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Como driblar a crise: dicas cruciais para sua empresa sobreviver

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Recomendações de sobrevivência – Como driblar a crise – Para micro, pequenas e médias empresas.

Crises são problemas – crises geram aumento de tensões, stress, geram doenças e em alguns casos até mortes.
Lembra da história da Blockbuster – uma das maiores empresas do mundo no mercado de entretenimento de todos os tempos? Lembra o que aconteceu com ela? Nasceu, se desenvolveu muito, amadureceu, enfrentou uma grave crise no seu setor e morreu.
Crises são oportunidades disfarçadas de problemas – que quando você as enxerga e as explora, tende a ganhar muito com elas.
Conhece a Netflix? Pois é, na mesma época em que a Blockbuster adoeceu e morreu por causa da crise, ela aproveitou exatamente a mesma crise e criou um novo modelo de negócio no mesmo mercado que a transformou numa das maiores empresas do mundo.

Eu costumo comparar as crises que afetam as empresas (pessoas jurídicas) com as doenças que afetam os seres humanos (pessoas físicas).

Diante de graves doenças, algumas pessoas sucumbem, mas a grande maioria se previne, passa por um tratamento e melhora. Pensando nesta analogia, eu criei para este post um mini roteiro para ensinando as micro, pequenas e médias empresas como driblar a crise:

Como driblar a crise – Pessoas Jurídicas

Como driblar a crise? Faça o que as pessoas físicas fazem quando enfrentam suas crises (suas doenças):

  1.  Procure ajuda “médica” – fazendo uma consulta a um médico de confiança.
    (Este médico pode ser uma empresa de Consultoria renomada e caso sua empresa não possa arcar com custos maiores exatamente por causa da crise tente ajuda de uma consultoria gratuita – Sebrae, empresas de Consultoria Jr. Criadas por universitários, etc – ou até Consultorias renomadas que aceitem ser pagas pelos resultados alcançados após a aplicação de suas orientações.)
  2. Após a Consulta, realize exames médicos” para ver a “saúde” atual da empresa.
  3. Depois da realização dos exames, efetue um diagnóstico da exata situação da empresa no momento da crise.
  4. Gere um plano de ação com recomendações derivadas do diagnóstico gerado acima (pois fazer um diagnóstico apenas para ter um diagnóstico não serve para nada, a não ser que ele se converta em recomendações que sejam implantadas na prática).

Pensando numa forma prática de em colaborar um pouco mais com nossos leitores, eu listei abaixo o que não pode faltar numa lista das recomendações para tratamento de choque de uma empresa em tempos de crise. Muito provavelmente estas dicas farão parte de mais de 90% das recomendações sugeridas acima (aqui elas são apresentadas de forma resumida, mas muito útil). Veja quais delas você aplica hoje e quais ainda não pratica e descubra como driblar a crise e contribuir para o crescimento da sua empresa:

Recomendações de sobrevivência em tempos de crise para micro, pequenas e médias empresas

  • Seja lá o que a sua empresa fizer, em tempo de crise é a hora de você fazer melhor e diferente dos seus concorrentes (copie o exemplo da Netflix de competir na crise contra a Blockbuster numa época em que as duas competiam no mercado e no mesmo cenário de crise – uma morreu e a outra se transformou numa mega empresa);
  • Conquiste uma vantagem no meio da crise – Planeje, trabalhe e invista agora para largar na frente dos seus concorrentes quando a crise passar – todas as crises são cíclicas e toda crise tem uma curva com o formato da letra V. Ela piora até bater no chão e depois começa a melhorar de forma intensa e positiva. Prepare-se antes para este momento;
  • Faça uma avaliação rígida e séria sobre a capacidade da sua empresa de enfrentar a crise e tomar as medidas necessárias – seja duro com você e com a sua empresa e principalmente seja realista – procure seus pontos fracos a serem trabalhados e os seus pontos fortes a serem mais explorados e procure pelos pontos fracos e vulnerabilidades dos seus concorrentes (e explore-os sem dó nem piedade).

Dê prioridade máxima para a proteção dos fundamentos financeiros da sua empresa, na seguinte ordem:

  • Empenhe ações criativas que tentem gerar crescimento e aumento de vendas neste período – ofereça mais e de forma diferente seus produtos e serviços – vender é oferecer e muitas empresas recuam em épocas de crise – ofereça, ofereça, ofereça e depois venda mais;
  • Administre cuidadosamente o seu fluxo de caixa – faça controles de entrada e saída diários e tente manter um fluxo de caixa diário positivo e tente ao máximo manter um capital de giro saudável (por volta de 3 vezes o valor do seu faturamento mensal) durante o período de crise;
  • Administre com força o risco de crédito da sua empresa – administre o risco de crédito e inadimplência dos seus clientes – em tempos de crise muitos clientes acabam sucumbindo e levando algumas empresas junto para o buraco;
  • Crie novos controles diários para acompanhar este item, pois numa empresa, só existe uma coisa mais importante do que vender: é RECEBER– se você compra insumos e produz (portanto gasta), depois vende e não recebe, você entra num beco sem saída;
  • Aperte seus controles (segmente-os inclusive) e reduza o risco de crédito e de inadimplência de seus clientes.

Melhore o giro de todas as suas operações da seguinte forma:

  • Reduza o giro de recebíveis, meça o número de dias médios que você leva para receber de seus clientes e faça o impossível para que o prazo médio de recebimento seja o menor possível. O prazo ideal de recebimento é no mesmo dia da entrega do seu produto ou serviço;
  • Aumente o giro de pagáveis da sua empresa, meça o número de dias que você leva para pagar os seus fornecedores e faça o impossível para alongar este prazo o máximo possível e que o prazo médio de pagamento seja sempre infinitamente maior que o prazo médio de recebimento;
  • Melhore seu giro de estoques – proíba que se façam grandes estoques na empresa em tempos de crise e crie o hábito de comprar os insumos relativos à quantidade dos produtos que vender no período (use a famosa regra – vendeu 1, comprou 1);
  • Reduza o giro de processos – otimize tudo o que a sua empresa faz de forma a reduzir o tempo para os seus clientes – tente encurtar ao máximo o ciclo de tempo que sua empresa leva desde o recebimento do pedido de compra do cliente e a entrega do produto na empresa dela;
  • Procure desfazer-se de ativos (principalmente imobilizados) que estejam consumindo muito capital de forma a aumentar a sua liquidez;
  • Proteja ao máximo os alicerces da sua empresa da seguinte forma: aumentando agressivamente as receitas (receitas de vendas orgânicas, receitas provenientes de fusões e aquisições e principalmente receitas de inovações (venda de produtos e serviços que não existiam há 2 anos atrás) – muitas empresas ficam tão preocupadas só em reduzir despesas em época de crise que acabam se esquecendo de serem agressivas no ato de aumentar radicalmente suas receitas – isto é vital;
  • Transforme a redução de custos e despesas e simplificação de todos os processos numa espécie de religião dentro da empresa, considerando um grande pecado quem não agir desta forma.

E por último, lembre-se que uma das coisas que mais te ajuda a vencer uma crise é a ATITUDE – Você e sua empresa estão mais para Netflix ou Blockbuster?
Espero que estas dicas de como driblar a crise sejam úteis para te ajudar a atravessar a crise, pois como eu disse antes – esta crise, igual a todas as outras é cíclica, tem um formato de letra V e depois de bater no chão você terá o agradável problema ao contrário: administrar o crescimento !

Boa sorte!

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About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contact: Twitter

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