Novidades

A HABILIDADE QUE VOCÊ PRECISA DESENVOLVER PARA SER MAIS COMPETITIVO QUE SEUS CONCORRENTES NO FUTURO:

““O Homem morre, mas o seu trabalho permanece ””.

A frase inspiradora do dia –do matemático Augustin Louis-Cauchy


VOCÊ ! Uma pessoa melhor e mais bem sucedida – esta é a causa pela qual trabalhamos apaixonadamente aqui no blog do Maluco:)

Nossa missão é te servir cada vez melhor com conteúdos úteis e muito relevantes capazes de contribuir para o aumento do seu valor pessoal e profissional.

Nossos maiores inimigos comuns são a falta de tempo, o stress, o tédio e a rotina nossa de cada dia.

VOCÊ – Uma pessoa mais bem preparada para enfrentar os desafios do futuro – é o objetivo deste post.


Malucando pela internet achei este quadro emblemático e genial e que de forma metafórica me lembra da minha infância (quando eu acompanhava meu pai, carpinteiro de ofício em seus “biscates (trabalhos extras)” de carpintaria noturnos.

É um quadro de Georges de La Tour que nasceu em 1593 na região de Lorena, na França.

Ele estabeleceu seu estúdio na pequena localidade de Lunéville em 1620, pintando quadros predominantemente inspirados no cristianismo e no cotidiano de pessoas comuns.

Ficou muito conhecido por suas pinturas com efeitos de luzes noturnas, como no quadro “São José, Carpinteiro” (1642), que está exposto no Museu do Louvre.

Nas artes, eu admiro quem tem a habilidade de desenhar com a luz e no caso deste quadro, me impressiona a forma como o pintor reproduziu uma cena de muito tempo antes como se tivesse tirado uma fotografia com os personagens na sua frente, mas na verdade os personagens estavam na sua mente.

Este quadro recriou na minha mente uma cena de infância muito comum = O meu pai, o Sr.Condé, como era conhecido, fazendo seus biscates(trabalhos extras) noturnos muitas vezes em locais que não tinham luz e eu, ainda pequeno, ficava sentado iluminando o seu trabalho com uma pequena lanterna em minhas mãos.

Este quadro iluminou novamente a minha mente e colocou água no cantinho dos meus olhos pela lembrança de uma pessoa muito especial.

Afinal, como diz a frase :

“O homem morre mas sua obra permanece.” – Frase do matemático Augustin-Louis Cauchy

Por fim eu associei este quadro com a mensagem deste texto – a importância de reconhecer os talentos necessários para permanecer competitivo no futuro – na época desta imagem, a lâmpada não tinha sido inventada – o homem só conhecia a vela, um dos maiores produtos de consumo daquele tempo – saiu na frente quem visualizou o futuro e se preparou para viver num mundo com lâmpadas.


A HABILIDADE QUE VAI TE DIFERENCIAR DOS SEUS CONCORRENTES :

*Mauro Condé

Em meados dos anos 90, Mike Harry, um engenheiro visionário, que trabalhava para a Motorola, começou a se concentrar numa ideia que revolucionaria o mundo.

Ele se baseou numa ideia desenvolvida por outro gênio da engenharia americana, o guru da Estatística – Dr. Deming, que fez sucesso décadas antes transformando as empresas japonesas em líderes mundiais de produção com qualidade total e fabricação com erro bem próximo de zero.

Convenceu o então presidente da Motorola a implementar seu conceito de combate à variação de processos por toda a empresa.

Durante um bom tempo, procuraram um nome de impacto e de fácil memorização para batizar esta iniciativa revolucionária.

Na expressão “Seis Sigma” eles encontraram o nome que procuravam para combater o demônio da oscilação e variação de processos.

No final dos anos 90 o Seis Sigma da Motorola gerou tanto impacto e resultados positivos que acabou sendo adotado pela maioria das empresas do mundo inteiro, tendo na pessoa de Jack Welch, presidente da General Electric e considerado o maior executivo de todos os tempos, o seu maior fã e disseminador.

Eu tive a sorte de ser convidado para liderar a implementação e difusão desta metodologia na GE do Brasil e em toda a América Latina, sob as ordens diretas do mito Jack Welch.

Em resumo, Seis Sigma é um conceito revolucionário inspirado em fundamentos estatísticos que busca duas coisas :

• estudar o comportamento passado de máquinas, equipamentos, pessoas e processos para determinar e conhecer seu nível de volatilidade e variação de processos em relação a limites pré-definidos.

• Para prever e melhorar o comportamento futuro destas variáveis reduzindo ao máximo possível a variação e a volatilidade dos mesmos, aumentado suas performances e desempenhos de forma radical.

Se nos anos 90 este conceito revolucionou a produção no mundo inteiro, nos próximos cinquenta anos ele tem tudo para se transformar na linguagem mais usada pela tecnologia do futuro, a internet, as redes sociais, a robótica, a internet da coisas, o Big Data e a inteligência artificial para múltiplos fins.

Para o sucesso do profissional do futuro uma boa intuição combinada com um sólido conhecimento de estatística serão a base da nova inteligência humana.

Leia dois livros que podem iluminar a sua busca pelo aperfeiçoamento em estatística :

A Lógica do Cisne Negro – Nassim Taleb e Super Crunchers – Ian Ayres


  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+


Antecipe-se, estude e conheça Estatística e pule na frente dos seus concorrentes.

Condé é palestrante, consultor, escritor, colunista de jornais, professor, empreendedor, mentor de empresas e carreiras e fundador do blog do Maluco.


Para finalizar este post escolhi a música Don´t Stop Me Now (Não Me Pare Agora) do Queen :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*