Novidades

COMO AUMENTAR SUA CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO – DE UMA MANEIRA MAIS FÁCIL DO QUE VOCÊ IMAGINA:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
“A necessidade é mãe da invenção – Diz a lenda que quem inventou o salto alto foi uma mulher de 1,20 m cansada de levar beijo na testa” 

Frase bem humorada do dia – de Roger Von Oech em um Toc Na Cuca.


VOCÊ ! Uma pessoa melhor e mais bem sucedida – esta é a causa pela qual trabalhamos apaixonadamente aqui no blog do Maluco:)

Nossa missão é te servir cada vez melhor com conteúdos úteis e muito relevantes capazes de contribuir para o aumento do seu valor pessoal e profissional.

Nossos maiores inimigos comuns são a falta de tempo, o stress, o tédio e a rotina nossa de cada dia.

VOCÊ – Uma pessoa mais inteligente, mais criativa e inovadora – é o objetivo deste post.


Para ilustrar este post escolhi um dos quadros do famoso pintor espanhol Joan Miró.

Suas pinturas me vêm à cabeça toda vez que penso em criatividade pois além de surrealistas elas tem um “quê” de magia, beleza e simplicidade.

Para mim Joan Miró foi um dos artistas mais criativos da história, que quando estudava artes treinava suas pinturas de olhos vendados, técnica que ele usava para se libertar da imagem real das coisas.

Para acentuar sua criatividade ele pintava paisagens apenas de memória – ele primeiro escolhia os lugares que queria pintar, ficava lá por algum tempo absorvendo o cenário para dentro da sua mente e depois descarregava-os em suas telas quando chegava em seu ateliê.


Todo mundo tem muitas ideias e insights para oferecer.

Vai me dizer que você não tem ideias?

Todo mundo pode e deve ser criativo.

Todo mundo já nasce criativo. Portanto a criatividade já está dentro de você, basta você saber como trazê-la para fora e usá-la a seu favor.

Atreva-se a ser mais criativo, não tema o fracasso, pois o fracasso é o ingrediente número um das mentes mais criativas de todo o mundo em todos os tempos.

Grandes sucessos foram precedidos por enormes fracassos que foram transformados em lições aprendidas.

Prefira pedir perdão do que pedir permissão e conceda a si mesmo licença para falhar e errar mais – assim você vai turbinar a sua criatividade.

A criatividade é considerada um processo mental pela busca de soluções.

A sua criatividade e seu poder de imaginação são como seus músculos, que são exercitados e estimulados pela prática contínua da solução de problemas.

Quanto mais você exercita, mais você estimula sua criatividade e imaginação, mais criativo e imaginativo você fica.

Toda vez que sua inovação e vontade de fazer algo novo e diferente forem mais rápidos que suas ideias, tente os seguintes passos diante de uma folha em branco :

Pare de perseguir a resposta certa – pensar no seu problema querendo gerar de cara na primeira ideia a resposta certa vai limitar muito a sua resposta criativa. Quando você corre só atrás da resposta certa, perde a oportunidade de descobrir outros caminhos, outros meios até mais inteligentes para resolver o problema não necessariamente ligados à primeira resposta. Resposta certa sempre haverá mais de uma.

Fuja da lógica o mais que você puder nos seus instantes criativos – a lógica te limita porque ela segue o princípio da não contradição – e este princípio fará com que você mesmo ou outras pessoas te critiquem por algo aparentemente não lógico mas genial.

Tenha a mente aberta sempre, assim ela se expande mais.

Prefira ter a mente aberta por curiosidade do que fechada por convicção.

-Abuse do uso de metáforas e analogias – muitas vezes as respostas mais criativas vêm dos lugares onde você menos imagina.

Aja como um viajante – ninguém cria nada sentado atrás de uma mesa de escritório. Exponha-se a novas experiências e a novas ideias. Aja como um viajante e viaje mais durante a sua vida – as viagens agregam momentos mágicos, momentos bons, muita cultura e inspiração.

