Novidades

Do Netflix para a sua vida: Um Conto Chinês

Da próxima vez que você olhar para cima e ver uma vaca voando e caindo do céu em sua direção, interprete isto como um forte sinal: que mudanças profundas estão para acontecer na sua vida. No começo do ano, você costuma se questionar sobre o verdadeiro sentido e significado da sua vida aqui na terra? Você acredita que tudo na sua vida tem uma razão de ser? Esta é uma das dicas de filme para assistir no Netflix que os leitores do Blog do MaLuCo:) mais gostaram em 2015: Um Conto Chinês.

Um Conto Chinês
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
Capa do filme “Um Conto Chinês” – Créditos: Adoro Cinema

Vacas voam e, às vezes, caem do céu ! Acredite nisto.

Você acredita que tudo na sua vida tem uma razão de ser?

Você acha sua vida às vezes absurda, às vezes dramática demais, por mais verdadeira que ela seja?

E você, às vezes, usa o recurso da mentira (por mais leve que seja) para sobreviver ao mundo e às pressões que lhe se são impostas?

Eu aprendi com o Martin, um amigo meu de Buenos Aires que, na Argentina eles usam a expressão em espanhol “conto-chino” *ou “conto-chinês” (em português) para quando dizem que alguém distorce a realidade, conta uma mentira ou até mesmo delira em cima de um fato.

Eu uso esta introdução para te indicar um filme para você assistir nas férias ou no fim de semana:

Um Conto Chinês

O Filme “Um Conto Chinês” é estrelado pelo mais talentoso ator portenho de todos os tempos, o impagável e competente Ricardo Darin.

No filme ele faz o papel de Roberto, um amargo e solitário vendedor de ferragens num bairro mais simples de Buenos Aires.

Sempre de mal com a vida, assombrado pelo medo da morte, deprimido e isolado do convívio com as pessoas ele vive sua vida da forma mais esquisita possível, repetindo sua rotina diária de contar parafusos de forma metódica, sistemática e obsessiva, sempre resmungando e achando que o mundo o está sempre enganando.

Tem o estranho hábito de colecionar histórias de mortes absurdas que são publicadas periodicamente no jornal local, substituindo os personagens da história fictícia por amigos e parentes enquanto as lê. De tanto colecionar e ler estas histórias inacreditáveis, ele passa a ter a crença de que a vida é totalmente aleatória e sem sentido e sem significado.

De concreto e verdadeiro na vida só a morte, pensa ele o tempo todo.

Ele se afunda numa vida medíocre, sempre lembrando, com um certo sentimento de culpa, do seu pai, morto quando ele tinha 19 anos.

No fundo ele vive repleto e rodeado de mágoas em seu coração que sempre o acompanham quando sai pelas ruas dirigindo seu velho carrinho Fiat verde escuro.

E por uma destas coincidências da vida (Ops! O personagem argentino iria odiar este meu comentário. – risos) Roberto um dia se depara com chinês que não fala uma única letra (não é nem palavra – risos) de espanhol – o qual, por uma razão que não posso revelar para não estragar o seu prazer de assistir ao filme, passa a fazer parte da sua vida cotidiana, de forma muito contrariada.

Eu interpretei que Roberto, com dificuldades de ajudar a si mesmo a viver uma vida melhor, viu na possibilidade de ajudar um completo estranho e desconhecido uma forma de atenuar seus próprios dramas pessoais e para esta tarefa acaba contando meio sem querer com ajuda de uma admiradora argentina (a qual ele ignora completamente).

É uma história legal, com muitos lances de humor, em alguns momentos, com cenas de humor negro.

O filme além de tudo será um bom exercício para você treinar sua capacidade de interpretar mímicas, gestos e linguagem corporal (na minha opinião a melhor forma de aprender qualquer outra língua estrangeira rapidamente) – pois, convivendo juntos 24hs por dia, tanto o Argentino quanto o Chinês terão que se comunicar de algum jeito, ainda que um não fale a língua do outro e os atores o fazem de forma magistral.

A mistura entre as carências dos dois com seus choques culturais é de matar de rir.

Eu arrisco dizer que você vai gostar desta dica e se emocionar com o filme e se envolver com a história e com os atores.

O Filme “Um Conto Chinês” tem a excelente nota 7,3 na opinião de mais 8 mil pessoas que o assistiram, de acordo com o IMDB, o maior site de cinema e filmes do mundo. – Boa Diversão! ,

Ah – tem uma dica extra, preste atenção nos créditos finais e tenha uma última surpresa.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*