.

Brilhantemente dirigido por Clint Eastwood, o filme é repleto de diálogos e discursos que geram reflexões inteligentes sobre o que é motivação e trabalho em equipe. Unir um povo que era dividido pelo preconceito com o uso de um esporte foi a alternativa encontrada por Mandela para conquistar a todos.

Mandela transmite, com seu carisma e oratória, segurança e esperança para um povo que foi tão marcado pelo descaso e desrespeito, que consegue, definitivamente, unir todos em prol da vitória.

Este filme vai te encher de ideias boas sobre como implementar mudanças difíceis com sucesso.

4) Chefe

O que este filme pode acrescentar na sua carreira

Como descobrir o seu verdadeiro talento na vida e como unir este talento com sua necessidade de sobrevivência profissional.

Chefe é um filme que fala sobre sonhos e esperanças que são desfeitos em meio a um mar de frustrações pessoais e profissionais, principalmente provocados por uma demissão inesperada. O enredo também mostra a importância da realização profissional e como um profissional deve buscar motivos todos os dias para se trabalhar com o que gosta, capacita e inspira.

No filme, Carl Casper é o chefe de cozinha de um famoso restaurante na Califórnia muito criativo e muito inovador que bate de frente com seu chefe e aqueles que criticam o seu trabalho. Quando Carl tem a chance de provar os seus verdadeiros talentos durante a visita de um prestigiado crítico e blogueiro, seu chefe o obriga a mudar seu novo menu de degustação no último minuto, e o crítico dá a ele uma avaliação desfavorável. Com isso e após diversos atritos, Carl acaba perdendo o seu emprego.

Carl se vê perdido, sem saber o que fazer com o tempo livre provocado pela demissão inesperada e tenta ao mesmo tempo melhorar sua qualidade de vida pessoal, principalmente seu relacionamento com o seu filho.

Desempregado e desesperado, Carl conta com uma ajuda para comprar um trailer e começa a vender comida na rua usando todo o talento e criatividade que lhe foram negados no emprego em um restaurante de renome.

Este filme te ensina a manter a autoestima e autoconfiança bastante elevadas nos momentos de maior dificuldade na vida e te instiga a pensar em formas inteligentes de romper com o tédio, o stress, a rotina e a falta de tempo gerados por fazer o que não gosta durante vários dias por muito tempo.

5) A Corrente do Bem

O que este filme pode acrescentar na sua carreira:

Este filme pode reacender suas chamas de perseverança e atitude positiva em meio a um mundo tão frio e cheio de pessimismo. Ele vai te inspirar a transformar sua vida pessoal e sua carreira profissional na luta por uma causa nobre: contribuir para transformar o mundo num lugar melhor para se viver.

Ele conta a história de Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, que faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: ele quer que eles criem algo que possa mudar o mundo.

Trevor (Haley Joel Osment), um de seus alunos, é incentivado pelo desafio do professor e cria um novo jogo, chamado “pay it forward”, em que a cada favor que recebe o indivíduo retribui a três outras pessoas.

Surpreendentemente, a ideia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene (Helen Hunt), a encontrar um novo sentido em sua vida.

O professor ajuda os alunos a se verem como pessoas importantes no mundo, mesmo tão jovens e os incentiva a tomarem as próprias decisões arcando com todas as suas consequências.
Para mudar o mundo para melhor, através de suas próprias ações do dia a dia, os alunos aprendem a ter mais disciplina e mais atitude positiva, sendo desafiados a saírem da caixa e propor algo relativamente simples, porém, modificador para a sociedade.

Este filme vai te ajudar a encontrar mais sentido e significado na sua própria vida, te incentivando a viver cada vez melhor dentro de você mesmo e fazendo deste seu gesto uma forma de contribuir para que as outras pessoas também se sintam melhores por conviverem com alguém tão especial e tão bem resolvido.

Que estes filmes te sirvam de passatempo, diversão e muita inspiração mesmo – em breve postarei mais dicas deste tipo.

 

Gostou deste artigo? Leia também: Fatores críticos que aumentam as chances de sucesso de startups/novos empreendimentos

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

1 Comentário em 5 Filmes que você precisa assistir para impulsionar a sua carreira

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*