Novidades

A maioria dos profissionais reclama de dificuldades na comunicação do dia a dia. Isso ocorre porque mais da metade da nossa comunicação não se dá através das palavras, mas sim através de gestos e da linguagem corporal. Veja nesse artigo dicas para captar as 6 principais emoções humanas, as que mais revelam o que as pessoas pensam, mesmo que elas não digam nada:

Mauro Condé*

Quem não compreende um olhar, tampouco entenderá uma longa explicação – Provérbio Árabe.


De cada dez pessoas que cruzam os braços, oito colocam o braço esquerdo por cima do direito, você já reparou nessa curiosidade?

Saber analisar as emoções, as nossas e as das outras pessoas é algo muito importante para melhorar nossa comunicação e a nossa vida emocional nos dias de hoje.


Imagine-se na frente de alguém, sem saber se esta pessoa está sendo desonesta ou está tentando te enganar com um sorrisinho amigável e dissimulado.

Agora se imagine dominando as técnicas básicas e reveladoras das seis principais emoções humanas.

A linguagem corporal diz mais até do que as palavras que falamos – saber analisá-la é vital.

Para decifrar as seis principais emoções humanas, basta que você se concentre na observação atenta do rosto das outras pessoas com quem convive.

O rosto funciona como o maior depósito das emoções do corpo humano, um depósito dividido em três andares, com duas emoções localizadas em cada andar. 

No andar de cima do rosto está a sobrancelha que tem um alcance emocional incrível.  

As sobrancelhas geralmente revelam os sentimentos de tristeza (quando levantadas no meio da testa e separadas por um vinco vertical ao mesmo tempo que as bochechas se contraem e os lábios se alargam numa careta típica de choro).

As sobrancelhas revelam os sentimentos de raiva (quando abaixadas e juntas no meio da testa acima do nariz ao mesmo tempo que os olhos se mostram brilhantes, a mandíbula se mostra apertada e os lábios se afinam além do normal e se afastam levemente expondo os dentes cerrados).

No andar do meio, situam-se os olhos, por meio  dos quais conseguimos detectar as emoções de medo e surpresa, sendo que o medo se caracteriza por pálpebras superiores levantadas, pálpebras inferiores tensas e olhos parecendo grandes e congelados e a surpresa por olhos bem arregalados.

E no andar de baixo do rosto está a boca, pela qual podemos perceber o sorriso ou ouvir a voz de alguém.  

O sorriso revela a felicidade da pessoa e a voz entrega, sem disfarce, todas as emoções que está pessoa está sentindo.

(*) Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco

Para encerrar esse post de forma ainda mais motivadora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

1-Visual – aprecie a obra de arte – a pintura :

O Homem Desesperado, do pintor francês Gustave Coubert (entre 1840 e 1850).

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Perceba como o pintor, mestre do Realismo explorou como ninguém as expressões faciais para passar suas mensagens.

Perceba a expressão desesperada, os olhos super arregalados, as sobrancelhas elevadas e a boca semi aberta da figura representada nessa obra.

Tanto nas artes quanto na vida, é possível captar emoções e pensamentos das pessoas só analisando suas expressões faciais.

2-Literária –  leia os livros do Dr.Paul Ekman, cujos estudos inspiraram a famosa série Lie To Me (Minta Para Mim).

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

3-Musical –

Siga os conselhos daquela famosa música do Chico Buarque: “Olhe nos Olhos”

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*