Não se estresse por causa da ideia que não vem – ao invés disto, relaxe, saia para fazer algo que você adora e ama de paixão, deixe sua mente vagar de forma relaxada e tranquila.

Muitos gênios tiveram seus grandes insights em momentos de relaxamento e descontração onde eles conseguiram fazer conexões entre ideias aparentemente não relacionadas como a cena de um filme e a solução para a peça que faltava no quebra cabeça do seu projeto.

Faça tudo a partir da mente do cliente – tente colocar uma máscara imaginária com a cabeça do seu cliente e tente dentro dela pensar como ele pensa e sentir o que ele sente.

Assim você vai entender melhor o que ele quer e o que ele mais precisa.

O Cliente é uma das maiores fontes de inspiração do mundo – faça seus projetos com design funcional, projete seus produtos e serviços de trás para frente (a partir da mente do cliente), torne suas ideias fáceis de usar, fáceis de fazer e ganhe o coração de seus clientes.

Caminhe, corra, pedale, procure se exercitar fisicamente – você talvez ainda não saiba, mas seu cérebro tem um pedal imaginário que é acionado toda vez que você se exercita fisicamente, você fica mais criativo mentalmente.

-Faça benchmarking – observe como os outros fazem as coisas, estude os melhores naquilo que te interessa e não tenha medo de não ser original – as grandes ideias do mundo surgiram através de cópias de outras ideias já existentes que depois foram aperfeiçoadas pelos seus copiadores e ficaram melhores que o original.

Ninguém cria tendo as respostas certas – você só pode ser criativo se ao invés de querer ter as respostas certas, buscar o tempo todo fazer as perguntas certas

Não existe ferramenta melhor neste mundo para estimular sua criatividade do que três perguntas estimulantes:

1- “POR QUÊ…?” feita de forma frequente, repetitiva e sucessiva.

Pergunte sempre por quê, por quê, por quê até se esgotarem as respostas. Quando seu estoque de Por quês se esgotar, faça outra pergunta : “COMO…?”

2-“E SE…?” feita várias vezes de forma a criar uma detonação construtiva da sua primeira ideia.

Procure se debruçar sobre o objeto da sua criatividade e questione : “E SE…?”

E Se… [aumentar, reduzir, diminuir, multiplicar, recortar, eliminar, acrescentar, reorganizar, inverter,…]

Reformule seu problema – muito da criatividade vem da necessidade de revisitar o problema a ser resolvido e refraseá-lo de forma que o seu problema visto de um outro ponto de vista posse ficar mais claro.

-Entenda bem o seu problema – Einstein dizia que entender bem o problema a ser resolvido antes de qualquer ação, representa 90% da sua solução.

Uma vez, quando perguntado sobre quanto tempo ele gastava na divisão das tarefas para solução de problemas, Einstein disse que, em uma hora, ele sempre gastava 55 minutos para entender o problema e 5 minutos para resolvê-lo de forma inteligente.

Crie uma rede de suporte criativa – cerque-se de pessoas mais inteligentes, mais criativas e inovadoras até do que você – tenha uma rede social de criatividade para atrair ideias melhores.

Questione sempre o Status-Quo, a sabedoria convencional, regras ultrapassadas, obsoletas e pouco eficazes. Aliás quebre regras de forma inteligente.

Você jamais ganhará um prêmio Nobel se seguir regras ao pé da letra.

Seja bom em colocar suas ideias no papel, mas seja melhor ainda em tirá-las do papel

As grandes ideias só se tornaram grandes ideias porque foram executadas com perfeição, se não elas não teriam passado de excelentes projetos sem uso.

Tente fazer uma coisa nova pela primeira vez todos os dias, por mais simples que ela seja.


Por fim leia os livros :

  • Confiança Criativa – Libere sua criatividade e implemente suas ideias – de Tom e David Kelley

  • Um Toc Na Cuca – de Roger Von Oech

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+


Para encerrar este post escolhi como trilha sonora uma música que pode estimular sua criatividade e inspirar ainda mais o seu dia – Ouça :

Bonobo : Cirrus

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*