Novidades

“Caráter é Destino” Todo ídolo tem um ídolo maior, que quando o descobrimos, se torna nossa ídolo maior ainda – Veja esse breve artigo incrível : O maior ídolo de Einstein e de Freud :

“LIBERTE SUA MENTE DA INFLUÊNCIA ALHEIA.”
A frase inspiradora do dia – Ela veio do que Goethe aprendeu com Espinosa


OI Você!

  • Toda terça-feira, eu publico nos jornais uma coluna sobre excelência em gestão de vida, carreiras e empresas.

  • Meu grande propósito e minha grande missão missão na vida é compartilhar para o mundo e a vida melhorar.

  • Eu procuro usar meus textos no blog do maluco e nas colunas de jornais como meus melhores canais de divulgação de ideias que te ajudem a ser uma pessoa ainda melhor do que você já é.

  • Eu quero muito te servir, de forma útil e relevante e contribuir para aumentar o seu valor pessoal e profissional ainda mais.

  • Como inimigos comuns nós temos o tédio, a monotonia, o stress, a rotina e a falta de tempo do dia a dia e meus textos visam combatê-los diariamente, te proporcionando alguns minutos de leitura relevante, relaxante e informativa.

  • Estou compartilhando hoje, em primeira mão, o artigo que será publicado amanhã, para todo o público de leitores que me lê diariamente e que me segue, que já ultrapassa um milhão, setecentos e setenta e cinco mil pessoas.

    • Espero que você goste do texto – Fui buscar lá no fundo da baú da boa e velha filosofia, inspiração para escrever sobre o ídolo de dois dos meus maiores ídolos – Einstein e Freud e que com certeza pode se tornar um dos seus grandes ídolos.


*Mauro Condé



Acabo de voltar de uma excelente viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte, excelentes livros sobre Filosofia.

Eles me levaram para a Holanda de meados do Séc. XVII, onde fui recebido pelo genial Baruch (Bento) Espinosa, o maior ídolo de Einstein e de Freud.

Fui logo pedindo para ele: -Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Ele então me incentivou a desenvolver um espírito ainda mais rebelde e “iconoclasta” e a questionar constantemente a sabedoria convencional, através da prática obsessiva da leitura selecionada e do desenvolvimento de um vasto e amplo conhecimento intelectual, como forma de melhorar a vida no mundo.

Ele me confessou ter concluído que quanto menos uma pessoa sabe e conhece, mais ela acredita e por isso fica mais suscetível à dominação e à exploração pelos mais “poderosos”.

Incompreendido na sua época, por ter demonstrado um conhecimento e uma inteligência superior aos que tentavam dominá-lo, ele acabou banido e excomungado pela comunidade a que pertencia, por causa de suas ideias contrárias aos dogmas e doutrinas dominantes.

Produziu grandes obras que inspiraram a filosofia, a psiquiatria e a psicoterapia.

Seu livro mais famoso até hoje é: “A Ética Segundo A Ordem Geométrica”, onde tratou da análise dos comportamentos e dos relacionamentos humanos como quem analisa as propriedades de um triângulo.

Espinosa via Deus de uma forma diferente, como um ser imanente (aquele que tem em si próprio, princípio e fim) ao invés de ser uma espécie de juiz que se interessa pela sorte e pelas ações dos homens, de acordo com o seu nível de obediência à certas doutrinas.

Para ele Deus e a Natureza eram a mesma coisa vivendo na harmonia de tudo o que existe.

Via Deus como um todo em si mesmo e o homem como parte importante desse todo, codificado como um ser dotado de ações (derivadas de sua vontade própria e interna) e de paixões (oriundas de vontades externas advindas dos afetos provocados pelos infinitos e constantes relacionamentos entre os seres humanos ao longo de suas vidas).

Seu maior objetivo era mudar a condição do ser humano, ajudando-o a sair da condição de mero servo subserviente sem liberdade para se transformar num ser mais pensante, dotado de mais conhecimento, na tentativa de poder influenciar um pouco mais e melhor o seu próprio destino, na medida do possível.



*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco


Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

1-Visual

Aprecie essa grande obra de arte : o quadro, a pintura, óleo sobre tela :

“Jacó abençoando os filhos de José “do genial pintor holandês Rembrandt.

Eu escolhi este quadro, em homenagem a uma citação feita no Capítulo Um do livro que indico neste post – cujo trecho reproduzo agora :


“Amsterdã, abril de 1656 :

Amsterdã se move devagar; a cidade está de luto, ainda se recuperando da peste que, poucos meses atrás, matou um em cada nove de seus habitantes.

A alguns metros do canal, na Breestraat no.4, o falido e ligeiramente embriagado Rembrandt van Rijn dá uma última pincelada no quadro “Jacó abençoando os filhos de José”, assina o seu nome no canto inferior direito da tela, atira a paleta no chão e se vira para descer a escadinha sinuosa.

A casa, que três séculos depois viria a se tornar museu e memorial, é, na época, testemunha da sua vergonha.

