Novidades

COMO SER HOJE O PROFISSIONAL DO FUTURO :

Nunca me preocupo com o futuro… muito em breve, ele virá.
A frase inspiradora do dia – de Albert Einstein


Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte, pintura, óleo sobre tela de 1927, do pintor russo Kazimir Malevich.

De todos os quadros famosos que eu aprecio, este é o que mais me sugere a imagem de um profissional antenado com o futuro.

Detalhe : este quadro foi pintado 90 anos atrás e tem o poder de me transportar para daqui 90 anos.


COMO SER HOJE O PROFISSIONAL DO FUTURO :
*Mauro Condé


Quando foi a última vez que você fez algo novo pela primeira vez? Se demorar para responder, procure rever seus conceitos.

É que o futuro está logo ali na esquina, chegando cada vez mais rápido e cheio de mudanças em relação ao mundo que vivemos hoje.

Ou você absorve rapidamente as mudanças trazidas pelo futuro ou será atropelado por elas como se fosse um velho dinossauro querendo estar em dia com o passado.

Abaixo algumas dicas de carreira sobre como se guiar nesse mundo assolado por informações e se antecipar ao que está por vir:

Aprenda a separar o joio do trigo e a não ficar com o joio – aprenda a rapidamente discernir entre o que veio e vai passar(é só modismo) e aquilo que veio para ficar.

Prefira ter a sua mente aberta por curiosidade do que fechada por convicção – no futuro a obrigação de estar sempre certo e ter razão será substituída pela capacidade de se abrir a novas opiniões dos outros – para expandir seu horizonte e introduzir uma nova forma de aprendizado.

Seja uma pessoa orientada por fatos e dados – no futuro não haverá espaço para pessoas que se guiam por opiniões ou versões – aprenda a interpretar os dados através de uma visão mais analítica e estatística.

Seja um exímio solucionador de problemas e um explorador de oportunidades maior ainda.

Aumente sua concentração e seu foco – no futuro ou você se concentra nas suas poucas prioridades vitais ou será trocado por fazer aquilo que não precisa.

Crie filtros inteligentes para captar novas informações – não morra afogado num mar de dados e informações – filtre antes para colocar para dentro da sua mente tudo aquilo que puder melhorar seu comportamento, suas ações e sua vida para melhor – empurre todo o resto para o lixo.

Habitue-se o quanto antes com a cultura visual e a linguagem não verbal – num futuro bem próximo as imagens vão substituir totalmente a palavra escrita – uma foto ou uma imagem fala mais do que um longo texto e não precisa de tradução para outras línguas. Aprenda a ler e a transmitir seus pensamentos e suas ideias em imagens – acelere sua educação em tecnologia e nas artes.

O futuro está escrito no passado – para prever acontecimentos futuros compare-os como acontecimentos semelhantes do passado – descubra os padrões embutidos, sobreponha-os e atualize-os em relação aos novos acontecimentos.

Para se preparar melhor leia o livro – O Líder Do Futuro de John Naisbitt


Condé é executivo, empreendedor, consultor, palestrante, professor, escritor, colunista de jornais sobre excelência em gestão e carreiras, conselheiro e mentor de empresas e carreiras, estudioso de tendências futuras e fundador do blog do Maluco.


Para encerrar este post e inspirar o seu dia, escolhi como trilha sonora a música Sonhando com o Futuro do grupo musical 14 BIS :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*