Novidades

COMO LIDERAR SEM SER O CHEFE:

terraco-van-gogh
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

***PODER ! MAIS TEM QUEM MENOS DEMONSTRA QUERER***


“UM TIME SEMPRE OBTÉM MELHORES RESULTADOS DO QUE UM AMONTOADO DE PESSOAS” – MaLuCo:)


Pintura – obra de arte que ilustra este post : Terraço do Café à Noite, pintada por Vincent Van Gogh em 1888 – escolhida por representar um local de reunião informal das pessoas, naquela época e sempre.

Como liderar uma equipe de alto desempenho sem ser o chefe :

A mensagem que compartilho nesse post reforça a causa que defendo apaixonadamente no blog : eu quero contribuir para te ajudar a ser uma pessoa cada vez melhor e bem sucedida na vida.

Ao final do post, espero ter conseguido te dar dicas / insights úteis e inteligentes para te transformar num herói perante seus chefes e seus colegas de trabalho.

Aplicando os conceitos simples que listo a seguir, você conseguirá se promover mais para ser promovido.

Você, de vez em quando se vê envolvido num trabalho em equipe até com pessoas de outra área ou outra empresa sem uma estrutura hierárquica claramente definida?

Muitos ficam sem saber como atuar numa situação dessas, se esperam aparecer algum líder para seguir suas instruções ou se pulam na frente e assumem a liderança informal dessa equipe.

Como você agiria numa situação desse tipo, em que percebesse a oportunidade de liderar um grupo de trabalho sem uma hierarquia rigidamente definida?

Pare, pense e antes de continuar a leitura esboce numa folha de papel os principais passos que você seguiria para ter sucesso neste desafio.

Veja abaixo uma dica que vale ouro para você contribuir de forma significativa com essa equipe para que ela alcance um alto desempenho, exercendo o papel de líder mesmo sem ser o chefe:

O mundo corporativo de hoje está bastante evoluído e alguns conceitos antigos estão sendo substituídos por outros que buscam mais simplicidade, agilidade e resultado prático.

As empresas estão mudando:

-Do trabalho orientado por produtos e processos para o trabalho orientado por projetos.

As equipes estão sendo formadas cada vez mais por grupos multifuncionais e multi hierárquicos e menos por pessoas da mesma área e nível organizacional.

Vivemos a era dos grupos de trabalho, da força tarefa e da gestão de projetos.

-Do trabalho individual ou orientado por equipes verticais e hierarquicamente dirigidas por equipes horizontais e auto dirigidas.

Vivemos na sociedade onde o compartilhamento(de ideias, de salas, de pessoas, de equipes) substitui os velhos e tradicionais silos organizacionais.

-A figura do chefe que manda está sendo substituída pela do líder que inspira.

Para se posicionar neste novo cenário, procure exercer o papel de líder nas equipes em que participa, ainda que você não seja o chefe, seguindo as seguintes dicas :

-AJUDE A EQUIPE A DEFINIR UMA META CLARA:

Um trabalho em equipe se parece com a reunião de um grupo de pessoas que se preparam para fazer uma viagem.

Para ter sucesso na viagem, é preciso que a equipe saiba exatamente o destino – onde querem chegar ao final da jornada.

Inspire sua equipe – lembre a todos a importância da definição da meta de trabalho como primeiro passo da equipe e ajude os demais participantes a se entenderem em torno dessa definição.

-AJUDE A EQUIPE A DISTRIBUIR OS PAPÉIS :

O líder (ainda que informal) de uma equipe de alto desempenho desenvolve sua liderança inspirando-se na figura de um diretor de cinema – cuja principal característica é definir a meta (o filme a ser produzido) e depois escolher os atores e definir os papéis que cada um deve desempenhar para o sucesso da obra ao final.

Ajude a sua equipe, lembrando-a que depois da meta definida é super importante distribuir os papéis – quem faz o que – para atingir os resultados esperados.

Ajude a colocar as pessoas certas nos lugares certos – observe seus melhores talentos para posicioná-las em campo – numa equipe esportiva, jamais coloque o “Pelé” do time para jogar basquete ou o “Guga” para nadar – eles podem não render o máximo se forem as pessoas certas nos lugares errados.

-AJUDE A EQUIPE A DEFINIR OS PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS :

Como líder de uma equipe de alto desempenho, seu papel depois de definir a meta e distribuir os papéis é coordenar o grupo para juntos desenharem os procedimentos que precisam ser seguidos para atingir os resultados esperados.

O seu grupo já tem [ O QUE ] – a Meta (O resultado a ser atingido ao final do trabalho) e na etapa da definição do Procedimento precisa definir [ O COMO ] a melhor forma de sair do ponto zero e chegar ao resultado.

-AJUDE A EQUIPE A DEFINIR O RELACIONAMENTO :

Todo grupo, toda equipe de alto desempenho costuma ser formado por pessoas brilhantes e exatamente por isso pessoas com grandes egos.

Para que pessoas brilhantes consigam gerar resultados extraordinários é importante, que você como líder, ajude o grupo a encontrar a melhor forma das pessoas se relacionarem umas com as outras.

Estabelecer um contrato de trabalho com normas informais de comportamento orientado ao resultado pode ajudar a equipe a desempenhar seu papel da melhor forma possível.

Um bom líder de equipe de alto desempenho atua como facilitador da equipe – ajuda na gestão de conflitos, na condução das sessões de feedback e lembra que uma equipe de alto desempenho é diferente de um grupo de participantes de programas tipo “Big Brother” :

Uma equipe de alto desempenho só vence se todos vencerem ao final e não apenas um membro que manda os outros para o paredão.

Um último lembrete importante – para liderar, você precisa ser autêntico (falar o que sente e pensa, discordar quando isso for necessário) sem nunca ser desagradável – faça tudo o que puder para ajudar as outras pessoas a serem pessoas melhores por sua causa.


“EU SOU PARTE DE UMA EQUIPE. ENTÃO, QUANDO VENÇO, NÃO VENÇO SOZINHO. APENAS TERMINO O TRABALHO DE UM GRUPO ENORME DE PESSOAS” Frase do eterno campeão

Ayrton Senna.


Para fechar, escolhi como trilha sonora deste post uma música dos Beatles que inspira o trabalho em equipe – “ “Come Together … Over Me” interpretada por Michael Jackson :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*