Vive repleta de possíveis compradores que andam na expectativa do leilão de todos os bens do artista genial e endividado.

Ríspido, o pintor abre caminho por entre os curiosos ao pé da escada, sai pela porta da frente, inala aquele ar salgado e, com passos trôpegos, ruma para a taberna da esquina.

Enquanto isso, na mesma Breestaat no 57, a apenas dois quarteirões do local onde acontecem os preparativos para o leilão na casa de Rembrandt, um jovem comerciante de 23 anos, chamado Bento Espinosa…”


2- Literária :

Pelo trecho acima, você conclui que o quadro contextualiza o livro que eu te indico abaixo:

Oi – Que livros você anda lendo?

Como aprender sobre os fundamentos da terapia lendo uma história sobre a filosofia :

Quer uma dica de um livro que li recentemente e recomendo fortemente caso você goste e se interesse por histórias que costurem com maestria e ao mesmo tempo cultura, artes, história, geografia, filosofia e psicologia.

Eu falo do livro “O Enigma de Espinosa” escrito pelo Dr. Irvin Yalom, um dos meus autores preferidos da atualidade.

O autor é um gênio que escreveu um livro sobre outro gênio (Espinosa, um filósofo que inspirou a criação da psicologia) e coincidentemente a pessoa que me deu este livro de presente é também um gênio, precoce, muito culto e inteligente.

O livro é muito envolvente, é esclarecedor, provoca nossa inteligência e além de tudo é muito gratificante.

Em O Enigma de Espinosa, o autor relata uma história inesquecível. Por ser ele, um psiquiatra famoso e renomado e uma pessoa muito erudita ele conseguiu criar uma obra inesquecível.

A história alterna relatos da vida de dois personagens históricos – um dos maiores pensadores e filósofos de todos os tempos, que viveu no século XVII, Baruch Espinosa e o ideólogo nazista Alfred Rosenberg, que era um dos mentores de Hitler durante a segunda Guerra Mundial.

Quando um jovem de apenas 16 anos, chamado Alfred Rosenberg, é castigado pelo diretor e um de seus professores no Liceu por causa de seus comentários e discursos antissemitas, ele é obrigado a estudar passagens sobre Espinosa.

Rosenberg fica maravilhado ao descobrir que Goethe e Einstein, dois gênios que ele admirava eram fãs e grande admiradores do filósofo holandês filho de pais portugueses, Bento(ou Baruch) Espinosa, um super judeu.

Com o passar dos anos, o destino apresenta Rosenberg a Hitler do qual se torna amigo, fiel escudeiro e um dos principais ideólogos nazistas, destacado pelo mesmo para comandar um grande jornal alemão da época e para ser um dos principais responsáveis pela política racista do Terceiro Reich.

O que acontece é que sua obsessão por Espinosa, desde a adolescência o afeta fortemente durante a sua maturidade, sempre intrigado pelo fato de que o grande gênio alemão que ele admirava, Goethe, ter revelado que Espinosa foi seu mentor e inspirador intelectual.

Como poderia Goehte ter se inspirado em alguém oriundo de ““uma raça inferior””?, se perguntava o tempo todo Alfred.

Como podia alguém tão superior e tão inteligente ser um representante da raça que ele atacava e pretendia destruir?

Por causa deste questionamento, Alfred passou a nutrir um interesse misterioso e intrigante pelos livros daquele pensador judeu que ele odiava por causa da raça, mas admirava por causa da super inteligência.

O autor, Dr. Irvin Yalon conta esta história intercalando e ligando passagens da vida de Espinosa e de Alfred Rosenberg, num intervalo de tempo de trezentos anos.

Usando seus sábios conhecimentos sobre psicologia e terapia para analisar a mente destes dois sujeitos:

Um gênio desajeitado e com dificuldades para se adaptar a uma sociedade onde as pessoas obedeciam regras, sem estudar e sem pensar por conta própria e principalmente sem questionar os medos, as superstições e os dogmas que principalmente os religiosos tentavam impor às pessoas naquela época.

Um sujeito inteligente, mas perturbado mentalmente que se transformou num assassino de massas e que estranha e curiosamente agiu para salvar todos os livros da obra de Espinosa daquela famosa queima de livros feita pelos nazistas, sob a alegação de que eles serviriam para o estudo do tão falado “Problema de Espinosa”.

No livro, Yalom entrelaça estas duas vidas e suas histórias, num misto de ficção com realidade de uma forma muito empolgante e inteligente.

É no fundo um romance muito bem contado que explora o interior da mente humana, as origens do bem e do mal e filosofia da liberdade e dos afetos.

Eu recomendo que você tire um tempo para ler este livro em seus momentos de relaxamento e descanso, como forma de espantar o tédio e a rotina do seu dia a dia e como forma de jogar para dentro de sua mente mais algumas pás de inteligência pura.


3-Musical :

Para encerrar este post de forma ainda mais inspiradora escolhi uma música clássica que adoro ouvir e que lembra o paralelismo corpo/alma inspirado na obra de Baruch Espinosa :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*