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A SEXTA DAS NOVE COISAS MAIS IMPORTANTES PARA ATINGIR A EXCELÊNCIA EM GESTÃO NA SUA EMPRESA

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“Estratégia é a arte de escolher o que não vai fazer”

Frase inspiradora do dia – de Peter Drucker


Você – uma pessoa melhor e mais bem sucedida! Esta é a causa pela qual trabalhamos apaixonadamente aqui no blog do Maluco:)

Nosso sonho é ser cada vez mais útil e relevante para que você possa aumentar o seu valor pessoal e profissional.

Você um profissional de destaque, com performance e rendimento superior – É o objetivo deste post !


Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte, a pintura de Clarkson Stanfield Frederick retratando a decisiva Batalha de Trafalgar.

Esta batalha representa um dos maiores exemplos de uso de estratégia na história mundial.


Neste post, dando continuidade à série “As 9 coisas mais importantes para sua empresa atingir a excelência em gestão”, vou compartilhar com você algumas dicas sobre como você pode aperfeiçoar e melhorar a maneira como você e sua empresa podem atingir o nível de excelência em gestão de classe mundial referente ao quesito :

6) ESTRATÉGIA

SEJA ESTRATEGISTA

Planejamento estratégico é a arte de colocar a cabeça dentro do futuro, ter uma visão de como ele será, voltar até o presente e convencer toda a sua equipe a seguir esta visão de forma a fazer uma viagem planejada do presente atual (que deverá ser desconstruído durante a jornada) até o futuro imaginado, de forma a gerar uma vantagem competitiva, surpreender positivamente seus clientes e tornar irrelevantes seus concorrentes.

Em 1805, Napoleão Bonaparte havia conquistado grande parte da Europa e planejava a invasão da Inglaterra.

Na costa Sudoeste da Espanha, a frota conjunta de 33 navios franceses e espanhóis, partiu fortemente armada para cima de uma fragilizada frota britânica com muito menos navios.

As práticas de combate marítimo da época recomendavam que, sempre duas frotas inimigas se posicionassem em linha atirando pelos costados uma na outra.

Foi quando o almirante britânico, Lord Nelson surpreendentemente, dividiu a sua pequena frota britânica em duas colunas e conduziu-as em direção à frota dos inimigos franco-espanhóis, atingindo-a perpendicularmente.

Ele surpreendeu seus inimigos com uma tática inesperada – ao invés de formar a secular fila indiana e disparar desnorteados canhões em ataques de banda(atirando de lado), como fez seu inimigo, Nelson dispôs inteligentemente seus navios em duas colunas e navegou sem disparar até se posicionar entre a esquadra adversária e anular grande parte da linha de tiro de Napoleão. Neste ponto, os canhões do almirante britânico rugiram à queima roupa e venceram a batalha.

Disposições táticas da Batalha: ingleses com duas colunas transversais à formação franco-espanhola em banda (fileira indiana).

No final da batalha denominada de Trafalgar, os franceses e os espanhóis acabaram perdendo dois terços da sua frota de navios e os britânicos comandados por Nelson não perderam nenhum navio.

O Almirante Nelson acabou imortalizado como um dos maiores heróis ingleses da história, exatamente por ter vencido o desafio de bolar uma estratégia capaz de surpreender seus inimigos e transformar uma enorme desvantagem numérica em uma grande vantagem competitiva.

Esta história mostra que a boa estratégia é aquela em que o líder identifica de forma simples uma ou duas questões fundamentais e prioritárias em uma dada situação crítica e depois concentra suas ações, seus esforços e todos os seus recursos nelas.

Pense e aja estrategicamente, antecipe as próximas jogadas dos seus adversários e surpreenda-os com algo inteligente que eles não esperam.


Deixo aqui algumas perguntas que vão te ajudar a estruturar seu planejamento estratégico de vida ou empresarial:

Pense sobre o mercado, concorrentes, clientes, colaboradores e tudo o que for necessário para servir de grande subsídio para você desenvolver o seu planejamento estratégico.

Concorrentes

Que “lobos” estão com as garras afiadas arranhando a porta da nossa empresa? E por quê?

Quem você considera o(s) líder(es) de mercado e qual é a principal estratégia dele(s)?

Quais movimentos (ou comportamentos) dos concorrentes rivais precisamos antecipar, prever ou premeditar para transformar em vantagem a nosso favor?

O que os nossos concorrentes possuem (ou fazem) que não podemos copiar?

O que nós temos que nossos concorrentes não podem copiar?

Quais são e onde estão os principais pontos de acomodação ou inércia dos nossos concorrentes? O que precisamos fazer para atacá-los nesta frente?

Clientes

O que precisamos fazer para aumentar a demanda dos nossos compradores?

Quais valores ou serviços poderiam ser agregados aos produtos atuais para aumentar a percepção de valor pelos clientes e seus clientes finais?

O que precisamos fazer para aumentar a quantidade de compradores para a empresa?

O que mais gera insatisfação, frustração e tira o sono de nossos clientes hoje?

Mercado e Tecnologia

O que é possível observar com relação a tendências e mudanças no mercado que podem nos propiciar um salto à frente da concorrência?

Quais ondas de mudanças estão sendo percebidas no mercado e no comportamento dos nossos clientes que precisamos explorar melhor?

Colaboradores

Se hipoteticamente fossemos demitidos da Presidência, da diretoria ou do grupo de colaboradores e a nossa empresa resolvesse contratar outros executivos no mercado, o que estes fariam diferente do que está sendo feito hoje?

Por que fariam isto? E como poderíamos incorporar estas ideias na nossa estratégia?

Que informação adicional você considera relevante levarmos em consideração sobre a empresa, os concorrentes, o mercado e os clientes que ainda não foi discutida?


Clique aqui para ler a primeira coisa mais importante

Clique aqui para ler a segunda coisa mais importante

Clique aqui para ler a terceira coisa mais importante

Clique aqui para ler a quarta coisa mais importante

Clique aqui para ler a quinta coisa mais importante

Para encerramento deste post, escolhi como trilha sonora uma música

Nando Reis – Jogo de Xadrez

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3582 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

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